Como ser mesário voluntário nas Eleições? Quais são os benefícios? Confira!

2
629
Mesário voluntário trabalhando nas eleições
5
(2)

Você já deve ter ouvido falar que quem é mesário voluntário nas eleições tem alguns benefícios. E é verdade, mas é necessário ser convocado ou se candidatar no Tribunal Eleitoral para realizar este serviço. 

Anúncios

No último dia 5 de julho a Justiça Eleitoral iniciou a convocação e inscrições de pessoas para atuarem nas eleições de 2022. Tanto quem for convocado diretamente quanto quem se candidatar, será nomeado até 3 de agosto.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é esperada a colaboração de cerca de 2 milhões de mesários. 

Anúncios

Essas pessoas vão trabalhar nas mesas receptoras de votos e de justificativas, além de dar apoio logístico nos locais de votação para o primeiro turno e eventual segundo turno, previstos para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

+ Vaquinha virtual nas eleições: saiba o que é e como funciona

Quais são os benefícios de ser mesário voluntário nas Eleições 2022?

Esta é a resposta que todos querem: o que ganho sendo mesário? Já adiantamos que não existe salário, pois se trata de um serviço, como o nome já diz, voluntário, em nome da democracia e pela democracia. 

Anúncios

Porém, o mesário voluntário nas Eleições 2022 recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$45, além dos seguintes benefícios e vantagens:

  • dois dias de folga do serviço (público ou privado), por cada dia trabalhado como mesário — portanto, se tiver segundo turno, são quatro folgas
  • mais dois dias de folga por cada dia de treinamento (essas folgas não descontam do salário)
  • pode contar como critério de desempate em concursos públicos (se estiver previsto no edital)
  • Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, que pode ser adicionado no currículo
  • conta como atividade extracurricular em faculdades e universidades conveniadas (consulte o TRE do seu estado)

As folgas devem ser negociadas com a empresa, órgão ou instituição na qual o mesário trabalhava na época da eleição.

+ Como cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral? Confira o passo a passo

Mesa com urna eletrônica e uma bandeira do Brasil
Mesário voluntário já pode se candidatar no site do TRE de seu estado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Qual a diferença entre se voluntariar e ser convocado?

Tanto os convocados, quanto aqueles que se inscrevem, prestam o serviço gratuitamente. Mas a diferença está no que a própria nomenclatura sugere. O mesário voluntário é a pessoa que se oferece para o trabalho eleitoral.

Os outros, são eleitores que são convocados pela Justiça Eleitoral para prestar os serviços sem terem se candidatado previamente. Em todo ano de eleição a Justiça Eleitoral convoca maiores de 18 anos e em situação regular para atuar nesta época, como um serviço pela democracia.

A lista dos mesários convocados é publicada pelo cartório eleitoral em que o cidadão está inscrito. Geralmente, os convocados recebem uma carta de convocação por correspondência ou e-mail ou por WhatsApp.

Também é possível saber se você foi convocado entrando em contato com o cartório eleitoral. É recomendável acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado para obter mais informações do seu Estado.

Os sites oficiais de todos os estados podem ser consultados no portal da Justiça Eleitoral.

Caso haja alguma impossibilidade para atuar como mesário, o cidadão tem cinco dias, a contar do recebimento da convocação, para encaminhar o pedido de dispensa ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. O pedido será avaliado e pode ser aceito ou não. 

Quem pode ser mesário?

Para ser mesário voluntário nas Eleições 2022 é necessário ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

NÃO podem ser mesários:

  • candidatos a algum cargo 
  • cônjuge e outros parentes de candidatos, mesmo que por afinidade, até o segundo grau (irmãos, cunhados, filhos, pais, genros, noras, sogros, netos, avós) e 
  • integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos com função executiva
  • autoridades e agentes policiais
  • funcionários que exercem cargos de confiança do Poder Executivo
  • pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral

Como ser mesário voluntário nas Eleições 2022?

Quem quiser se candidatar como mesário voluntário nas Eleições 2022 pode fazer a inscrição em um dos três meios:

  •  pelo aplicativo e-Título (disponível para celulares Android e iOS)
  • na página Canal do Mesário, do Portal do TSE
  • ou no sites do Tribunal Regional (TREs) do seu estado

A candidatura é intuitiva, basta seguir as orientações na tela e fornecer alguns dados, como número do título ou do CPF, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. 

O cartório eleitoral vai analisar sua ficha e verificar se existe vaga em sua seção eleitoral, no mesmo local ou em local de votação próximo. 

Se houver vaga, você vai receber a convocação da mesma forma que os demais mesários convocados: e-mail e/ou carta por correspondência e/ou WhatsApp. 

O prazo de inscrição termina no mesmo dia que terminam as convocações, em 3 de agosto. Mas fazer a candidatura não garante que será convocado, isso depende da disponibilidade de vagas e logística. 

Os selecionados deverão participar de um treinamento a distância, por meio de uma plataforma EaD ou do aplicativo Mesário. É onde os mesários aprendem sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, soluções para eventuais problemas etc. 

O voluntário também recebe um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação. Em alguns lugares também pode ser oferecida capacitação presencial.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe e leia também:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui