
Muito se fala sobre o blockchain ser um banco de dados que utiliza a criptografia de última geração. E quando se pensa nesse tipo de tecnologia vem logo à cabeça o Bitcoin e as criptomoedas. Mas será que existem outras inovações no uso do blockchain?
Anúncios
A resposta é sim. E elas já estão em diversos setores, não apenas no de criptomoedas.
Algumas das áreas nas quais essa modernização se encontra são, por exemplo, moda, música e educação. Além do setor jurídico, saúde, mercado imobiliário e até mesmo em serviços para o governo.
Anúncios
Uma das vantagens do uso do blockchain, além da criptomoeda, é que essa tecnologia tem a descentralização como forma de tornar as transações e os dados das pessoas mais seguros.
Além disso, o banco de dados criado por meio desse método é permanente e inviolável.
A seguir, falaremos sobre as vantagens do blockchain e quais áreas já estão usando essa tecnologia. Continue a leitura para saber mais!
Anúncios
Vantagens e inovação no uso do blockchain
Além do benefício já citado, existem diversas vantagens que a inovação no uso do blockchain pode ter, tanto na área de tecnologia quanto em outros setores. Confira:
- O sistema é resistente a ataques externos;
- Os dados de transação são completos e precisos;
- Possibilidade do registro das transações e do momento exato da ocorrência;
- Os usuários que estão no poder e eliminam a necessidade de ter um intermediário;
- Transações processadas mais rapidamente;
- Tecnologia com diversas possibilidades de aplicação;
- O processo é íntegro, de acordo com o protocolo determinado;
- A transparência nos serviços é maior;
- Maior otimização dos custos de transação das empresas.

A inovação no uso do blockchain em diversas áreas
A inovação no uso do blockchain em outros setores além da tecnologia é vista como um modelo de negócio.
Isso porque é necessário que os empresários comecem a pensar o negócio e/ou produto sendo distribuído e não mais centralizado.
Conheça quais áreas já estão implementando o blockchain:
1. Saúde
Em 2015, o então presidente dos EUA, Barack Obama, lançou a iniciativa Precision Medicine Initiative (PMI). O principal objetivo do projeto era desenvolver o uso da tecnologia na área da saúde para tratamentos e prevenções de doenças.
A curto prazo a iniciativa desenvolve melhor os sistemas para testes clínicos. Além de criar uma base de dados mais abrangentes que permita o melhor tratamento. Já a longo prazo, o uso do blockchain permitiria aos pacientes o compartilhamento de informações sensíveis de forma seletiva.
2. Música
A plataforma de streaming PeerTracks quer que cada artista tenha a própria versão de um token digital – utilizado para vender músicas. Além de ser possível registrá-las na blockchain por meio de contratos inteligentes.
Essa iniciativa tem como objetivo diminuir o preço das músicas que as pessoas consomem, sem dar menos rendimentos para os artistas. Sendo possível eliminar os intermediários na relação com os fãs.
3. Educação
Nos Estados Unidos alguns diplomas são registrados por meio do blockchain. Estes, são chamados de blockcerts.
Os blockcerts são emitidos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Eles fazem parte de um projeto piloto, sendo testados os benefícios do sistema.
Os alunos que têm interesse em adquirir um diploma com essa tecnologia utilizam a aplicação para gerar parte da chave necessária para encriptar a informação. Ao final do curso, eles recebem uma nota de emissão do certificado do MIT na blockchain.
+ 14 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas
4. Mercado Imobiliário
A inovação no uso do blockchain nesse setor é a utilização nos serviços de hipotecas, demolições de imóveis, registro de terras, entre outros. Porém, no Brasil, por enquanto, existe a possibilidade do uso para registro de propriedades.
O blockchain permitiria que toda a documentação financeira pudesse ser realizada de forma mais rápida. Isso ocorre por meio do processo de streaming. Além de reduzir os problemas no que diz respeito a fraudes, taxas e problemas com intermediários.
+ Tudo o que você precisa saber sobre mineração de criptomoedas
5. Moda
Já existe um mecanismo criado para verificar se uma peça de roupa de um determinado estilista é genuíno. Isso tudo por meio de um código existente na roupa que lê via chip NFC (Near Field Communication). A inovação no uso do blockchain foi desenvolvida pela empresa chinesa VeChain e pela marca de moda BabyGhost.
É importante lembrar que cada peça de roupa é registrada na blockchain com uma identificação única, sendo guardada num chip.
O objetivo é poder autenticar cada vestuário e ver o percurso que o mesmo faz, desde a criação até a escolha do cliente.
Produções audiovisuais explicam como funciona o blockchain
A tecnologia blockchain chegou para ficar, semelhante ao que aconteceu com a internet na década de 90.
Mas se você ainda não sabe os motivos pelos quais muitos investidores gastam bilhões para comprar criptomoedas, ou se você ainda desconfia em como funciona essa tecnologia, um bom filme pode ajudá-lo a entender esse novo mundo.
Existem muitas alternativas para assistir nas principais plataformas, como Netflix, Amazon Prime e YouTube, para citar algumas.
Um dos documentários, por exemplo, é Bitcoin: Além da Bolha, dirigido por Tim Delmastro.
Ele mostra uma visão geral da criptomoeda, explicando termos, dados e deixando o tema facilmente digerível para o telespectador. O documentário também mostra como funciona o blockchain.
E você, já assistiu algum filme, documentário ou série sobre inovação e blockchain? Se sim, compartilhe conosco e com os demais leitores as suas indicações!