Início Notícias Finanças Pessoais Especialista orienta como montar uma reserva financeira na crise

Especialista orienta como montar uma reserva financeira na crise

5
(2)

A pandemia do novo coronavírus, além de ter determinado mudanças no comportamento entre a população, também paralisou as atividades econômicas no Brasil. A situação torna-se mais preocupante para quem não tem uma reserva financeira.

Só em maio, por exemplo, o número de famílias endividadas chegou a 66,5%, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com a renda no limite e as contas chegando, como organizar as dívidas durante este período?

FinanceOne conversou com a especialista Odineia Silva, educadora financeira e analista comportamental. Ela traz orientações de como conseguir construir uma reserva financeira mesmo em tempos de crise.

Continue a leitura e saiba mais!

Forma como as pessoas são educadas sobre dinheiro é muito precária, diz especialista

De acordo com Odineia, a forma como as pessoas são educadas sobre dinheiro no Brasil ainda é muito precária. E quando o assunto é ter uma reserva financeira para possíveis imprevistos, o assunto fica mais delicado ainda.

Meu sonho esse assunto (reserva financeira) ser disciplina obrigatória desde as séries iniciais

Questionada sobre por quais motivos o brasileiro não se preocupa com o amanhã, a especialista explica que primeiro é porque a grande maioria não ouve falar sobre a importância do dinheiro e, sobretudo, de como controlá-lo.

Além disso, ela pontua a frase “viva bem o hoje, porque o futuro a Deus pertence” como um segundo motivo. Uma vez que, segundo ela, é uma crença enraizada dentro da nossa cultura brasileira.

Por último, Odineia ressalta que isso ocorre porque muitos ainda acreditam que a aposentadoria garante equilíbrio e sossego financeiro na velhice.

Guardar dinheiro se sobrar é o caminho para começar a fazer reserva financeira?

Guardar dinheiro somente se sobrar ou fazer um planejamento financeiro antes? Essa é a dúvida de muitas pessoas quando o assunto é poupar dinheiro para uma reserva financeira.

De acordo com a especialista, não se deve jamais guardar dinheiro somente se sobrar alguns trocados.

Ela explica que, primeiro, é necessário tirar um valor para constituir a reserva e os investimentos. Em seguida, gastar aquilo que sobrar. “Essa cultura de guardar [dinheiro] se sobrar é algo que trabalho muito com os meus clientes”.

+ Poupar, economizar e investir: entenda as diferenças

Qual o primeiro passo para fazer uma reserva financeira?

O primeiro e mais importante passo para começar a fazer uma reserva é reconhecer a atual situação financeira, de acordo com Odineia.

Reconhecer a situação é importante para que você consiga tomar atitudes diferentes e, consequentemente, tenha resultados.

Foto da especialista Odineia Silva, de braços cruzados e sorrindo, para falar sobre reserva financeira
A especialista Odineia Silva, educadora financeira e analista comportamental, fala sobre como fazer uma reserva financeira na crise

“Costumo comparar a ida a uma nutricionista, ela pode me explicar todos os benefícios de uma boa alimentação, mas se eu não assumir as rédeas e fazer o que precisa ser feito a partir do reconhecimento da consulta em prol dos meus objetivos, o resultado não acontece”, aponta.

A seguir, ela listou três dicas práticas para quem tem descontrole financeiro e quer começar a poupar para ter uma reserva emergencial.

Veja quais são:

  • Dedique tempo de qualidade para cuidar das suas finanças, separe um momento semanal para alinhar tudo o que entra, tudo o que sai, bem como os ajustes necessários com base na situação presente e futura;
  • Tenha sonhos a curto, médio e longo prazo. Eles são nosso combustível diário e nos ajudam a manter o controle das nossas emoções;
  • Jamais compre no calor da emoção. Substitua o prazer momentâneo da compra por uma caminhada, por exemplo. Além de lhe proporcionar mais saúde, vai lhe dar um orgulho danado de você mesmo.

+ Como cuidar da saúde mental e financeira diante da crise?

Como poupar dinheiro no atual momento se as pessoas estão lutando para pagar as contas?

O primeiro passo, segundo a especialista, é querer poupar e ter clareza da atual situação das finanças, como mencionou acima. Para isso, faça algumas perguntas e se questione:

  • tenho dívidas?
  • tenho algum patrimônio?
  • posso aumentar minha renda?

Essas são algumas perguntas iniciais antes de começar a montar a reserva.

O segundo passo é criar frases fortalecedoras dentro daquilo que faça sentido para você. Tais como: ‘dinheiro é bom, eu sou uma pessoa próspera, quanto mais eu ganho mais eu multiplico etc’.

Por fim, a terceira etapa é ter clareza do que você e de onde quer chegar. “Afinal, tem muita gente querendo um montão de coisas, mas poucos os que realmente colocam a mão na massa e constroem uma vida”, finaliza.

O que achou das dicas da especialista? Você já tem sua reserva financeira? Conte aqui nos comentários.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Renda Cidadã: veja repercussão do programa nas redes sociais

O Renda Cidadã, novo programa de transferência de renda, foi anunciado no final de setembro pelo governo federal.

Anuidade: entenda como funciona a taxa do cartão de crédito

Muitos brasileiros utilizam o cartão de crédito para realizar compras e até mesmo pagar algumas contas. A grande maioria desses cartões conta...

Como comprar Euro pelo melhor câmbio? Confira 3 dicas!

Quem está planejando ou com viagem marcada para a Europa sabe como é importante fazer a troca do câmbio por um bom...

Tesouro Selic negativo: qual impacto para os investimentos?

A vida de quem investe em renda fixa não está nada fácil neste ano. A poupança perde para a inflação e o...

Saiba como evitar golpes com o cadastro do Pix

O Pix, novo modelo de pagamento instantâneo, mal começou o cadastramento e já tem golpistas se aproveitando para roubar dados de clientes...

Cobrança de tarifas bancárias indevidas: como agir?

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabeleceram, em 2010, que bancos não poderiam cobrar tarifas bancárias por alguns serviços essenciais....