InícioEbooksE-book Grátis: Consórcio – Guia completo para adquirir seu bem

E-book Grátis: Consórcio – Guia completo para adquirir seu bem

Tempo de leitura: 13 minutos
()

Os sonhos podem ser realizados de maneiras diferentes em momentos e fases singulares da vida. Os consórcios podem ajudar quando o assunto é simplicidade no planejamento e na sua realização.

Confira neste ebook:

  • O que é um consórcio;
  • Tipos de consórcio;
  • Taxa de administração;
  • Como funciona o lance de um consórcio;
  • Dicas para ser contemplado mais rápido;
  • Dúvidas frequentes;
  • Planejamento financeiro no consórcio.

Se preferir, leia na íntegra aqui:

Conhecido por ser uma forma simples de realizar um sonho, um consórcio é formado por um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que se unem para adquirir um bem ou serviço em
parcelas pequenas a longo prazo.

É comum que seja utilizado para adquirir carros e motos, mas também existem as modalidades de consórcio de bens e serviços, de imóveis, dinheiro e outras. Esta compra programada é ideal para as pessoas que possuem longo prazo para realização do
sonho.

Independentemente do objetivo, os consórcios possuem diversas vantagens. Há os que contam com planos com até 26 contemplações por mês e parcelas com valores baixos que
interessam aos clientes com renda mais baixa.

Você tem interesse em entrar em um consórcio? Existem quatro verbos que irão nortear o período de pagamento até a realização do sonho:

PERSISTIR
PLANEJAR
FOCAR
ORGANIZAR

O que é um consórcio?
Por ser uma modalidade de compra programada, é importante que os que entrarem em um consórcio não tenham muita pressa de ter o bem em mãos.

O valor do bem é dividido por determinado prazo, onde os integrantes do grupo contribuem mensalmente durante o tempo combinado.

Os bens mais comuns oferecidos em um consórcio são:

– Automóveis: carro, motocicleta, aeronave, barco, entre outros;
– Imóveis: apartamento, sítio, casa;
– Serviço ou conjunto de serviços: dinheiro, viagem, festa, tratamento cirúrgico, compras, entre outros.

As contemplações são feitas por meio de sorteio ou lance, e acontecem até que todos do grupo sejam beneficiados.

Características de um consórcio.
Um consórcio é uma das melhores alternativas para realizar um sonho. O motivo disso é que é fácil e tecnicamente rápido (com prazo escolhido pelo cliente).

  • Confira as principais características:
  • Chances de parcelar o valor total do bem ou serviço;
  • Pagamento a prazo;
  • Compra à vista com a carta de crédito;
  • Contemplação por sorteio ou lance;
  • Formas diferentes de utilizar o valor do crédito.

Como funciona?
É evidente que cada consórcio possui um prazo de duração e um número de cotas. A cota é o registro que valida a participação de uma pessoa no consórcio e nos sorteios. Com uma cota é possível participar e ter o resultado esperado: a carta de crédito para realizar o sonho. Quem define o número de cotas é a administradora, que tem a responsabilidade de organizar e lidar com todas as etapas de um consórcio.

Por isso, é essencial estar atento a que empresa pretende confiar seu dinheiro. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela regulação e tem a lista das empresas que podem realizar este tipo de transação.

Relação de agências e filiais de administradoras de consórcio

Quem tem interesse em participar de um consórcio precisa procurar uma administradora. O gerente tem por obrigação checar e avaliar as possibilidades de pagamento de cada possível cliente. Ele é quem monta um orçamento que se encaixe no planejamento financeiro de cada um. O profissional passa um “pente-fino” na vida financeira do interessado e faz uma simulação de crédito. Questões como salário, pagamento de dívidas, aluguel e outros itens são
avaliados pelo gerente.

A administradora cria grupos de consorciados onde são incluídos determinado número de integrantes. Quando o grupo é fechado, todos começam a pagar as parcelas combinadas em contrato (até 180 meses de acordo com a administradora).

Todos os meses, uma ou mais cartas de crédito são sorteadas no grupo. Mas, para os que desejam conseguir o bem mais rápido, existe a chance de dar um lance e “pular” a fila.

Com a carta de crédito em mãos, que é como um vale-compras, é possível adquirir o bem ou serviço. O dinheiro não é depositado na conta do cliente, sendo tudo feito pela carta de crédito.

Tipos de consórcio
Os tipos são os mais diversos possíveis e antes de escolher o seu, é importante conhecer as opções disponíveis no mercado. Não é possível, por exemplo, comprar um carro com um consórcio de serviços.

Confira os tipos de consórcio a seguir.

Consórcio de veículos automotores, barcos e aeronaves Com foco em adquirir veículos automotores, este consórcio é mais utilizado por quem sonha em ter carros, motos e até caminhão.

Apesar disso, barcos e aeronaves também podem ser negociados. Sendo mais vantajosa do que o carnê, esta é uma ótima opção para quem deseja comprar eletrodomésticos como geladeira, televisão, computador, tablet, móveis planejados e outros. Casas, apartamentos, casas de temporada, imóveis na planta e rurais estão incluídos neste consórcio. É considerado uma boa alternativa por ser mais barato que as demais opções do Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

Indicado para quem possui um sonho caro e que não se encaixa nas outras opções. Utilizado para cirurgias plásticas, cursos de idiomas, intercâmbio, festas, procedimentos estéticos e outros. Consórcio de eletrodomésticos e bens móveis Consórcio de bens imóveis Consórcio de serviços.

Taxa de administração
As administradoras devem fixar o percentual de suas taxas em contrato, mas possuem liberdade para escolher o valor. O cliente deve confiar apenas nas que são autorizadas e credenciadas pelo Banco Central a oferecer o serviço. A taxa de administração é diferente das taxas de juros, sendo seu percentual mais baixo e diluído entre as parcelas do consórcio.
São necessárias para a organização dos sorteios e para custear os encargos do consórcio. Veja detalhes de cada uma.

Fundo comum: Valor pago pelo consorciado para criar um fundo que garante a
aquisição do bem ou serviço e compõe o saldo das contemplações.

Fundo de reserva: Cria uma reserva de dinheiro utilizado para continuar a manutenção do grupo quando houver inadimplências.

Seguro
Dois tipos de seguros devem ser pagos pelo consorciado: o de vida e o de quebra de garantia. O de vida cobre as prestações do participante que faleça no decorrer do consórcio. Já o de quebra de garantia cobre o pagamento do participante que foi contemplado e se torna inadimplente.

Seguro
Fundo de reserva
Fundo comum
Taxas do
consórcio

Como funciona o lance de um consórcio?
O consorciado pode adquirir a carta de crédito de duas formas: sorteio ou lance. O sorteio é o jeito mais comum de contemplação, sendo indicado a quem não tem pressa e pode esperar a sorte chegar.

Neste, todos os integrantes do grupo têm a mesma chance de conseguir a contemplação. A probabilidade é a mesma para cada um. Já os lances são divididos em dois tipos (fixo ou livre) e devem ser acordados junto à administradora. Lance fixo No lance fixo, o valor é definido pela administradora, podendo ser de 25% a 50% do valor total da carta de crédito. Quando mais de uma pessoa dá o lance, é necessário fazer um sorteio entre eles para ver quem leva a carta. Todas as regras do lance fixo devem estar expostas no contrato.

Lance livre
Qualquer valor pode ser oferecido como lance, sem percentual mínimo/máximo definido pela administradora. Nesse caso, quem ofertar o maior valor é contemplado e leva a carta de crédito. Atente-se às regras contratuais para garantir a contemplação antes de dar um lance.

O lance é uma excelente maneira de adiantar os pagamentos do consórcio e ainda ser contemplado com rapidez. Mas antes de dar um lance, é importante eliminar os gastos supérfluos do seu orçamento.

Aproveite todo dinheiro extra (como férias e 13º salário) para criar uma reserva financeira e dar lances sempre que possível.

Lembre-se: evitar a inadimplência trará seu bem mais rápido até você.
Consórcio: guia completo para adquirir seu bem

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 13 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui