
Algumas instituições financeiras oferecem uma modalidade de financiamento conhecida como crediário no cartão de crédito. Nela, ao finalizar a compra no crédito o lojista poderá oferecer as opções à vista, parcelado sem juros e parcelado com juros.
Anúncios
O parcelamento da nova modalidade será entre duas e 48 parcelas. Contudo, vai depender do lojista oferecer a opção com os juros sendo definidos pelas próprias instituições financeiras de acordo com cada cliente.
Entretanto, quanto menor a pontuação do consumidor (segundo os bancos e empresas de proteção ao crédito), maior é o risco de inadimplência e, consequentemente, maior será a taxa de juros.
Anúncios
Em estabelecimentos que oferecem a opção crediário no cartão de crédito o consumidor poderá pedir para fazer a simulação na maquininha, no qual será possível ter acesso a, no mínimo, 3 simulações de financiamento.
As parcelas do crediário são lançadas nas próximas faturas, conforme a opção contratada. A concessão dessa modalidade está atrelada ao limite de crédito do cartão, que é restabelecido à medida que as prestações do crediário são quitadas.
O novo método de financiamento no cartão de crédito deve se somar às opções já existentes,
assim, o consumidor não precisará solicitar um novo plástico para o banco emissor.
Anúncios
Mas, cuidado!
Perigo de endividamento
O crediário no cartão de crédito pode fomentar o endividamento, possibilitando que você realize compras comprometendo mais do que 30% do seu salário, que é o indicado, já que é como se você tivesse dois cartões como limites acrescidos. A educação financeira nesse caso é fundamental.
Entretanto, as vantagens do crediário no cartão de crédito são praticamente as mesmas do próprio cartão: facilidade de parcelamento, parcelas menores (se você deseja comprar um bem que no cartão teria parcelas muito altas, com o crediário você pode ter parcelas que cabem no seu bolso).
+ Crediário no cartão de crédito: cuidados a tomar
Contudo, é preciso que você evite descontroles ou a compra de bens de consumo não necessários. Portanto, evite o crediário no cartão de crédito.
Afinal, mesmo pagando as taxas no parcelamento, o cliente estará sujeito aos altos juros do cartão de crédito em caso de inadimplência ou atraso.
Como podemos ver no “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil”, produzido pelo Serasa, aponta que 63,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes.
Do total, o segmento de bancos e cartões de crédito segue liderando o ranking das contas responsáveis pela inadimplência, representando 28,70% do total.

Alternativas ao crediário no cartão de crédito
A primeira opção sempre é o pagamento à vista. Comerciantes quase sempre preferem receber à vista e não ver uma parcela se parece que nunca acaba a cada fatura é sempre um alívio.
Outra medida é incentivar a concorrência e comprar com quem oferece o parcelamento sem juros ou possuir cartões que não oferecem essa alternativa.
+ Crediário digital: o que é, como funciona e como utilizar? Entenda!
É possível também fazer um empréstimo pessoal mais barato. Compare os juros e, se for mais barato os do empréstimo, pode ser vantajoso. Além disso, o consumidor pode pedir um desconto, já que para o lojista o pagamento será à vista.
Você gostou deste texto e ele foi relevante para você? Então siga o FinanceOne nas redes sociais e esteja sempre atualizado sobre o mercado financeiro. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.