Créditos de carbono: o que é, para que serve e como comprar? Entenda!

0
526
Ilustração de duas mãos segurando uma planta simula créditos de carbono
5
(1)

Você já ouviu falar em mercado de carbono e créditos de carbono? Essas palavras têm ganhado cada vez mais destaque, na medida que o tema sustentabilidade ganha força no mercado. 

Anúncios

Mas eles não são apenas teorias que ficam no papel. Pelo contrário, são conceitos que podem até mesmo impactar nos seus investimentos e abrir os olhos para novas oportunidades de aplicação.

Quer entender mais sobre isso? Então continue lendo o artigo!

Anúncios

O que são créditos de carbono?

Podemos dizer que créditos de carbono são representações equivalentes a uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera.

Como assim?

Para ficar mais fácil, entenda esses créditos como um tipo de moeda, que é utilizada no mercado de carbono

Anúncios

Vamos falar mais sobre esse mercado no final deste artigo. Mas para entender como os créditos funcionam, você precisa saber que as empresas ou países têm “limites” de emissão de carbono na atmosfera.

Sendo assim, aquelas com um nível de emissão muito alto esgotam esse crédito mais rápido. Enquanto aquelas que emitem menos, possuem mais créditos sobrando. 

E, como mencionado, esses créditos podem funcionar como moeda. 

Então imagine uma empresa que emite muito carbono, mas não possui meios para reduzir essa emissão. Para não estourar o limite de carbono emitido, ela pode comprar créditos de carbono para compensar suas emissões.

Como esses créditos podem ser gerados?

Existem diversas maneiras de gerar créditos de carbono. Como explicado, eles podem funcionar de forma semelhante a uma moeda a partir do carbono que deixou de ser emitido para a atmosfera.

Portanto, podemos dizer que dá para gerar esses créditos reduzindo a emissão de carbono. Quanto menor a emissão, mais créditos sobram para serem trocados no mercado. 

Na prática, os créditos podem ser gerados com a substituição de combustíveis em fábricas, por exemplo. Ou seja, quando elas deixam de usar biomassas não renováveis, como lenha, e trocam por biomassas renováveis.

As biomassas renováveis emitem menos gases geradores de efeito estufa e contribuem para a diminuição do desmatamento.

Logo, será calculado quanto de carbono a empresa que fez essa substituição deixou de emitir, gerando mais créditos.

Existem vários tipos de projetos de créditos de carbono, como reflorestamento, geração de energia renovável, eficiência energética, metano evitado, entre outros.

Vista panorâmica de uma fábrica gastando créditos de carbono, ao emitir fumaça pelas chaminés
Créditos de carbono podem ser investimentos

Como funciona a compra e venda de créditos de carbono?

Segundo a Sustainable Carbon, a maioria dos mercados de carbono funciona sob as regras do Protocolo de Quioto. É ele que estabelece os mecanismos de flexibilização para auxiliar na redução das emissões de gases do efeito estufa.

Um destes mecanismos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que funciona por meio da comercialização de certificados de emissão de gases do efeito estufa.

Ou seja, os países que têm que cumprir compromissos de redução da emissão desses gases, podem comprar créditos de carbono de países que conseguiram reduzir suas emissões. 

Como investir em créditos de carbono?

Agora que você entendeu como os créditos funcionam entre empresas e países, saiba que é possível investir nesse mercado. 

E não, você não precisa construir nenhuma usina ou plantar uma floresta!

Uma forma de investir em créditos de carbono é por meio de fundos de investimento. Como o Vítreo Carbono, que é baseado no Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia, por exemplo. 

Outra forma é o Carbono Digital, operado em plataformas especializadas na venda de créditos de carbono por meio de tokens. Ou seja, representações digitais do ativo.

O mercado de carbono existe no mundo todo e é regulado em cada país. Quer saber mais sobre como ele funciona? Leia nosso artigo sobre o assunto:

+ Mercado de carbono: saiba o que é, como funciona e como investir

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui