O que são debêntures incentivadas? Entenda como funcionam

0
184
pessoas conversando sobre investimento
0
(0)

Você provavelmente já escutou falar em debêntures, certo? Mas e debêntures incentivadas, saberia explicar o que elas são e como funcionam? Já falamos algumas vezes sobre a importância de conhecer os termos do mercado financeiro para que você possa investir de forma consciente.

Para quem não sabe, a debênture incentivada apareceu pela primeira vez em 2011 com o objetivo de estimular o investimento em crédito privado e, também, para expandir a infraestrutura do país.

Você deve estar um pouco confuso sobre este tipo de investimento, certo? Fique tranquilo porque durante este artigo iremos descomplicar as debêntures incentivadas para que você possa entender o motivo que fez a aplicação ganhar destaque.

O que são debêntures incentivadas?

Para começar, as debêntures incentivadas são bem parecidas com as tradicionais. Sendo assim, elas são títulos de dívida emitidos por uma empresa, mas o que isso significa na prática?

De forma bem simples, quem aplica neste tipo de investimento estará emprestando dinheiro para uma determinada empresa. Em troca disso, você recebe o valor corrigido com juros após o prazo determinado em contrato.

Mas vale ressaltar que os títulos deste tipo de investimeto só podem ser emitidos quando o dinheiro captado é para ser utilizado em projetos de infraestrutura. Caso contrário, eles não poderão ser emitidos.

Outra informação que precisamos destacar é que esse tipo de título é um investimento de renda fixa. Ideal para quem é um investidor conservador.

Além disso, as debêntures incentivadas são apenas uma das quatro modalidades de debêntures que você pode encontrar no mercado financeiro, as outras são:

  • Simples;
  • Conversíveis;
  • Permutáveis.

Para quem gosta de investir em aplicações que são isentas do Imposto de Renda, saiba que as debêntures incentivadas não têm imposto cobrado pelo Governo Federal. Essa atitude visa incentivar mais pessoas a comprarem este tipo de título. 

homem investindo com prédios no fundo
As debêntures incentivadas são títulos de empresas privadas

E é justamente por este motivo que esses títulos são conhecidos como debêntures incentivadas.

Como funciona investir em debêntures incentivadas?

Entender como funciona esse investimento vai te dar mais tranquilidade para poder ter retornos satisfatórios. Mas a boa notícia é que este processo é bem simples.

A primeira coisa que precisa ser feita é você abrir uma conta em uma corretora de valores de sua preferência. Feito isso, transfira dinheiro para esta conta para que você possa começar a comprar os títulos que estão disponíveis.

Ao escolher a sua corretora, opte por uma que já tenha uma boa experiência no mercado e seja bem avaliada por quem já a utiliza. Se você já faz parte de uma, escolha continuar, pois já conhece como ela funciona. 

Uma dica é não visar somente o custo, mas os serviços prestados e comprar o custo benefício que cada uma te proporciona no mercado.

Como comprar debêntures incentivadas?

É possível investir por meio das corretoras, mas também comprando fundo de debêntures.

No fundo de debêntures incentivadas, o investidor compra uma ou mais cotas e, com os recursos dos cotistas, o administrador pode comprar vários títulos. Entre eles as debêntures incentivadas. 

Portanto, quando ela começa a dar lucro e gerar resultados, você recebe o lucro obtido de acordo com a sua cota. Essa modalidade te dá a chance de ter a rentabilidade de vários títulos, não só as debêntures incentivadas.

Quer saber mais sobre debêntures? Então veja também:

+ Sabia que existem 7 tipos de debêntures disponíveis? Veja!
+ Saiba o que é e como investir em debêntures

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui