Entenda o que são ‘Dólar Catar’ e ‘Dólar Coldplay’, adotados pela Argentina

0
697
bandeira da Argentina
0
(0)

O governo da Argentina criou o dólar Catar e dólar Coldplay. Os nomes inusitados têm motivo. Entretanto, antes de esclarecer o que são, é necessário dizer que a medida busca manter abastecidas as reservas da moeda americana no seu banco central.

O “dólar Catar”, assim nomeado por causa da Copa do Mundo, é destinado para gastos de viajantes argentinos no exterior. Ele será aplicado ao consumo acima de US$300 em cartões de crédito e débito, a uma taxa de câmbio de 300 pesos por dólar.

Já o “dólar Coldplay” foi batizado em homenagem à banda britânica que em breve fará 10 shows em território argentino. Ele representa um acordo com o setor cultural, que poderá ter acesso à moeda estrangeira a um preço menor.

+ Viajar para a Argentina agora ficou mais barato? Entenda!

Como vão funcionar o dólar Catar e dólar Coldplay?

A explicação de como vai funcionar o dólar Catar e dólar Coldplay é bem simples. Como dito, o Dólar Catar é destinado para viajantes argentinos que gastarem mais de US300 com cartão de débito ou crédito em território internacional no período de um mês.

Esses terão que pagar uma taxa de 45% sobre o valor das transações. Na cotação atual, a quantia equivale a 314 pesos por dólar.

Basicamente, com essa medida, o governo tenta desestimular a saída de dólares do país por meio de viagens internacionais.

Por outro lado, a decisão pode acarretar no crescimento no número de cidadãos argentinos que viajam com dinheiro físico em detrimento do uso de cartões no exterior.

+ Custo de vida na Argentina: tudo o que você precisa saber

Já o Dólar Coldplay é uma opção mais barata, pois custa a cotação oficial da moeda, além de uma cobrança de 30% de impostos (15% a menos para a cotação para viagens).

O intuito do governo argentino neste caso é atrair mais shows para o país, ao passo que reduz o processo de contratação aos empresários do ramo do entretenimento.

pessoa contando dólar
O Ministério da Economia da Argentina criou novos tipos de câmbio para contornar a crise que atinge o país

Crise econômica na Argentina

O país tem sofrido com a alta da inflação (a uma taxa anual de 78%) e escassez de reserva internacional em dólar. Por isso, como dito, o governo federal criou o dólar Catar e dólar Coldplay.

O Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec) divulgou no mês passado a inflação de agosto e mostrou que o país sul-americano enfrenta a terceira maior inflação mundial entre os países relevantes, atrás apenas da Turquia e da Venezuela.

Para se ter ideia,a cotação oficial do dólar na Argentina supera os 150 pesos. No caso do dólar paralelo, conhecido como dólar blue, a cotação estava em 280 pesos.

Vale destacar que, por enquanto, nenhuma das modalidades anunciadas possuem prazo para acabar.

Gostou deste conteúdo sobre o dólar Catar e dólar Coldplay? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no FacebookInstagramTikTok e Linkedin!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui