
O Banco do Brasil lançou um novo tipo de empréstimo para os caminhoneiros. A linha de crédito batizada de Antecipa Frete vai funcionar de forma semelhante à Giro Caixa Transportes, lançada há dois meses pela Caixa.
O Antecipa Frete vai funcionar assim: o caminhoneiro autônomo que foi contratado por uma empresa para realizar o transporte de alguma carga pode receber o frete de forma antecipada, antes do previsto.
O pagamento é feito pelo banco, depositado diretamente na conta do motorista. Depois, a empresa que contratou o serviço paga o valor ao agente financeiro.
A linha de crédito antecipará o valor em até 120 dias, cobrando juros a partir de 1,79% ao mês. Porém, é necessário ser correntista do Banco do Brasil e a empresa contratante também precisará estar conveniada ao banco.
De acordo com o o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a instituição tem mais de 2,5 mil empresas de transporte como clientes. Além disso, mais de 132 mil caminhoneiros autônomos são correntistas.
“Considerando a renda média desses clientes, estamos falando de um potencial de quase R$8 bilhões por ano em fretes antecipados. E o Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas.”
Como contratar o empréstimo para caminhoneiros do Banco do Brasil?
É possível contratar o empréstimo para caminhoneiros do Banco do Brasil por meio do aplicativo BB (disponível para celulares Android e iOS). Na ferramenta, o autônomo já consegue realizar a simulação e contratação de forma 100% digital.
É necessário estar com o cadastro em situação de normalidade no banco. No app BB os valores disponíveis para antecipação podem ser consultados no menu.
O caminhoneiro pode antecipar até 100% do valor dos fretes, se houver disponibilidade, sem nenhuma necessidade de garantia adicional e tarifas.
A taxa de juros, como mencionado, é a partir de 1,79%, mas vai variar de acordo com o perfil de crédito de cada cliente.
Para as empresas, pode ser vantajoso aderir para flexibilizar o prazo de pagamentos, além de reforçar o relacionamento comercial com os prestadores de serviço autônomos.
+ MEI Caminhoneiro é aprovado na Câmara. Conheça o PL para motoristas autônomos

Caixa tem linha de crédito semelhante, lançada há dois meses
Caminhoneiros que precisam de empréstimo também podem recorrer à Giro Caixa Transportes, que é uma linha de crédito muito semelhante, porém oferecida pela Caixa Econômica.
Lançada em fevereiro, esta tem juros a partir de 1,99%. Mas, assim como o crédito do BB, o valor do percentual vai depender do perfil do cliente.
A dinâmica é a mesma: o caminhoneiro pode receber o frete de forma antecipada e o valor pago pela transportadora vai direto para o banco depois.
Só é possível antecipar os fretes registrados nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda com base na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e).
A amortização deverá ser paga em parcela única, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador, no MDF-e.
É possível receber à vista em uma conta Caixa, inclusive a Poupança Social Digital, no Caixa Tem. A contratação é pelo Gerenciador Financeiro da Caixa.
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos que são caminhoneiros autônomos! Leia também:Bolsonaro anuncia auxílio diesel para caminhoneiros. Veja o que já se sabe!