
Em todas as cidades e em grande parte das estradas é possível encontrar pedágios de diversos valores. Mesmo sendo uma obrigatoriedade, é comum ver por aí a evasão de pedágio acontecendo em todo país.
E não existem motivos que explicam essa evasão, até porque quem toma essa atitude pode sofrer algumas consequências. Uma delas é perda de pontos na carteira de motorista e a outra o pagamento de uma multa.
Não há como negar que as duas consequências acabam saindo mais caras do que pagar o pedágio em si.
+ Veja se é possível pagar pedágio com cartão no Rio de Janeiro?
E se você já cometeu alguma evasão de pedágio e não sabe como pagar a multa aplicada pela infração ou quantos pontos perdeu na carteira de motorista, é importante procurar se informar. Para te ajudar, preparamos este artigo com as principais informações.
Afinal, o que é evasão de pedágio?
É claro que não são todos os motoristas que cometem a evasão de pedágio e, muitos não sabem nem o que significa o termo. Para não ter mais dúvidas, a primeira coisa que vamos fazer é explicá-lo.
Para quem ainda não sabe, a evasão de pedágio é quando o motorista do veículo passa por um pedágio e não realiza o pagamento imposto pela concessionária que administra a via. Mas como isso acontece?
+ Qual o melhor tag de pedágio? Veja comparativo entre os serviços e escolha!
Bom, existem diversas formas que o motorista pode cometer a evasão de pedágio, sendo as duas principais delas:
- Ao passar pela cabine em alta velocidade, quebrando a cancela que está abaixada por conta do não pagamento;
- Ao aproveitar que o motorista da frente realizou o pagamento e passar junto com ele pela cancela.
Vale ressaltar que os pedágios possuem câmeras nas cabines, o que facilita a identificação da placa do veículo que não realizou o pagamento da tarifa.
Qual é a multa para evasão de pedágio?
Você, motorista, precisa ficar muito atento sobre as multas e penalidades caso um dia realize uma evasão de pedágio – ou conheça alguém que tenha passado por esta situação. Afinal, é uma infração, que acarreta em:
- tipo de infração: grave
- penalização: perde 5 pontos na carteira
- multa: R$195,23
É importante dizer que a evasão de pedágio está enquadrada como uma infração de trânsito prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E o motorista é advertido independentemente de como ela aconteça.

Mas, de qualquer forma, a dica é: nunca realize uma evasão de pedágio. Cuidado com as passagens automáticas ou tentar “passar direto” pela cancela só porque ela está levantada.
Como pagar a multa de evasão de pedágio?
Você realizou uma evasão de pedágio e foi enquadrado por essa infração. A notificação chegou e você não sabe como vai pagar, e agora? O que fazer?
Caso haja tempo de voltar atrás e corrigir o erro, volte o carro, estacione e vá até a cabine explicar a situação ao fiscal da empresa responsável. Ele emitirá uma guia.
+ Saiba como escolher o melhor passe livre para pedágios. Veja 5 opções!
Esta guia precisa ser preenchida e você terá que realizar o pagamento do valor da tarifa daquele pedágio, sem qualquer valor adicional.
Mas, caso você vá embora, não retorne e esqueça dessa infração, certamente será notificado e terá os pontos aplicados na sua carteira. Neste caso, só lhe restará pagar a multa.
O artigo te ajudou? Foi útil? Então compartilhe com seus amigos motoristas para que eles fiquem cientes e não passem por esta situação.