
Dando continuidade ao especial Eleições 2022 FinanceOne, veja quem são os candidatos a governador de Goiás. Além de governador, os eleitores vão votar para deputados (federais e estaduais), senadores, governadores e presidente da República.
Anúncios
De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, a Justiça Eleitoral recebeu cerca de 28 mil registros de candidaturas.
Foram 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.
Anúncios
Para o estado de Goiás, estão concorrendo nove candidatos. Todos os perfis foram divulgados pela Agência Brasil.
+ O que faz um governador? Quais são as suas funções? Entenda!

Confira quem são os candidatos a governador de Goiás
Cíntia Dias (PSOL)
Cíntia Dias é a candidata pelo PSOL. Com 45 anos e nascida em Goiânia, Cíntia é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás.
Anúncios
A candidata já disputou os cargos de vereadora e de deputada estadual. Seu vice é o advogado Edson Braz, de 63 anos, da Rede Sustentabilidade.
Edigar Diniz (Novo)
Já Edigar Diniz tem 46 anos é escritor e empresário. Nascido em Santa Helena de Goiás (GO), Diniz concorre pelo partido Novo.
O candidato é formado em Ciências da Computação e mestre em Engenharia de Software, com pós-graduado em docência universitária. Edigar Diniz foi professor universitário por 12 anos, além de atuar como coordenador e diretor de uma universidade.
Seu vice é o engenheiro Heuler Cruvinel, de 44 anos, do Patriota.
Major Vitor Hugo (PL)
Pelo PL concorre o deputado federal, Major Vitor Hugo, Nascido em Salvador (BA), o major tem 45 anos e é advogado e militar da reserva do Exército. Além disso, já atuou como consultor legislativo da Câmara dos Deputados e líder do governo na Câmara entre 2019 e 2020.
A servidora pública municipal e pastora Keila Borges, de 47 anos, também do PL, é sua vice.
Professora Helga (PCB)
A lista de candidatos a governador de Goiás ainda conta com a Professora Helga, do PCB. Com 41 anos, Helga nasceu em Ribeirão Preto (SP) e é professora adjunta de Direito Público na Universidade Federal de Jataí e no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás.
Seu vice é Lindomar Santos, de 31 anos. Lindomar é agente de saúde e sanitarista, do mesmo partido.
Professor Pantaleão (UP)
O professor de história aposentado, de 71 anos, concorre pelo partido Unidade Popular (UP). Pantaleão é nascido em Goiânia e já participou de outras eleições, concorrendo aos cargos de vereador e prefeito de Goiânia; e deputado estadual e federal de Goiás.
A servidora pública federal, Luciana Amorim, nascida em Anápolis (GO), de 30 anos é sua candidata a vice. Luciana também é do partido UP.
+ Eleições 2022: até quando vai a propaganda eleitoral no rádio e na televisão?
+ Qual a diferença entre voto branco e nulo? O que acontece com eles?
Ronaldo Caiado (União Brasil)
O governador do estado, Ronaldo Caiado, concorre à reeleição pela coligação MDB/União Brasil/Podemos/PTB/PSC PSD/ Avante / PRTB / PP / Solidariedade / PROS e PDT.
Caiado nasceu em Anápolis, tem 72 anos e já ocupou os cargos de deputado federal e senador. Seu vice é o ex-deputado estadual e vereador de Goiânia do MDB, Daniel Vilela, 38 anos, nascido em Jataí.
Vinícius Paixão (PCO)
O historiador de 36 anos, Vinícius Paixão, é candidato pelo PCO. Anteriormente, Paixão já disputou o cargo de prefeito de Goiânia. A psicóloga Maria Letícia, de 62 anos, do mesmo partido, é a candidata ao cargo de vice.
Wolmir Amado (PT)
Para fechar a lista de candidatos a governador de Goiás, está o professor universitário Wolmir Amado, candidato da federação PT, PcdoB e PV. Amado tem 60 anos e nasceu em Paim Filho (RS).
O candidato já foi reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Wolmir Amado é formado em filosofia, tem mestrado em história e doutorado em ciências da religião.
Seu vice é Fernando Tibúrcio, de 55 anos, nascido em Uberlândia (MG).
+ Como as eleições afetam os investimentos? Entenda o impacto na Bolsa e na carteira
Votações estão marcadas para o 1º domingo de outubro
Pelo calendário oficial, o primeiro turno das Eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. Se houver um segundo turno para presidente e governador, a votação fica para o dia 30 do mesmo mês.
Conforme prevê a Constituição Federal, as datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, como prevê a Constituição Federal.
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu desde o ano passado que todos os estados deverão seguir o horário de Brasília na votação, independentemente do fuso. A votação será realizada no período das 8h às 17h.
Gostou do conteúdo? Confira outras notícias do especial Eleições 2022 do FinanceOne!