Voltou de férias? Saiba como se organizar financeiramente

0
140
pessoas conversando sobre investimento
0
(0)

O segundo semestre de 2022 já está entre nós, e com ele a ansiedade pelo final de ano começa a fazer parte do dia a dia junto com as pendências que vão se acumulando. Se você ou sua família retornaram de férias recentemente, é chegada a hora de se organizar financeiramente para fechar o ano com um saldo positivo.

Contenção de gastos, fortalecimento da reserva de emergência e realização de novos planos é o sonho de muita gente. Por isso, se você quer terminar o ano com os boletos pagos e dinheiro sobrando na conta, esse é o momento certo para colocar as contas em dia e buscar a reorganização financeira pós-férias.

Para te ajudar nessa missão, criamos um guia com quatro dicas práticas para você se organizar financeiramente. Confira!

Veja 4 dicas para se organizar financeiramente

1. Analise seus gastos extras

O pós-férias exige uma análise criteriosa das contas, por isso nada melhor que avaliar tudo que foi gasto e calcular quanto será necessário gastar a menos nos meses seguintes para não extrapolar o orçamento. 

Se a sua renda do mês anterior foi paga como adiantamento das férias, lembre-se que o salário seguinte virá reduzido, por isso esse pode ser um bom momento para realizar compras parceladas no cartão como forma de “respiro”. A prática, entretanto, não pode se tornar um hábito e deve ser utilizada apenas para momentos específicos. 

2. Priorize as contas fixas para se organizar financeiramente

Ao retornar de férias, é comum que haja uma confusão sobre o que será pago em seguida, por isso opte por priorizar as contas fixas do mês (água, luz, gás, condomínio, escola dos filhos etc.). O atraso dessas contas pode gerar uma bola de neve sem precedentes para os próximos meses.

Gastos flexíveis como lazer, entretenimento e academia, por exemplo, podem ficar em segundo plano no mês de retorno das férias. Assim que o orçamento voltar a funcionar com as próprias pernas, você pode começar a incluir novos gastos no fluxo das finanças. 

Garota pegando produtos na prateleira do supermercado
Pós-férias exige contenção de gastos e reavaliação das prioridades financeiras. (Fonte: Divulgação)

3. Pesquise os preços

Por fim, um cenário de contenção de gastos exige uma pesquisa minuciosa de preços, e em tempos de alta dos juros essa atenção deve ser ainda mais redobrada. Se você precisa comprar material escolar ou repor o estoque de algum item de casa, aproveite para procurar por ofertas e descontos.

No mercado, opte por dias de promoções de carnes e legumes e aproveite as frutas da estação para deixar a conta final mais barata. Também pode ser momento de reavaliar planos de assinatura e mensalidades de serviços que não estiver usando com afinco. 

4. Procure boas opções de investimento

Nada melhor para fortalecer as finanças do que aplicar o montante em um investimento seguro e rentável. Por isso, se você quer se organizar financeiramente para encerrar o ano da melhor forma, estude a possibilidade de investir em opções viáveis para o seu bolso.

Renda fixa ou renda variável, fato é que o mercado oferece investimentos para todos os tipos de perfis. Cuidar do próprio dinheiro por meio de caminhos rentáveis é a melhor forma de você se organizar e ter controle sobre os próprios gastos.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir o que é e como aplicar o método 50-30-20 para organizar as finanças.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui