InícioNotíciasFinanças PessoaisEspecialista orienta como montar uma reserva financeira na crise

Especialista orienta como montar uma reserva financeira na crise

Tempo de leitura: 4 minutos
()

A pandemia do novo coronavírus, além de ter determinado mudanças no comportamento entre a população, também paralisou as atividades econômicas no Brasil. A situação torna-se mais preocupante para quem não tem uma reserva financeira.

Só em maio, por exemplo, o número de famílias endividadas chegou a 66,5%, de acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com a renda no limite e as contas chegando, como organizar as dívidas durante este período?

FinanceOne conversou com a especialista Odineia Silva, educadora financeira e analista comportamental. Ela traz orientações de como conseguir construir uma reserva financeira mesmo em tempos de crise.

Continue a leitura e saiba mais!

Forma como as pessoas são educadas sobre dinheiro é muito precária, diz especialista

De acordo com Odineia, a forma como as pessoas são educadas sobre dinheiro no Brasil ainda é muito precária. E quando o assunto é ter uma reserva financeira para possíveis imprevistos, o assunto fica mais delicado ainda.

Meu sonho esse assunto (reserva financeira) ser disciplina obrigatória desde as séries iniciais

Questionada sobre por quais motivos o brasileiro não se preocupa com o amanhã, a especialista explica que primeiro é porque a grande maioria não ouve falar sobre a importância do dinheiro e, sobretudo, de como controlá-lo.

Além disso, ela pontua a frase “viva bem o hoje, porque o futuro a Deus pertence” como um segundo motivo. Uma vez que, segundo ela, é uma crença enraizada dentro da nossa cultura brasileira.

Por último, Odineia ressalta que isso ocorre porque muitos ainda acreditam que a aposentadoria garante equilíbrio e sossego financeiro na velhice.

Guardar dinheiro se sobrar é o caminho para começar a fazer reserva financeira?

Guardar dinheiro somente se sobrar ou fazer um planejamento financeiro antes? Essa é a dúvida de muitas pessoas quando o assunto é poupar dinheiro para uma reserva financeira.

De acordo com a especialista, não se deve jamais guardar dinheiro somente se sobrar alguns trocados.

Ela explica que, primeiro, é necessário tirar um valor para constituir a reserva e os investimentos. Em seguida, gastar aquilo que sobrar. “Essa cultura de guardar [dinheiro] se sobrar é algo que trabalho muito com os meus clientes”.

+ Poupar, economizar e investir: entenda as diferenças

Qual o primeiro passo para fazer uma reserva financeira?

O primeiro e mais importante passo para começar a fazer uma reserva é reconhecer a atual situação financeira, de acordo com Odineia.

Reconhecer a situação é importante para que você consiga tomar atitudes diferentes e, consequentemente, tenha resultados.

Foto da especialista Odineia Silva, de braços cruzados e sorrindo, para falar sobre reserva financeira
A especialista Odineia Silva, educadora financeira e analista comportamental, fala sobre como fazer uma reserva financeira na crise

“Costumo comparar a ida a uma nutricionista, ela pode me explicar todos os benefícios de uma boa alimentação, mas se eu não assumir as rédeas e fazer o que precisa ser feito a partir do reconhecimento da consulta em prol dos meus objetivos, o resultado não acontece”, aponta.

A seguir, ela listou três dicas práticas para quem tem descontrole financeiro e quer começar a poupar para ter uma reserva emergencial.

Veja quais são:

  • Dedique tempo de qualidade para cuidar das suas finanças, separe um momento semanal para alinhar tudo o que entra, tudo o que sai, bem como os ajustes necessários com base na situação presente e futura;
  • Tenha sonhos a curto, médio e longo prazo. Eles são nosso combustível diário e nos ajudam a manter o controle das nossas emoções;
  • Jamais compre no calor da emoção. Substitua o prazer momentâneo da compra por uma caminhada, por exemplo. Além de lhe proporcionar mais saúde, vai lhe dar um orgulho danado de você mesmo.

+ Como cuidar da saúde mental e financeira diante da crise?

Como poupar dinheiro no atual momento se as pessoas estão lutando para pagar as contas?

O primeiro passo, segundo a especialista, é querer poupar e ter clareza da atual situação das finanças, como mencionou acima. Para isso, faça algumas perguntas e se questione:

  • tenho dívidas?
  • tenho algum patrimônio?
  • posso aumentar minha renda?

Essas são algumas perguntas iniciais antes de começar a montar a reserva.

O segundo passo é criar frases fortalecedoras dentro daquilo que faça sentido para você. Tais como: ‘dinheiro é bom, eu sou uma pessoa próspera, quanto mais eu ganho mais eu multiplico etc’.

Por fim, a terceira etapa é ter clareza do que você e de onde quer chegar. “Afinal, tem muita gente querendo um montão de coisas, mas poucos os que realmente colocam a mão na massa e constroem uma vida”, finaliza.

O que achou das dicas da especialista? Você já tem sua reserva financeira? Conte aqui nos comentários.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos