
O Ripple é um dos novos “queridinhos” do mercado de criptomoedas. Mas como ela funciona? Quais são suas vantagens? Vamos explicar tudo neste post.
Primeiro, claro, vamos detalhar o que é o Ripple. Ele é uma rede descentralizada que oferece um protocolo de pagamento digital para instituições financeiras.
O principal diferencial da plataforma é suportar em sua rede outros tokens, como moedas tradicionais e outros bens.
O Ripple conta com uma moeda nativa de seu sistema, a XRP. O objetivo do sistema é permitir pagamentos seguros e instantâneos.
Um dos fatores exclusivos dele é que todos os tokens da XRP são pré-extraídos. Ou seja, não há o processo de mineração.
Além disso, do mesmo modo que o Bitcoin, no Ripple há um limite de produção de criptomoedas. Já foram criados 100 bilhões de XRP, sendo que boa parte está em tesouraria com a própria Ripple. Atualmente são pouco mais de 43 bilhões de XRP em circulação.
Como o Ripple funciona?
Apesar de ter sido inspirado no Blockchain, usado pelo Bitcoin, o Ripple funciona de uma maneira totalmente diferente. Em síntese, o Blockchain armazena todas as transações em uma base de dados com blocos sequenciais, cuja conferência é pública.
No caso da mineração do Bitcoin, é preciso de um bom processador no computador, para que ele resolva problemas matemáticos e ganhe Bitcoins.
Por isso, as transações que usam Bitcoin podem demorar vários minutos para serem realizadas.
Em contrapartida, no protocolo Ripple as moedas associadas já foram mineradas, o que possibilita que sejam realizadas até 1.500 transações por segundo.
Já a validação das transações, ocorre por uma espécie de votação em diversos servidores, que confirmam ou não a sua autenticidade.
+ Bitcoin x Ripple: qual apresenta o maior crescimento?
Uma semelhança entre o Ripple e o Blockchain, é que os dois funcionam de maneira descentralizada. Portanto, mesmo o Ripple pertencendo a uma empresa privada e trabalhando junto com outras empresas, ele ainda mantém a sua descentralização.
Quais são as diferenças para outras criptomoedas?
Podemos dizer que o Ripple se assemelha às instituições bancárias tradicionais. Isso porque ele aceita diversos ativos e facilita a realização das operações. Assim, o sistema se difere dos ideais das outras criptomoedas.
O objetivo é acabar com a dependência dos sistemas financeiros tradicionais para realizar transações.
Outra diferença para as demais criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, é que não há processo de mineração no XRP.
Saber o que é Ripple é importante para entender as novas tendências tecnológicas no campo das criptomoedas.
Além disso, conhecer suas características e particularidades é fundamental para investir cada vez melhor, caso você se interesse em criptoativos como a XRP.
Vantagens do Ripple:
O Ripple busca solucionar problemas dos pagamentos internacionais. Ao permitir a integração com sistemas financeiros tradicionais, sua principal vantagem são transações mais rápidas, seguras e baratas.
Como tem padrão-aberto (open source), permite conexão simples com as redes de pagamento. Aliado a isso, outras vantagens são:
1 – Transação rápida
As confirmações de transações no Ripple são rápidas e levam menos de cinco segundos em comparação com os dias que os bancos podem levar para concluir uma transferência internacional ou mesmo os minutos para que transações de Bitcoin sejam verificadas.
2 – Taxas baixas
O custo para concluir uma transação na rede Ripple é de apenas 0,0001 XRP, o que equivale a uma pequena fração de um centavo de dólar nas taxas atuais.
3 – Rede de troca versatil
A rede Ripple processa transações usando XRP, mas também pode ser usada para outras moedas fiduciárias, criptomoedas e commodities.
4 – Utilizado por grandes instituições financeiras
Grandes empresas também podem usar o Ripple como plataforma de transação. Santander, Axis Bank e Yes Bank são alguns dos usuários desta rede, demonstrando que ela já possui maior adoção no mercado institucional do que a maioria das criptomoedas.
Como comprar e negociar XRP?
Assim como qualquer outro ativo digital, a criptomoeda da Ripple deve ser comprada nas corretoras especializadas. Também conhecidos como Exchanges, esses locais se dedicam a fazer transações com criptomoedas, de forma segura e eficiente.

Na medida em que você encontrar um local confiável para fazer as suas negociações, terá uma série de vantagens. Entre elas se destacam:
- Maior segurança nas transações e na proteção de seu dinheiro com carteiras digitais;
- Transparência e facilidade para fazer seus negócios com criptomoedas;
- Seriedade e responsabilidade na forma como administra seus investimentos;
- Opções de compra e venda de mais do que uma criptomoeda para você.
Com base nesse cenários, as principais exchanges para comprar Ripple são: Bithumb, Bitfinex, Poloniex, Bitstamp e Binance. Normalmente, é necessário pagar em Bitcoin ou dólar.
Para comprar Ripple no Brasil, com Real, o método mais seguro é comprar BTC em exchanges populares como Mercado Bitcoin e Foxbit e depois trocar a moeda nas maiores casas de câmbio.
Ficou empolgado para investir no Ripple? Confira um artigo que explicar o que são as criptomoedas para iniciantes.