Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Latam - Ofertas Imperdíveis

Novo crediário no cartão de crédito: cuidado!

Escrito por: Mateus Carvalho em 15 de abril de 2019

Você já pensou em realizar uma compra na modalidade crediário no cartão de crédito? Essa é a novidade para os consumidores, que foi lançada recentemente pelas instituições financeiras.

A nova forma de pagamento permite o parcelamento pelo cartão de crédito com juros. Além disso, será possível escolher prazos mais longos que os oferecidos no crediário tradicional, já existente.

Essa nova opção de pagamento poderá ser contratada no ato da compra, diretamente pelas maquininhas de cartão. Vale ressaltar que as taxas de juros são a partir de 0,99% ao mês e o prazo pode ir até 36 meses para o pagamento.

crediário-no-cartão-de-crédito

A ideia é acabar com o “10 vezes sem juros” que é oferecido pelos lojistas e substitui-lo por essa nova modalidade. A promessa é de prazos maiores e mais descontos aos consumidores.

De acordo com os educadores financeiros, a linha dará mais transparência à relação de consumo, porém eles fazem um alerta: o maior número de prestações eleva o custo total. 

Comprar no crediário no cartão de crédito requer cuidado

Quando um consumidor decidir realizar uma comprar na modalidade de crediário no cartão de crédito, o produto terá a aplicação de juros.

E será a operadora do cartão de crédito que irá definir as taxas, de acordo com o risco de inadimplência de cada pessoa.

Vale ressaltar que cada banco irá trabalhar com um percentual diferente de juros para os clientes. O Santander, por exemplo, irá cobrar 1,99% ao mês por até 36 meses.

A instituição espera que o crediário no cartão de crédito represente 10% das transações nessa modalidade já no próximo ano.

Já o Bradesco lançou, em fevereiro, produtos pilotos, com taxas de juros entre 0,99% e 3,99% ao mês, em até 24 meses.

O Itaú ainda não informou qual será o valor do percentual das parcelas e nem em até quantos meses os seus clientes poderão parcelar as compras.

É importante lembrar que ao adotar a modalidade do novo crediário no cartão de crédito você pode acabar pagando muito mais do que o produto de fato vale.

Vantagens de comprar pelo crediário no cartão de crédito

Você já percebeu que ao decidir realizar sua compra pelo crediário no cartão de crédito precisa ter um cuidado maior.

Mas também é importante lembrar que essa nova modalidade tem suas vantagens tanto para o consumidor quanto para os lojistas.

-> É uma alternativa ao crediário dos lojistas, mas com juros;

-> O consumidor passa a ter três opções de parcelamento disponíveis;

-> A contratação é no momento da compra, por meio das maquininhas;

-> O comércio recebe o dinheiro em até cinco dias;

-> Os lojistas transferem o risco de crédito para o banco.

Banner ebook cartão de crédito

Novo crediário pode influenciar nos descontos à vista

Ainda existe a expectativa de que com o crediário no cartão de crédito incentive as lojas à cultura dos descontos no pagamento à vista. Se isso ocorrer, os consumidores terão mais vantagens na hora de realizar as compras.

Isso porque as pessoas terão mais argumentos na hora de solicitar o desconto para o pagamento à vista.

Um outro fator que os consumidores precisam estar atentos é a falsa impressão de estar pagando menos ao ver que o valor da prestação é baixo. Porém, é necessário ver o valor total a pagar no final de todas as parcelas.

Além disso, quanto maior o número de prestações, mais juros você irá pagar. As parcelas podem até caber no seu bolso, mas você pode estar pagando muito mais por um produto que não vale tanto assim.

O crediário no cartão de crédito pode também acabar incentivando o endividamento. Isso porque você estará fazendo parcelamentos mais longos, o que pode acabar acarretando em algum imprevisto.

Lembre-se de realizar as compras no cartão de crédito com consciência. Dessa forma, é possível evitar que você se endivide e acabe caindo no rotativo do cartão de crédito.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como poupar para a aposentadoria
Ter um seguro para a casa
regras para cancelamento de viagem
C6 Bank é o mais novo banco digital do Brasil