Sabia que existem 7 tipos de debêntures disponíveis? Veja!

0
233
homem investindo com prédios no fundo
0
(0)

As debêntures são títulos representativos de dívida emitidos por empresas com o objetivo de captar recursos para diversas finalidades, como, por exemplo, o financiamento de seus projetos. Existem sete tipos de debêntures.

Anúncios

Os investidores, ao adquirem esses papéis, têm um direito de crédito sobre a companhia e recebem remuneração a partir dos juros.

Esses títulos corporativos podem ser emitidos por empresas de capital aberto ou fechado e devem observar as regulações da CVM, além de outros dispositivos legais. Existem duas formas para emissões: nominativas ou escriturais.

Anúncios

Como as debêntures funcionam:

  • Uma determinada empresa precisa de capital para financiar suas atividades;
  • A empresa lança no mercado financeiro as debêntures;
  • O investidor que esteja interessado compra debêntures da empresa;
  • Após um determinado período, o investidor começa a receber juros sobre o dinheiro investido.

Ao comprar estes títulos, é como se o investidor adquirisse parte da dívida da empresa para si.

+ Saiba o que é e como investir em debêntures

Anúncios

Quais são os tipos de Debêntures?

Como você pode ver, existem diversos tipos de debêntures que são distintos entre si. Afinal, podem trazer vencimento, remuneração, rendimentos, garantias e riscos variados, dependendo do caso. Por isso, cada opção deve ser analisada com cautela.

Para entender melhor quais características observar em uma Debênture, vale conhecer as espécies. Abaixo você aprender sobre quatro tipos que mostrarão um panorama desse investimento:

1 – Simples

Uma Debênture simples, ou não conversível, é o tipo mais comum. Tem rendimento prefixado, pós-fixado ou híbrido, com pagamento de juros, conforme a escritura de emissão. O investimento não pode ser convertido em Ações da companhia e tem o prazo mínimo de 1 ano.

2 – Conversíveis

Como o nome sugere, esse tipo de Debênture oferece a possibilidade de o investidor transformar o crédito a receber em Ações da companhia. No entanto, a escolha em aceitar os papéis em vez do dinheiro é apenas do credor.

3 – Permutáveis

Esse tipo de Debênture também tem um nome bastante significativo: nesse caso, o investidor pode trocar o título por Ações de uma companhia que não seja a própria emissora da dívida. No entanto, é preciso observar regras e condições para isso na escritura de emissão do papel.

4 – Incentivadas

As Debêntures incentivadas são aquelas com isenção fiscal. Ou seja, o investidor não precisa pagar Imposto de Renda sobre a rentabilidade. Elas buscam financiar projetos de infraestrutura e, por isso, são emitidas com base na Lei 12.431/11.

Normalmente, o benefício é dado aos títulos para financiamento em segmentos específicos, que tenham relação com o desenvolvimento da economia. Alguns exemplos são: construção de portos e aeroportos, transmissão de energia, melhoria de rodovias, ferrovias, logística e saneamento básico.

5 – Comuns

Também chamadas de debêntures não incentivadas, ou seja, sem isenção do Imposto de Renda.

O funcionamento é bem parecido com um CDB. O investidor compra o título e, no momento do resgate recebe o valor de volta com juros, e incide uma alíquota de IR.

6 – Perpétuas

Enquanto isso, as debêntures perpétuas recebem esse nome porque não têm um prazo exato de vencimento. Portanto, o empreendimento não precisa fazer a devolução completa do valor em um momento específico.

Em vez disso, o investidor recebe uma remuneração contínua, de acordo com as condições definidas na emissão.

7 – Participativas

Os participativas são mais um tipo de debêntures. Nesse caso, o título oferece ao investidor uma participação nos lucros do negócio. Ou seja, o rendimento é pago pelo acesso a esse tipo de resultado da empresa, segundo as condições previstas na emissão.

Em uma analogia, é como se fosse o pagamento de dividendos ou de juros sobre capital próprio, alternativas que estão disponíveis no investimento em ações.

uma pequena árvore nascendo de um punhado de moedas
Debêntures são investimentos de renda fixa emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais

Por que investir em Debêntures?

Investir em debêntures pode ser uma boa opção para quem quer alcançar um rendimento maior que em outras aplicações de renda fixa. Isso porque as debêntures costumam ter remunerações superiores.

Quem investe em debêntures também tem a chance de diversificar os investimentos. Uma carteira ampla pode potencializar os ganhos, reduzir os riscos e trazer várias alternativas de liquidez.

Sendo assim, contar com alguns dos tipos de debêntures entre as suas aplicações, traz a diversificação, que é algo indispensável para todo investidor.

Gostou deste conteúdo sobre os tipos de debêntures? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no FacebookInstagramTikTok e Linkedin!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui