
Com o início da campanha política na última terça-feira, 16, para as eleições deste ano é preciso começar a pensar qual candidato você deseja ter como representante. Por isso, hoje nós vamos te apresentar os candidatos a governador de São Paulo.
É importante saber quem está concorrendo ao governo de São Paulo para que você possa encontrar o candidato que possui propostas que estão de acordo com o que deseja para o seu estado.
Para quem ainda não sabe, no total são 10 candidatos concorrendo ao cargo de governador do estado mais populoso do Brasil. No total, são 46,65 milhões de paulistanos, de acordo com dados do IBGE divulgados em agosto do ano passado.
Mas quais são os 10 candidatos a governador de São Paulo? O que se sabe sobre eles? Para conhecê-los é só continuar lendo este artigo!
Quais são os 10 candidatos a governador de São Paulo?
Se você ainda não sabe quem são os candidatos a governador de São Paulo, chegou o momento de descobrir os nomes de cada um para que você possa saber em quem votar.
Além disso, é conhecendo cada um que você poderá votar de forma consciente, buscando o que é melhor para o seu estado. Confira abaixo quem são os candidatos.
Atenção: algumas das informações contidas nesta matéria tem como fonte o site da Agência Brasil.
Altino Júnior, do partido PSTU
O candidato Altino Júnior, de 55 anos, é natural de São Luís. Ele é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP).
Para quem não o conhece, Altino trabalhava como operário químico e também já foi presidente do Sindicato dos Metroviários. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o candidato tenta se eleger em um cargo público.
Em 2016, Altino tentou a prefeitura de São Paulo. Porém teve menos de 1% dos votos na eleição.
Sua vice é a Flávia Bischain Rosa, de 37 anos, que está registrada como Professora Flávia em uma chapa pura do PSTU.
Antonio Jorge, do partido Democracia Cristã (DC)
O próximo candidato é o Antonio Jorge que é de São Paulo e tem 69 anos. Ele é advogado e já está concorrendo pela terceira vez ao cargo de governador.
Seu vice é o, também paulistano, Vitor Rocca, de 68 anos, que é do mesmo partido do candidato a governador.
Carol Vigliar, do partido Unidade Popular (UP)
Carol Vigliar tem 40 anos e é professora do ensino médio. Ela forma chapa com a correligionária Rafaela Carvalho (33 anos).
A candidata é casada, mãe de duas crianças e mora em Diadema, no ABC Paulista. Ela já atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Carol também foi fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário. Dentre suas propostas, promete uma profunda reforma urbana, pretendendo acabar com o déficit habitacional.
Edson Dorta, do Partido da Causa Operária (PCO)
O quarto candidato ao governo de São Paulo é Edson Dorta, que vem concorrendo pelo partido PCO.
Em seu histórico de disputas, Dorta já competiu como deputado federal, a prefeito de Campinas e a vice-presidente.
+ Como ser mesário voluntário nas Eleições? Quais são os benefícios? Confira!
Ele já foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região, além de diretor da Fentect. Sua vice-governadora na chapa será Lílian Miranda, de 44 anos..
Elvis Cezar, do Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Elvis Cezar foi o candidato escolhido para concorrer ao governo de São Paulo pelo PDT. Ele é de Carapicuíba e formado em Direito. Inclusive, já foi prefeito do município em dois mandatos.
Ele já foi presidente do Consórcio Intermunicipal Oeste e presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento de São Paulo.
Na sua chapa, a vice será Gleides Sodré, de 49 anos.
Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT)
Candidato à presidência na última eleição presidencial, de 2018, Fernando Haddad virá como representante do PT no Estado de São Paulo para o posto de governador.
Com 60 anos, ele é professor e cientista. Haddad já foi prefeito de São Paulo e, também, ministro da Educação. A sua vice será Lucia França (PSB), de 60 anos.
Atualmente, ele lidera as pesquisas com uma ampla margem de mais de 20% para o segundo candidato.
Gabriel Colombo, do Partido Comunista Brasileiro (PCB)
O Partido Comunista Brasileiro optou por Gabriel Colombo para ser o representante na disputa pelo governo de São Paulo. Ele tem 32 anos e nasceu em Minas Gerais.
Colombo vai ter Manoel Messias como vice na sua chapa.
Recentemente, ele disse que pretende fortalecer a organização popular, pois, segundo o candidato, é o único capaz de garantir: emprego, saúde, educação, moradia e alimentação.
Rodrigo Garcia, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Rodrigo Garcia é um nome bem conhecido dos paulistas. Ele é o atual governador, pois assumiu o posto após o ex-governador João Doria deixar a posição para concorrer ao posto de presidente.
Doria, no entanto, retirou a sua candidatura e não concorrerá mais.
O atual candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, tem 48 anos e já foi deputado federal por dois mandatos. Além disso, já ocupou por três vezes o cargo de secretário no governo de estado.
+ Vaquinha virtual nas eleições: saiba o que é e como funciona
Ele também já foi, secretário municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. Seu vice na chapa será Geninho Zuliani (União), de 46 anos.
Tarcísio Gomes de Freitas, do partido Republicanos
Logo após Haddad nas pesquisas aparece o candidato Tarcísio Gomes, que concorre ao lado de Felício Ramuth, de 36 anos, como vice.
Ele já atuou como presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e também já foi ministro da Infraestrutura.
Tarcisio prometeu investir nas principais áreas e citou a criação de um plano de carreira na Polícia Militar.
Vinícius Lazzer Poit, do Partido Novo
O décimo e último candidato ao governo de São Paulo é Vinícius Lazzer Poit, do Novo. Ele tem 36 anos e é formado em administração de empresas.
Poit terá como vice-governadora da sua chapa a servidora pública aposentada Doris Alves, de 63 anos.
Ele é de São Bernardo do Campo e, em 2018, foi eleito deputado federal.
Gostou de conhecer os 10 candidatos ao governo de São Paulo? Então não deixe de acompanhar diariamente o FinanceOne para ficar ligado no Especial Eleições para ter acesso aos candidatos dos principais estados.
Leia também no FinanceOne: