
A franquia Petz está entre as mais famosas do mercado de Pet Shop e pode ser uma boa oportunidade de negócio. No entanto, abri-la requer um terreno grande e um bom investimento inicial.
A boa notícia é que o segmento tem perspectivas positivas. Um levantamento da plataforma de análise de dados DataHub, com aproximadamente 50 milhões de empresas, mostra que o setor de cuidados com animais domésticos cresceu 316% nos últimos seis anos.
Neste mercado, a Petz se destaca como uma das marcas mais conhecidas e tem planos de expansão pelo Brasil e no mercado internacional. Inclusive, a empresa recentemente comprou a Zee.Dog, que já opera em mais de 40 países.
A estratégica é, até 2025, tornar-se reconhecida mundialmente como o melhor ecossistema do segmento pet. Foi o que disse Sergio Zimerman, dono da Petz.
O plano inclui a abertura de nova unidades em todas as 26 capitais do Brasil, além do Distrito Federal, nos próximos cinco anos.
A questão é: como funciona para abrir uma unidade dessa marca aqui no Brasil? Quanto custa o investimento inicial? É o que você vai descobrir agora.
Como funciona para abrir uma franquia Petz?
Na verdade, a “franquia Petz” requer que o empreendedor já tenha um espaço já disponível. A marca não trabalha com o mesmo modelo de outras empresas em que a escolha e compra do ponto acontece no processo. Eles nem usam o termo franquia, mas chamam de parceria.
“A Petz é a rede de pet shops que mais cresce no Brasil e está sempre atenta a oportunidades imobiliárias que suportam nossa expansão. (…) Você tem um bom espaço disponível e gostaria de fechar uma parceria com a gente? Essa pode ser a oportunidade perfeita para mais uma das lojas Petz!”
Para abrir uma unidade, o espaço precisa atender a alguns requisitos preestabelecidos:
- ser preferencialmente loja pronta
- possuir entre 500 e 1.200 m² de área construída
- implantação térrea
- ter vagas de estacionamento
De acordo com a marca, essas características são imprescindíveis para a manutenção da qualidade e do formato que os clientes já conhecem nas lojas.
Tendo o imóvel e o desejo de firmar a parceria, é necessário apresentar uma proposta à Petz enviando um e-mail para [email protected]. A mensagem deve conter as seguintes informações:
- Localização (endereço completo ou arquivo KMZ).
- Valor de locação.
- Metragens (área terreno, área construída, testada/fachada)
- Descrição do estacionamento (quantidade de vagas e formato, se é térreo, subsolo, pilotis etc).
- Tipo de imóvel (terreno, shell, loja pronta, galpão, concessionária etc).
Além dessas informações obrigatórias, o empreendedor pode acrescentar um breve relato de qualquer informação adicional que considerar pertinente.
+ Franquia home office: veja como lucrar trabalhando em casa

Quanto custa abrir uma unidade da rede?
Não se sabe exatamente quanto custa para abrir uma franquia Petz, porque a marca não divulga o valor do investimento. Além disso, como se trata de uma parceria em que já há um imóvel construído, isso pode variar bastante.
Existem relatos na internet que apontam que o custo varia de R$10 mil a R$150 mil, dependendo do local e do imóvel. No entanto, esses valores não foram oficialmente confirmados pela marca.
Portanto, a única forma de firmar o negócio é enviando uma proposta e conversando com os consultores da Petz. É fundamental informar-se sobre o modelo de negócio da marca.
Gostou do conteúdo? Então leia também: