O golpe do bilhete premiado está de volta! Entenda como se proteger!

0
679
dois homens apertando as mão com notas de dinheiro
4.2
(6)

O golpe do bilhete premiado é antigo, mas muitas pessoas ainda caem nessa armadilha. No geral, os idosos são os principais alvos.

Nesse tipo de golpe, os criminosos costumam ser bem habilidosos na hora de contar histórias capazes de persuadir a vítima. Os golpistas pedem à pessoa que os ajude a retirar um prêmio na loteria, em troca de parte do valor.

Apesar de circular há anos no mercado, não é incomum ver notícias sobre novas vítimas do golpe do bilhete premiado. Por isso, FinanceOne vai explicar como a armadilha funciona e o que fazer para se proteger. Confira!

+ INSS: entenda como se prevenir do novo golpe no Whatsapp

Como funciona o golpe do bilhete premiado?

Basicamente, o golpista aborda uma pessoa na rua e diz que está com um suposto bilhete premiado na loteria, mas não consegue retirar o valor. Para justificar, o criminoso pode inventar diferentes desculpas: não sabe ler, estar sem documentos, entre outras.

Uma história muito comum é a de que o criminoso é uma pessoa religiosa e que sua doutrina não permite o recebimento de um benefício proveniente de jogos.

Além disso, para despertar o interesse da vítima, o golpista revela o valor que tem a receber. Normalmente, números expressivos, acima dos R$100 mil. E oferecem uma parte do prêmio como recompensa pela ajuda.

Nesse primeiro momento, nem todos compram a história. É aí que entra em cena um segundo golpista. Este pode agir de duas formas:

  1. Se diz amigo do primeiro golpista e confirma toda a história contada inicialmente; ou
  2. Se passa por um desconhecido tentando ajudar e entra em contato com um suposto amigo da Caixa Econômica Federal para confirmar a veracidade do bilhete, que, claro, é dito como válido.

Após convencer a vítima, os criminosos podem convidá-la para ir de carro até o local de retirada do prêmio. E, com o cidadão dominado, iniciam uma série de ameaças exigindo transferências bancárias.

Ou, ainda, podem pedir algum valor em dinheiro como garantia de que podem confiar na vítima e, depois de conseguir o dinheiro, fogem.

Bilhetes da mega-sena
Golpe do bilhete premiado é antigo, mas continua a fazer muitas vítimas pelo país (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Por que o golpe do bilhete premiado continua em alta?

O golpe do bilhete premiado, conforme já mencionado anteriormente, é aplicado, principalmente, em idosos. Toda a história contada é estruturada com o intuito de fazer com que a vítima sinta pena do criminoso e queira ajudar.

Além disso, a participação de um segundo elemento confirmando o ocorrido ajuda a transmitir ainda mais credibilidade. Ou seja, o golpe se dá por meio de uma manipulação psicológica.

Em um primeiro momento fazendo com que a vítima sinta compaixão, por meio de uma história comovente, e depois mostrando-a que ela também pode se beneficiar, caso ajude o golpista.

+ Golpe da vaga de emprego: confira como não cair em falsas oportunidades

Como se proteger desse tipo de armadilha?

O primeiro passo para evitar cair no golpe do bilhete premiado parte de uma premissa que funciona para, praticamente, todos os tipos de golpes financeiros: desconfie de promessas de dinheiro fácil e rápido.

Pode parecer muito atraente a possibilidade de ganhar uma boa quantia em dinheiro só para ajudar uma pessoa. Mas lembre-se de que você não conhece esses cidadãos que o abordaram e não tem nenhuma garantia de que eles têm boas intenções.

Outro ponto importante é não fornecer dados pessoais a desconhecidos. Incluindo dados bancários, cartões, senhas e números de documentos. Nesse mesmo sentido, não faça transferências ou saques de qualquer valor para desconhecidos.

Agora, se, infelizmente, você já foi vítima desse golpe, vale fazer um boletim de ocorrência e entrar em contato com seu banco por onde o pagamento foi realizado para denunciar o ocorrido.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os amigos! Aproveite e confira 7 golpes financeiros no WhatsApp e saiba como se proteger.

O que achou disso?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui