Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

A inovação no uso do blockchain, além da criptomoeda

Escrito por: Mateus Carvalho em 21 de agosto de 2018

Muito se fala sobre o blockchain ser um banco de dados, no qual a distribuição é livre, que utiliza a criptografia de última geração. E quando se pensa nesse tipo de tecnologia vem logo à cabeça o bitcoin e as criptomoedas. Mas será que existem outras inovações no uso do blockchain?

A resposta é sim. A inovação no uso do blockchain já está em diversos setores e não apenas no de criptomoedas. Algumas das áreas nais quais essa modernização se encontra são, por exemplo, moda, música e educação. Além do setor jurídico, saúde, mercado imobiliário e até mesmo em serviços para o governo.

inovação no uso do blockchain

Uma das vantagens da inovação no uso do blockchain, além da criptomoeda, é que essa tecnologia tem a descentralização como forma de tornar as transações e os dados das pessoas mais seguros.

Além disso, o banco de dados criado por meio desse método é permanente e inviolável. Conheça sete livros sobre bitcoin, blockchain e criptomoedas.

Vantagens do uso do blockchain

Além do benefício já citado, existem diversas vantagens que o uso do blockchain pode ter tanto na área de tecnologia quanto em outros setores.

Confira:

– O sistema é resistente a ataques externos;

– Os dados de transação são completos e precisos;

– Possibilidade do registro das transações e do momento exato da ocorrência;

– Os usuários que estão no poder e eliminam a necessidade de ter um intermediário;

– As transações são processadas mais rapidamente;

– Tecnologia com diversas possibilidades de aplicação;

– O processo é íntegro, de acordo com o protocolo determinado;

– A transparência nos serviços é maior;

– Maior otimização dos custos de transação das empresas.

A inovação no uso do blockchain em diversas áreas

A inovação no uso do blockchain em outros setores além da tecnologia é vista como um modelo de negócio. Isso porque é necessário que os empresários comecem a pensar o negócio e/ou produto sendo distribuído e não mais centralizado. Conheça quais áreas já estão implementando o blockchain.

Saúde

Em 2015, o então presidente dos EUA, Barack Obama, lançou a iniciativa Precision Medicine Initiative (PMI). O principal objetivo do projeto era desenvolver o uso da tecnologia na área da saúde para tratamentos e prevenções de doenças. Aprenda a investir em bitcoins.

A curto prazo a iniciativa desenvolve melhor os sistemas para testes clínicos. Além de criar uma base de dados mais abrangentes que permita o melhor tratamento. Já a longo prazo, o uso do blockchain permitiria aos pacientes o compartilhamento de informações sensíveis de forma seletiva.

Música

A plataforma de streaming PeerTracks quer que cada artista tenha a própria versão de um token digital, que será utilizado para vender músicas. Além de ser possível registrá-las na blockchain por meio de contratos inteligentes.

Essa iniciativa tem como objetivo diminuir o preço das músicas que as pessoas consomem, sem dar menos rendimentos para os artistas. Sendo possível eliminar os intermediários na relação com os fãs.

Educação

Nos Estados Unidos alguns diplomas são registrados por meio do blockchain. Estes são chamados de blockcerts e são emitidos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os diplomas fazem parte de um projeto piloto no qual são testados os benefícios do sistema.

Os alunos que têm interesse em adquirir um diploma com essa tecnologia utilizam a aplicação para gerar parte da chave necessária para encriptar a informação. Ao final do curso, eles recebem uma nota de emissão do certificado do MIT na blockchain.

Mercado Imobiliário

A inovação no uso do blockchain nesse setor é a utilização nos serviços de hipotecas, demolições de imóveis, registro de terras, entre outros. Porém, no Brasil, por enquanto, existe a possibilidade do uso para registro de propriedades.

O blockchain permitiria que toda a documentação financeira seja realizada de forma mais rápida, por meio do processo de streaming. Além de reduzir os problemas no que diz respeito a fraudes, taxas e problemas com intermediários. Tudo o que você precisa saber sobre mineração de criptomoedas.

Moda

Já existe um mecanismo criado para verificar se uma peça de roupa de um determinado estilista é genuíno. Isso tudo por meio de um código existente na roupa que lê via chip NFC (Near Field Communication). A inovação no uso do blockchain foi desenvolvido pela VeChain, empresa chinesa, e pela marca de moda BabyGhost.

Cada peça de roupa é registrada na blockchain com uma identificação única, que é guardada em um chip. O objetivo é poder autenticar cada vestuário e ver o percurso que o mesmo faz, desde a criação até ser a escolha do cliente.

Websérie gratuita ensina tudo sobre blockchain

Quem não gosta de aprender assistindo webséries? A Uddacity lançou em julho de 2018 uma websérie gratuita que ajuda a entender tudo sobre blockchain. São seis episódios que permitem que você aprenda mais sobre essa tecnologia.

A websérie intitulada “Desenvolvido em blockchain” tem a participação de especialistas do Fórum Econômico Mundial, University of California, Multicoin Capital, entre outros. Quer saber mais detalhes sobre a série? Confira!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

comprar-dólar
principais dúvidas sobre Blockchain
bilionários biticoin
Mineração de criptomoedas
declarar criptomoedas