
Como se não bastasse as altas temperaturas que os cariocas estão precisando enfrentar nas últimas semanas, agora eles vão pagar mais caro na conta de luz. O aumento já está valendo desde a última terça, 15.
Mas por que o aumento aconteceu somente para o estado do Rio de Janeiro? A conta de luz ficou mais cara porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajustes nas tarifas somente de algumas empresas.
Essas concessionárias são justamente as que fornecem energia para o estado do Rio de Janeiro, que são a Light e a Enel Rio.
+ Bônus na conta de luz: saiba o que é e quem tem direito
Apesar do novo aumento já estar em vigor, muitos moradores do estado ainda não sabem ou não possuem conhecimento de quanto a conta de luz pode ficar mais cara já no próximo mês.
Conta de luz: de quanto foi o aumento para o Rio de Janeiro?
Se você mora no estado do Rio e ainda não sabe de quanto foi o aumento na conta de luz, é melhor preparar o bolso. Existem dois valores de percentuais, um para residências e comércio e outro para indústrias.
Veja abaixo os valores de aumento na conta em cada um deles:
Para os clientes da Light o reajuste foi de:
- Clientes de baixa renda (residencial e comércio): 15,53%;
- Clientes considerados de alta tensão (indústrias): 12,89%.
Para os clientes da Enel o reajuste foi de:
- Clientes de baixa renda (residencial): 17,39%;
- Clientes considerados de alta tensão (grandes comércios e indústrias): 15,38%.
A Aneel explicou os principais itens que acabaram impactando nesse novo aumento na conta de luz, são eles: encargos setoriais e custo de energia.
A Light, por sua vez, afirmou que, do reajuste realizado, somente 3,82% tem relação aos serviços de distribuição. Ela lembrou, ainda, que tem feito investimentos nos últimos cinco anos para melhorar os serviços prestados aos consumidores.

Light diz que tem investido em melhorias no serviço
De acordo com a Agência Brasil, a Light garantiu que tem avançado na aplicação de melhorias na sua prestação de serviços. A companhia informou que, nos últimos cinco anos, foram gastos R$4,7 bilhões em infraestrutura e modernização.
Inclusive, pontuou que, em 2021, os investimentos nesse sentido foram 60% maiores com relação aos últimos quatro, se tirar uma média de gastos.
A Light confirma que mantém em seu planejamento a previsão de mais recursos para garantir o seu projeto de modernização e expansão de sua rede de energia. Isso, segundo a empresa, beneficia diretamente aos clientes, pois reduz a interrupção no fornecimento e no tempo de reposição de energia.
“Apesar de enfrentar toda a complexidade da área de concessão, a Light tem um dos melhores índices de qualidade, medidos pela frequência e pelas horas de interrupção, entre as distribuidoras do setor. O reajuste é essencial para continuarmos com o trabalho de modernização do nosso sistema e oferecer um serviço cada vez melhor”, disse Alessandra Amaral, que é diretora de Energia, Comercialização e Regulação da Light.
Aumento da conta de luz poderia ter sido maior, diz Enel
Se este aumento na conta de luz já promete impactar positivamente o bolso dos cidadãos cariocas, poderia ter sido pior. Segundo a Enel, o reajuste tinha tudo para ser outro, e maior.
+ Redução automática da conta de luz: saiba quem tem direito
A empresa diz que o processo de reajuste começou com um percentual médio previsto de 29,82%. Entretanto, foram implementadas medidas pelo regulador e pela companhia. Assim, o percentual final aprovado chegou a uma média menor.
“Entre os esforços para reduzir o reajuste, a agência aprovou a liberação da Conta Escassez Hídrica, um empréstimo ao setor elétrico para amenizar os efeitos e os custos já pagos pela falta de chuvas no país no ano de 2021, o que reduziu drasticamente os níveis dos reservatórios das hidrelétricas no país. Em função da escassez hídrica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) precisou acionar mais usinas termelétricas e importar energia da Argentina, o que fez os custos de geração aumentarem”, disse a Enel.
A empresa ainda garantiu que com este reajuste pretende manter a manutenção de suas atividades e investir em equipamentos de distribuição de energia elétrica, principalmente em sua área de concessão. A intenção da Enel é melhorar a qualidade do serviço prestado.
De acordo com dados da Agência Brasil, nos últimos três anos os investimentos da Enel superaram R$2,6 bilhões. A concessionária atende a quase 3 milhões de clientes de várias regiões.
Sentiu o impacto no aumento da conta de luz? Veja se é possível pagar com cartão de crédito!