
Nesta terça feira, 15, é comemorado o dia da Proclamação da República. Por conta disso, alguns estabelecimentos podem não funcionar nesta data. Bateu a dúvida sobre o que abre e o que fecha no feriado de 15 de novembro? Leia o artigo completo e fique por dentro!
A Proclamação da República é considerada um feriado nacional desde 1949 quando foi publicada a Lei nº662, que declara como feriados nacionais os dias: 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.
O feriado comemora a instauração da república no Brasil, após um levante militar contra a monarquia brasileira, em 15 de novembro de 1889. Depois do episódio, a família real fugiu para Portugal e Deodoro da Fonseca assumiu o cargo de primeiro presidente do Brasil.
+ Saiba se trabalhar no feriado é permitido e o que diz a lei
Este ano, o feriado cai em uma terça-feira e, por conta disso, há muitas dúvidas se os estabelecimentos funcionarão na véspera do dia 15.
Mas, o dia 14 de novembro não é feriado, nem ponto facultativo, é considerado expediente normal de trabalho. No entanto, dependendo do combinado entre patrões e empregados, pode ocorrer uma folga.

Veja a lista do que abre e fecha no feriado de 15 de novembro
No geral os serviços públicos não essenciais não funcionam no feriado. Já no setor privado, abrir ou não o estabelecimento fica a critério do dono da empresa, que define, inclusive, o horário de funcionamento.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) os bancos não irão funcionar neste dia 15 de novembro. Mas, os caixas eletrônicos e o Internet Banking seguem funcionando normalmente.
Se você tem alguma conta com vencimento para o dia 15, não se preocupe. O pagamento pode ser feito no próximo dia útil, 16 de novembro, sem cobrança de juros ou multas.
Lotéricas
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, a decisão de abrir ou não no feriado de 15 novembro será das próprias lotéricas. Assim, pode ser que em algumas localidades tenham lotéricas funcionando e em outros não.
Além disso, mesmo as que decidirem abrir no feriado, podem ter o horário de funcionamento reduzido.
Bolsa de valores
A Bolsa de Valores Brasileira (B3) também não funcionará no feriado da Proclamação da República. Ou seja, não haverá negociações, que ficarão temporariamente suspensas e voltam a acontecer no dia 16.
Correios
As agências dos Correios de todo o país estarão fechadas no feriado de 15 de novembro.
INSS
As agências do INSS são outras que não funcionam no dia 15. Mas o site e aplicativo Meu INSS funcionam normalmente.
Postos de combustíveis
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os postos de combustíveis devem funcionar de segunda a sábado, das 6h às 20h, incluindo os dias que são feriados.
+ Copa do Mundo: entenda se dia de jogo do Brasil é folga
Shoppings
A orientação da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) é que os shoppings funcionem no dia 15 de novembro, porém em horário reduzido, que pode ser das 14h às 20 em algumas regiões e de 15h às 21h em outras.
Comércio de rua
As lojas de rua também podem funcionar no feriado de 15 de novembro. Quanto ao horário de funcionamento, fica ao critério dos lojistas definirem se irão trabalhar no período integral ou em horário reduzido.
Bares e restaurantes
Esse caso é bem semelhante ao do comércio. Ou seja, o estabelecimento pode abrir e o dono tem autonomia para definir qual será o horário de funcionamento.
Saúde
No geral, os hospitais e UPAs costumam abrir mesmo em feriados nacionais. No entanto, as operações podem ser reduzidas, com uma quantidade menor de médicos e enfermeiros atendendo, por exemplo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião nos comentários.
Veja também no FinanceOne: