Conheça 3 erros financeiros que podem levar sua empresa à falência

0
129
boneco de lego com um semblante triste sentado em uma cadeira em frente a um computador
0
(0)

Se você está gerindo uma empresa ou pretende abrir uma, é necessário ficar atento à gestão financeira. Isso porque mesmo com um excelente produto ou serviço para ofertar ao seu público-alvo, existe a possibilidade do seu negócio quebrar. E isso pode acontecer por diversos fatores, inclusive por erros financeiros.

Anúncios

E para você saber quais são os 3 erros financeiros que podem levar o seu negócio à falência, confira o que separamos para você!

+ LGPD na prática: veja 12 passos para adequar sua empresa

Anúncios

O que é uma gestão financeira?

Em primeiro lugar, antes de falar sobre quais são os erros financeiros, vamos explicar sobre o que é gestão financeira. A gestão financeira é um conjunto de estratégias e ações cuja função é manter as finanças da empresa em dia. 

É através dela que podemos analisar as despesas e ganhos, além de conseguir planejar ações para obter lucro. Nesse processo o gestor tem um controle completo do que entra e sai da organização para assim ser possível fazer cortes e investimentos com segurança.

Sabendo da importância das finanças dentro da organização, é muito importante conseguir identificar possíveis erros financeiros que podem fechar sua empresa. Para lhe ajudar nesse desafio, vamos falar sobre isso a seguir:

Anúncios

Erros financeiros que podem prejudicar a sua empresa

1. Não analisar o mercado antes de abrir um negócio

Esse é o primeiro e um dos principais erros que podem levar sua empresa à falência. Isso porque muitos empreendedores não analisam o mercado antes de abrir um negócio e, acham que só porque oferecem um produto ou serviço com alta procura, terão sucesso.

Atualmente, a concorrência é grande em praticamente todos os segmentos de mercado, o que quer dizer que não é só você que vende determinado produto ou oferece um serviço, mas muitas outras empresas também.

Por isso, para dar certo é preciso ter um diferencial! Você já se perguntou qual é o diferencial da sua empresa?

Além disso, é necessário analisar onde vender e para quem vender. Também é preciso ter uma visão realista do mercado considerando todos os problemas possíveis para não ter nenhum tipo de surpresa no meio do caminho.

2. Misturar finanças pessoais com as empresariais

Outro erro muito comum é acabar misturando os seus gastos pessoais com os da empresa. Essa falta de distinção pode levar a empresa ao descontrole financeiro, impactando negativamente no fluxo de caixa.

mulheres em reunião de trabalho
Não investir em um profissional de finanças é um dos erros financeiros que podem levar sua empresa à falência

Ou seja, se não há uma separação das finanças do que é pessoal e profissional, pode ser que você se confunda na hora de pagar, por exemplo, algumas dívidas.

Se surge uma dívida profissional e você tira dinheiro da sua conta pessoal, com certeza vai faltar para pagar alguma conta individual. E o inverso também pode acontecer.

Outro problema é que ao misturar as contas pessoal e profissional, fica difícil entender sobre o controle financeiro, além de atrapalhar o cálculo de rentabilidade da empresa, declaração do Imposto de Renda etc.

+ Empresas com dívidas na Receita Federal: como renegociar o valor?

3. Não investir em um profissional de finanças

Sabemos que não é todo mundo com facilidade em lidar com contas. No entanto, muitos empresários acham que podem ser experts em finanças. Esse, aliás, pode ser um dos erros financeiros que podem fechar sua empresa.

Querer assumir o que não se entende pode levar o seu negócio à falência. Isso porque quem trabalha com finanças precisa entender muito bem sobre contabilidade e ter familiaridade com a lei, já que existem deduções fiscais, pagamento de impostos e declarações do IR, por exemplo.

Esses são só alguns erros financeiros que podem levar ao fracasso do seu negócio. Existem outros, tais como: falta de capital de giro, não atender as necessidades do público-alvo e não investir em marketing, por exemplo.

Mas agora que você já sabe quais são os erros e como não cometê-los, que tal continuar por dentro do assunto sobre finanças? O FinanceOne lançou um curso completo sobre educação financeira e investimentos inteligentes.

O curso está dividido em oito módulos, mais dois extras, sobre diferentes assuntos para quem quer ter sucesso em seus investimentos. Entre eles, renda fixa e variável, previdência privada, como montar uma carteira de investimentos e outros.

Todo conteúdo é abordado de maneira fácil e didática para que até aqueles que têm pouca intimidade com o assunto possam acompanhar as aulas.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui