Entenda quais são as diferenças entre euro comercial e euro turismo

0
503
notas de euro espalhadas
3.3
(3)

Quando alguém começa a planejar uma viagem para a Europa, seja com foco em turismo, seja para intercâmbio ou trabalho, comprar euro barato é um dos objetivos iniciais. Por isso, é bom saber a diferença entre o euro comercial e euro turismo.

Contudo, antes de iniciar a explicação sobre cada tipo de moeda, devemos entender pelo menos o porquê isso acontece. O mercado de Câmbio (independente de ser Euro, Dólar) pode ter duas formas de adoção de câmbio: flutuante ou fixo.

O câmbio flutuante funciona livremente dentro do mercado de compra e venda internacional. Já o câmbio fixo (organizado pelo Banco Central) busca o equilíbrio das contas, conforme as transações feitas no Brasil e exterior.

Entendeu bem a diferença do câmbio? Agora vamos falar dos dois tipos de moeda: euro comercial e turismo.

Diferença de Euro Comercial e Euro Turismo

Agora, sim! Você sabe a diferença, na hora da compra, entre euro comercial e euro turismo? Confira a explicação:

Euro Comercial

Como o próprio nome já diz a diferença de valor está na natureza da operação de câmbio.

O euro comercial é aquele utilizado para as transações comerciais, por exemplo compra e venda de mercadorias ou serviços entre empresas.

É aquele utilizado para balizar as grandes movimentações de importação e exportação das empresas brasileiras e também é a cotação considerada nas ações do governo no exterior, como empréstimos (registrados no Banco Central) de brasileiros residentes em outros países.

O valor é negociado entre bancos e empresas, mas o Banco Central do Brasil impõe um certo controle para não deixar que suba demais o preço (o que descontrola as importações e desvaloriza o real), ou que o câmbio desça demais, o que afeta diretamente as exportações.

+ Comprar euro no Brasil ou na Europa? Veja qual opção vale mais a pena

Euro Turismo

Já o euro turismo representa a cotação da moeda europeia para pessoas físicas que usarão a moeda estrangeira durante uma viagem ao exterior ou para comprar produtos e serviços como cursos, passagens aéreas e itens em sites internacionais.

Essa cotação é baseada no custo da moeda comercial, com o acréscimo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) praticado pelo governo brasileiro, além dos custos logísticos e operacionais que a transação da moeda exige para chegar até o cliente ou destino.

Por exemplo, no valor do euro turismo estão embutidos todos os custos com os serviços de transporte e segurança da moeda estrangeira até o estabelecimento, manutenção em cofres, a manutenção da loja ou serviço digital, como site e aplicativo.

Por esse motivo a cotação do euro turismo costuma ser um pouco mais alta do que a cotação do euro comercial.

+ Vai viajar? Conheça 54 melhores passeios gratuitos na Europa

E o que é o euro paralelo?

O euro paralelo é uma modalidade de negociação de câmbio extraoficial, em que doleiros colocam moeda em circulação sem autorização do Banco Central. Assim, por ser negociado por doleiros de forma ilícita, pode-se dizer que o dólar paralelo é uma espécie de mercado negro da moeda americana.

Uma vez que essa modalidade do euro é considerada uma atividade relacionada com o mercado negro, esse tipo de operação é considerada ilegal.

pessoal segurando notas de euro
O Euro assim como o dólar possui suas variáveis, e também mais de um tipo, por exemplo euro comercial e euro turismo

Onde posso comprar euro barato?

Agora que você já sabe a diferença entre o euro comercial e euro turismo, é bom saber que existem várias maneiras de comprar euro barato. Veja algumas delas.

Casas de Câmbio

As casas de câmbio são estabelecimentos especializados no serviço de compra e venda de moedas, o que pode fazer com que as taxas cobradas sejam menores. No entanto, muita atenção à taxa de serviço e à taxa de câmbio.

Afinal, além do valor a pagar pelo serviço, o dinheiro será convertido com a taxa de câmbio do euro turismo.

+ Quanto custa um mochilão na Europa? Veja como economizar

Plataformas online

As plataformas online são ferramentas de pesquisa para comprar euro barato online. Por meio delas, é possível comprar dinheiro em espécie ou cartão de débito.

O lado bom é a facilidade e segurança na hora da compra, já que tudo pode ser feito sem você precisar sair de casa.

Mas é preciso ficar atento às taxas cobradas, já que, muitas vezes, a comissão da empresa e a taxa de entrega costumam ser adicionadas ao valor do câmbio (estabelecido pelo Banco Central).

Você gostou deste texto e ele foi relevante para você? Então siga o FinanceOne nas redes sociais e esteja sempre atualizado sobre o mercado financeiro. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin.

O que achou disso?

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui