
Se você mora em São Paulo ou visitou a região central recentemente, certamente se deparou com pelo menos meia dúzia de mercados Oxxo. A franquia mexicana já dominou a capital paulista e promete se expandir pelo Brasil a partir de 2023.
Anúncios
A chamativa fachada vermelha e amarela da Oxxo (a pronúncia é “óquisso”) chama atenção de quem passa em frente. Trata-se de um empreendimento do Grupo Nós, que também possui a marca Shell Select.
Em entrevista ao Uol, Rodrigo Patuzzo, CEO do grupo Nós, disse que a previsão é totalizar 306 lojas abertas até março de 2023. Atualmente, já são 128 mercados abertos em São Paulo, sendo 76 só na capital.
Anúncios
Depois de dominar o centro da maior metrópole brasileira, o plano é expandir aos poucos por bairros próximos, como Itaim Bibi e Vila Mariana e periferias. Depois, novas unidades serão espalhadas por todo o estado e, então, será hora de iniciar a expansão em outros estados do Sudeste.
De acordo com Patuzzo, a meta é replicar aqui no Brasil, o sucesso que a Oxxo teve no México, onde já há mais de 21 mil unidades em funcionamento.
+ Quanto custa uma franquia Borda e Lenha? Como funciona? Confira!
Anúncios
Quanto custa uma franquia da Oxxo?
De acordo com informações divulgadas pela Uol, a franquia da Oxxo custa cerca de R$750 mil só para abrir. O custo considera o tamanho médio da unidade, de 90 m².
No entanto, a rede de mercados de bairro não divulgou se realmente trabalha franqueando unidade. Na verdade, o site informa apenas a possibilidade de oferecer um ponto para construção do mercado.
Quem tem um imóvel construído ou um terreno para oferecer como um ponto para as lojas, deve enviar um e-mail para [email protected].
A empresa não informou se existe tamanho mínimo ou requisitos para envio da proposta. Porém, provavelmente será avaliado se o ponto está localizado em local que seja de interesse da marca.
A boa notícia é que a expansão das unidades acontece de forma rápida e tem previsão de crescer. Em 2022, foram abertas tantas Oxxo em São Paulo que a franquia virou piada (no bom sentido):
Como funciona uma unidade da marca?
A franquia Oxxo é uma rede de pequenos mercados ou mercados de bairros. Esse tipo de estabelecimento também é conhecido como one stop shop (loja de parada única), cuja ideia é vender produtos que o consumidor precisa repor rapidamente, num ambiente compacto.
Por isso, a variedade de produtos oferecidos nas prateleiras não é tão grande. São, principalmente, produtos alimentícios (padaria, congelados, guloseimas, bebidas e alguns produtos naturais, como frutas), além de outras conveniências, como produtos de limpeza.
O público alvo da Oxxo é formado, principalmente, por mulheres adultas e jovens universitários. Isso varia dependendo da região e do horário. Aliás, esse é um diferencial: a maioria das unidades opera 24 horas por dia.
Na entrevista ao Uol, Patuzzo também disse que a marca está começando a atuar com dark stores — que armazenam produtos exclusivamente para compras feitas online — e com um marketplace digital, para começar o delivery da Oxxo em São Paulo.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe e descubra outras franquias de sucesso: