Como funciona o cartão TOP estudante? Entenda como fazer, recargas e mais

3
17208
Duas pessoas seguram um cartão TOP
3.7
(37)

O cartão TOP estudante (ou de uso escolar) é um benefício concedido aos alunos e professores que atendem a um conjunto de requisitos para aprovação desse passe.

Anúncios

De acordo com a Resolução STM 10, o benefício oferece desconto de 50% do valor da tarifa nas:

  • linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo;
  • e nas linhas operadas pela Metra no corredor São Mateus/Jabaquara e Diadema/Berrini.

Em alguns casos, há o benefício de passe livre.

Anúncios

O grande diferencial do cartão TOP é a conta digital vinculada a ele, que permite utilizar serviços como débito, crédito e saques em apenas um cartão.

A conta é isenta de tarifas, operando de forma 100% gratuita. Mas se o usuário quiser um cartão de crédito, será cobrada anuidade.

estudante escrevendo
O cartão TOP estudante já pode ser solicitado

+ Está com problemas com o cartão TOP? Veja como resolver

Anúncios

Como fazer o cartão TOP estudante?

Segundo a EMTU, desde 2022 o órgão não envia mais os cartões para a escola.

Após a instituição de ensino enviar as informações para a administradora do cartão TOP estudante, o aluno pode solicitar seu benefício de passe livre ou meia tarifa.

Isso também se aplica aos estudantes que utilizavam o BOM. No entanto, quem já possui o cartão TOP não precisa solicitá-lo novamente.

A função Escolar será ativada após a liberação do benefício do Passe Escolar pela EMTU.

Confira passo a passo:

1. Solicitação do benefício no site da EMTU;

2. Após liberação do benefício pela EMTU, realizar a solicitação do cartão TOP pelo aplicativo ou por meio de agendamento de atendimento nas Lojas Pernambucanas;

3. Com seu cartão TOP na mão, você já pode recarregar seus créditos nas máquinas de autoatendimento dos terminais e estações.

Recarga

Fique atento: no momento da recarga, é necessário selecionar a aplicação ESCOLAR para que o desconto na tarifa seja aplicado. No site do cartão TOP estudante também há acesso a um mapa com a localização de diversos postos de validação.

De acordo com a EMTU, todas as estações da CPTM e do Metrô possuem Máquinas de Autoatendimento (ATM) com serviço de recarga do cartão TOP.

Existe a opção de realizar recargas pelo aplicativo, mas alguns usuários estão reclamando da instabilidade do serviço.

Em nota, a companhia informou:

“O cidadão que encontrar qualquer divergência ou dificuldade para recarga, recomendamos entrar em contato com a nossa Central do Atendimento do TOP no (11) 3888-2200”.

O Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola.

Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário-mínimo nacional, ou integrante de bolsas como FIES, PROUNI, cotas sociais.

Por outro lado, o estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem.

Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro na região metropolitana.

E aí? Tudo certo para solicitar o seu cartão TOP estudante? Então fique de olho no nosso site para acompanhar mais informações sobre esse benefício.

O que achou disso?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 37

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

3 COMENTÁRIOS

  1. Meu nome é Ana Alice,mãe de uma aluna de 13 anos,ela faz um curso regular de segunda à sexta,pago passagem inteira,porém está pesando no bolso,pois sou a chefe da família.
    Fistaria de saber,como fazer para conseguir a meia passagem,ou passagem integral?
    Já estou com a declaração da escola

  2. O valor de recarga do TOP está inferior a 50% do valor do transporte. O valor da passagem é 11,70 reais só da para 2 semanas. O que fazer? Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui