Ninguém que pensa em investir vai atrás de títulos irrelevantes, geralmente a procura é sempre por aqueles em alta ou das empresas de maior destaque, como a Petrobras. Mas, entre PETR3 e PETR4 qual seria a melhor opção? Como diferenciá-los?
Anúncios
Inclusive, muita gente nem sabia que a Petrobras possuía diferentes tipos de ações. Mas, sim, ela conta com essas opções e são títulos bem populares no mercado de investimentos.
Dessa forma, estão sempre em evidência no cenário e é importante saber identificá-los para ter a certeza se vale a pena e das diferenças. Será que ambas valem a pena?
Anúncios
Além disso, qualquer movimentação relevante na empresa pode impactar o desempenho de ambas e é importante estar por dentro.
Qual a diferença entre PETR3 e PETR4?
Se você quer ficar mais por dentro quando o assunto for as ações da Petrobras, é importante saber diferenciá-las (PETR3 e PETR4).
Se você não sabe, os códigos PETR3 e PETR4 são as ações da Petrobras negociadas na Bolsa de Valores. E a primeira diferença entre ambas está no tipo do ativo.
Anúncios
Acontece é que as ações negociadas na B3 são identificadas por um código com letras e números. As letras representam o nome do ativo, enquanto que os números vão de 1 a 10 e, na maioria das vezes, significam:
- 1: ativo com direito de subscrição a uma Ação ordinária;
- 2: ativo com direito de subscrição a uma Ação preferencial;
- 3: Ação ordinária;
- 4: Ação preferencial;
- 5 a 8: Ações preferenciais das classes A a D;
- 9: subscrição de Ação ordinária;
- 10: subscrição de Ação preferencial.
Portanto, deu para perceber que a PETR3 é voltada para uma ação ordinária, muitas vezes indicada sigla ON. Já a segunda, a PETR4, é considerada como uma ação preferencial.
E a melhor maneira de diferenciar é conhecendo como ambas funcionam e mais detalhes.Quer ficar por dentro? Continue lendo a seguir!
PETR3 – ação ordinária
Antes de mais nada, para se entender melhor, as ações ordinárias são aquelas conhecidas pela sigla ON e as mais presentes no mercado. Geralmente, garante ao investidor a possibilidade de votar em assembleias, participar na tomada de decisão, entre outros benefícios.
Embora tenha poder de voto, ele é relativo à quantidade de papéis que possui, portanto, se tiver uma participação baixa, o impacto será pequeno, e vice-versa, ou seja, quem tem grande impacto pode até mesmo influenciar nas estratégias.
A princípio, no caso da PETR3, o acionista majoritário desta ação é o Governo Federal, sendo as decisões principais tendo reflexo na Administração Pública. É por este motivo que outros investidores conseguem ter poder de decisão ou influência, já que a participação é pequena.
PETR4 – ação preferencial
Por outro lado, as ações preferenciais são caracterizadas pela sigla PN e, fazendo jus ao nome, vai garantir ao investidor uma preferência. Mas, em que?
Em suma, o investidor garante preferência no pagamento de dividendos e outras compensações, seja em momentos de ascensão ou até mesmo se houver uma possível falência.
Diferentemente da outra, esta ação não dá direito a voto na Assembleia, mas são papéis exigíveis, ou seja, a empresa pode solicitá-las a qualquer momento, podendo optar em comprar todos os papéis dos acionistas, sem justificativa.
Outra principal diferença entre ambas é que a PETR3 conta com a segurança do Tag Along, enquanto que a PETR4 não tem. Esta é uma proteção prevista na Lei de Sociedades Anônimas.
Agora que você já sabe a diferença entre PETR3 e PETR4, acha que é uma boa investir? Comente o que achou e compartilhe com um amigo investidor!
Leia também:
+ Governo pede suspensão de venda de ativos da Petrobras e mercado reage
+ Vale a pena comprar ações da Petrobras hoje? Entenda!