Novo golpe bloqueia pagamento por aproximação do cartão de crédito. Veja!

0
1886
compra sendo parcelada no cartão
5
(1)

Um novo golpe que está circulando bloqueia o pagamento por aproximação do cartão de crédito para roubar dados dos usuários. A descoberta foi da empresa de cibersegurança Kaspersky, que orienta que consumidores e lojistas tenham cuidado. 

Anúncios

Segundo as informações divulgadas, o golpe funciona por meio de quadrilhas que hackeiam o sistema de pagamentos. Os criminosos conseguem acessar os computadores das lojas, aos quais estão conectadas as maquininhas, remotamente. 

Eles instalam programas maliciosos nesses computadores e isso permite que consigam detectar quando um pagamento por aproximação está prestes a acontecer. 

Anúncios

Então eles bloqueiam a tentativa para que o usuário seja obrigado a inserir o cartão e eles consigam roubar dados. 

A partir disso, o código de segurança e senha são roubados e podem ser usados em outras compras. Tanto lojistas quanto consumidores são enganados. 

É importante destacar que nem toda vez que o pagamento por aproximação der erro, significa que se trata de um golpe. O erro de leitura é comum e pode acontecer também por problemas técnicos.

Anúncios

Como se proteger do golpe que bloqueia o pagamento por aproximação?

A boa notícia é que não há relatos do golpe que bloqueia o pagamento por aproximação aqui no Brasil ainda. Mas os consumidores podem adotar algumas medidas para se protegerem.

Veja algumas dicas:

> Em caso de erro no pagamento por aproximação, não insira o cartão de crédito na máquina. Ao invés disso, peça ao atendente para tentar realizar a compra em outro terminal;

> Se outras máquinas apresentarem o mesmo problema, dê preferência a outras alternativas de pagamento, como dinheiro, PIX;

> Verifique a tela da maquininha: não é comum que elas peçam que o cliente insira o cartão logo após um erro de leitura, geralmente apenas informam o erro; 

> Se possível, vincule seu cartão de crédito ao celular usando tecnologia de reconhecimento facial para evitar compras não autorizadas. 

O pagamento por aproximação é seguro?

Desde que surgiu no mercado, essa tecnologia é motivo de desconfiança dos usuários. Mas o próprio golpe que bloqueia o pagamento por aproximação do cartão de crédito prova que o problema não está na modalidade de pagamento. 

Afinal, os criminosos conseguem roubar os dados a partir do pagamento tradicional, por chip e, por isso, tentam bloquear a aproximação. 

A verdade é que todas as modalidades possuem seus riscos, mas todas elas possuem seus mecanismos de segurança para evitar a ação de criminosos. Cabe ao usuário manter seus dados protegidos e usar todas as barreiras de segurança oferecidas por seu cartão. 

Por exemplo, é possível manter as notificações do aplicativo do cartão de crédito ativadas para receber uma mensagem sempre que uma compra for realizada. Desta forma, o consumidor identifica imediatamente compras indevidas. 

cartão de crédito é passado entre duas mãos
Novo golpe no mercado bloqueia o contactless do cartão par obrigar usuário a usar o chip

O que fazer se for vítima de golpe com cartão?

O usuário que for vítima do golpe que bloqueia o pagamento por aproximação ou qualquer outro tipo de golpe com cartão de crédito, deve adotar as seguintes condutas:

  • Ligar imediatamente para a instituição financeira responsável pelo cartão e cancelá-lo, antes que os criminosos façam compras sem autorização;
  • Checar a fatura do cartão para verificar se alguma compra indevida chegou a ser realizada;
  • Havendo compras que não reconhece, o cliente deve solicitar ao banco o cancelamento delas o mais rápido possível. 

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: Golpe da mão fantasma é nova armadilha no mercado. Veja como se proteger

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui