Início Criptomoeda Blockchain: o que é e como funciona

Blockchain: o que é e como funciona

0
(0)

Provavelmente você já ouviu falar em Blockchain por causa das moedas digitais. Mas, afinal, o que é? O conceito que surgiu em 2008 representa, basicamente, uma forma de validar uma transação ou registro.

Apesar de estar ligada às criptomoedas, incluindo o Bitcoin, a Litecoin ou Ethereum, o seu uso começa a se diversificar. Já existem projetos utilizando a tecnologia para outros fins como, por exemplo, a validação de documentos.

Contratos, transações e registros ocorrem o tempo todo na internet. Ao adotar a tecnologia blockchain, os registros são formatados, validados e acumulados em blocos, retratando tudo o que já foi realizado, adicionados linear e cronologicamente. Trata-se de uma tecnologia que visa descentralizar a informação de todos os usuários de uma mesma rede, isto é, fazer com que as informações não existam em um único local.

Para isso, distribui-se uma cópia de todas as informações sobre todos os usuários e transações da rede para todos os seus usuários. Desta forma, todos os usuários se tornam “testemunhas” da autenticidade de cada transação, pois todos os usuários comparam suas cópias de informações, e uma maioria deve estar igual.

blockchain

Como o Blockchain funciona?

As informações são armazenadas em blocos de dados. Cada bloco contém uma espécie de assinatura digital chamada hash — que funciona basicamente como uma impressão biométrica. O hash é a garantia criptográfica de que as informações desse bloco de dados não foram violadas.

Quando um novo bloco é criado, além de ter uma hash própria, carrega a hash do bloco anterior. Daí, então, o nome blockchain — ou corrente de blocos, em português. Essa é uma forma que, além de tornar as transações seguras, dificulta muito um ataque hacker. Para conseguir invadir o sistema de blockchain é preciso quebrar a criptografia de um bloco e do anterior, de forma sucessiva.

Os dados de todas as transações são gravadas na ledger. A ledger é comparada a um grande livro-razão. Lá, estão abertas para todos as informações do que ou quanto foi enviado para alguém. Nada de nome ou documentos, apenas o endereço composto por letras e números embaralhados.

Plataformas de Blockchain

Ethereum É uma das mais famosas redes para aplicações blockchain. Nessa rede as transações da moeda Ether são registradas. Qualquer tipo de dado pode ser registrado nessa rede, com a certeza de que nunca será alterado.

MultiChain Projeto open-source para ajudar na criação de blockchains privadas. Provém toda a configuração, incluindo CLI’s e SKD’s.

Hyperledger Projeto dentro da Linux Foundation desenvolvido com o objeto de criar um padrão cross-industry para tecnologias blockchain. Atualmente o projeto Hyperledger disponibiliza ferramentas gratuitas para criação de blockchains.

IBM Z Systems Plataforma da IBM para trabalho com blockchains.

Aplicações do Blockchain

Criptomoedas: a sua função principal neste campo é essencialmente transferir valor. A tecnologia impede que uma unidade de moeda digital ou criptomoeda possa ser gasta duas vezes, uma vez que a transação seja registrada é inalterável. Muitas criptomoedas desenvolveram a sua própria blockchain. Exemplo: SolarCoin e Zcash. Porém outros preferem confiar na estrutura do Bitcoin já que é “maduro” e são construídos com base da sua plataforma, tais como os ativos de Counterparty.

– Transações e sistemas de pagamento: qualidades intrínsecas da blockchain são a velocidade, segurança e privacidade que permite aos usuários no instante de fazer transações. Portanto, muitas companhias, principalmente os bancos e instituições financeiras tomaram a tecnologia para construir as suas próprias plataformas. Elas permitem, por exemplo, acelerar a velocidade e reduzir o custo dos pagamentos internacionais e interbancários.

– Registro de documentos: o blockchain é um grande registro onde muitas partes podem acessar de qualquer lugar do mundo. E não só registra os ativos, mas praticamente qualquer coisa. É por isso que já está sendo utilizado para registrar e verificar a autenticidade de todos os tipos de documentos.

– Cadeia de fornecimento: saber exatamente aonde as coisas vem é sempre um problema, mas o blockchain é capaz de resolver. Com esta tecnologia é possível fazer quase qualquer objeto com uma impressão digital única que prosseguem ao longo de seu ciclo de vida desde o início.

–  Contratos inteligentes e descentralizados: o blockchain também é capaz de criar infraestrutura adequada para criar contratos inteligentes. Ou seja, acordos digitais automatizados, que mais de uma vez a necessidade de recorrer a terceiros para o cumprimento é eliminada.

– Entretenimento: diversos videojogos e jogos de azar são construídos sobre uma cadeia de blocos ou bem se apoiando de qualquer ativo digital próprio dela. A velocidade, transparência e, acima de tudo, as recompensas são asseguradas.

– Comércio: transparência e segurança são as certezas do código, por isso o seu uso no comércio era inevitável.

Futuro do Blockchain

Certamente, este é só o começo do Blockchain. A tecnologia também tem sido utilizado para autenticar fundos de caridade, associados com processos de energia e inclusive utilizados para melhorar o sistema de publicidade online. A este ritmo, em breve ele vai mudar nossas vidas diárias.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que...

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...