Mercado Livre lança criptomoeda própria com cashback: conheça a MercadoCoin

0
420
Celular aberto no app Mercado Livre
0
(0)

A criptomoeda do Mercado Livre é uma realidade. O marketplace anunciou no último dia 18 a criação da MercadoCoin. O ativo funcionará como moeda de um programa de fidelidade e poderá ser obtido com forma de cashback. 

Anúncios

A novidade já está disponível para cerca de 500 mil usuários do aplicativo no Brasil. De acordo com a empresa, a previsão é que ela chegue a toda a base de clientes do país até o final de agosto. São mais de 80 milhões de pessoas. 

Posteriormente, a criptomoeda também deverá ser disponibilizada em outros países da América Latina. Ainda não existe um cronograma de implementação, no entanto.

Anúncios

A cripto foi desenvolvida usando o padrão de token ERC-20, na blockchain do Ethereum (ETH). 

Como vai funcionar a criptomoeda do Mercado Livre?

O lançamento foi possível graças a uma parceria com a plataforma Ripio, que será a exchange da MercadoCoin. Mas os clientes poderão comprar e vender a cripto pelo aplicativo Mercado Pago.

“A tecnologia blockchain por trás da Mercado Coin nos permitiu desenvolver uma solução aberta e extremamente segura. Seguimos acompanhando as evoluções dos criptoativos e da tecnologia blockchain, pois acreditamos no potencial dessas ferramentas”, disse Guilherme Cohn, gerente Sênior de Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre.

A criptomoeda do Mercado Livre será parte de um programa de fidelidade. Os clientes ganharão MercadoCoins em forma de cashback, ao comprarem produtos na plataforma. 

Anúncios

Uma vez que tenha as moedas digitais, o cliente poderá usar o saldo para novas compras no Mercado Livre. Inclusive, há a opção de pagar apenas uma parte do preço em MercadoCoins.

“Quem comprou um produto e recebeu MercadoCoins, na sua próxima compra, no pagamento, pode pagar com todas as modalidades e uma delas é usando MercadoCoin”, explicou Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no Brasil.

Para vendedores, nada muda. Eles não receberão o pagamento em MercadoCoin, mas em moeda local, por meio de conversão.

Em um primeiro momento, também não será possível transferir a criptomoeda para carteiras externas. Mas esse tipo de transação deverá ser oferecida em breve, de acordo com a empresa.

Apesar da derrocada nos preços de criptomoedas ao redor do mundo, o Mercado Livre está apostando em um propósito de longo prazo, já que os ativos são uma realidade.

Quanto vai valer a MercadoCoin?

A criptomoeda do Mercado Livre tem um valor inicial equivalente a US$0,10 (dez centavos de dólar), segundo informado pela companhia. Mas a cotação vai variar de acordo com a oferta e demanda, assim como outras criptos. 

A MercadoCoin não possui lastro. Por isso é a própria movimentação do mercado que vai estabelecer seu valor ao longo do tempo.

Em relação ao valor em cashback, o Mercado Livre explicou que a quantidade de moedas que o cliente ganhará em cada pagamento será definida pelo time de negócios da empresa. Ainda não há detalhes divulgados. 

Além disso, a empresa vai estabelecer categorias e tipos de produtos cujas compras gerarão MercadoCoins. 

homem levantando uma criptomoeda com uma pá
Criptomoeda do Mercado Livre já está disponível para 500 mil clientes

Será possível negociar a criptomoeda do Mercado Livre?

Como já mencionado, não será possível transferir cripto para carteiras externas. Mas a criptomoeda do Mercado Livre poderá ser negociada por meio do Mercado Pago, que é a carteira digital da mesma empresa

Quem for cliente Mercado Pago poderá comprar ou vender mais unidades da cripto. No entanto, a expectativa é ampliar a negociação do ativo para plataformas externas, segundo os executivos da companhia. 

Sendo assim, esta será mais uma criptomoeda fazendo parte do portfólio do Mercado Pago. Atualmente, o aplicativo oferece a compra e venda somente de Bitcoin, USDP e Ethereum.

Gostou do conteúdo? Descubra mais seguindo o FinanceOne no FacebookInstagramTikTok e Linkedin.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui