
Um novo golpe no WhatsApp está circulando por aí e, desta vez, envolvendo o INSS. De acordo com o próprio Instituto Nacional do Seguro Social, criminosos se passam por uma suposta “Central de Atendimento” para enganar os cidadãos.
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Numa tentativa de passar mais credibilidade para conseguir os dados da vítima, os golpistas usam a imagem da assistente virtual do INSS, Helô. No entanto, a Helô é um plantão de dúvidas, que pode ser acessada, apenas, pelo Meu INSS.
O Instituto alertou, ainda, que a assistente virtual nunca busca o segurado pelo WhatsApp para nenhum tipo de conversa ou esclarecimentos. Isso porque a Helô é programada para responder dúvidas, e não para iniciar conversas.
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Entenda como os criminosos aplicam o golpe do INSS no WhatsApp
Conforme já mencionado, as abordagens são feitas por meio do WhatsApp, aplicativo de mensagens desenvolvido pela Meta (antigo Facebook).
Na prática, os criminosos informam alguns dados pessoais dos segurados e passam um número de protocolo, com a desculpa de que esse é o procedimento padrão de atendimento do INSS.
Os golpistas usam esse artifício para transmitir mais confiança à vítima de que o contato é, de fato, oficial. Depois de atrair a atenção do segurado, os criminosos começam a pedir uma série de dados pessoais, incluindo fotos de documentos.
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Caiu no golpe do INSS no WhatsApp? Veja o que fazer
Segundo recomendação do INSS, se o segurado for vítima do golpe no WhatsApp, é preciso registrar um boletim de ocorrência. Além disso, deve-se comunicar aos órgãos envolvidos. Ou seja, o próprio INSS e o banco onde a vítima recebe seu benefício.
Os cidadãos também devem denunciar tentativas de golpes à Ouvidoria do instituto pela internet ou via telefone, pelo número 135.
Todos que receberem qualquer tipo de comunicação parecida devem bloquear imediatamente o contato e não fornecer nenhuma informação, como dados pessoais, fotos ou documentos.
Para esclarecer dúvidas com a verdadeira Helô, basta ser usuário do Meu INSS, pela web ou aplicativo, e clicar na ilustração da assistente virtual que aparece no canto da tela à direita. O chatbot solicitará, apenas, o nome e o CPF do cidadão para início do atendimento.
Como o INSS entra em contato com seus segurados?
Caso o INSS precise fazer algum contato com seus segurados, este é feito por meio das informações fornecidas no cadastro do cidadão: e-mail, telefone e endereço. Por esse motivo é importante que esses dados estejam sempre atualizados.
Essa atualização pode ser feita pelo Meu INSS, web ou aplicativo, ou por telefone (135).
Outra opção de contato é pela própria Central de Atendimento (135), telefone oficial do INSS. Já o número utilizado para comunicações via SMS é o 280-41.
Vale ressaltar que quando o segurado entra em contato com o instituto algumas informações pessoais, como CPF e nome da mãe, podem ser solicitadas. Isso porque o INSS precisa confirmar a identidade do cidadão, para manter a segurança dos dados dos cadastrados.
Veja as orientações do INSS para evitar cair em golpes
Por fim, o INSS listou algumas recomendações para que os cidadãos não caiam em golpes como esse. Confira:
- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço;
- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação. Desligue a ligação e bloqueie o contato;
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links, nem pede documentos pelo SMS;
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
- Utilize, apenas, os canais oficiais de atendimento (aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social) para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento.
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