Golpe da mão fantasma é nova armadilha no mercado. Veja como se proteger

0
328
notas de dinheiro
4.5
(2)

Você já está sabendo do novo golpe da mão fantasma? Muitos bancos já estão alertando os clientes para que não caiam em mais uma ação criminosa. Caso você ainda não conheça este golpe, nós iremos te ajudar. 

A primeira coisa é que quanto mais informações você tiver sobre o golpe da mão fantasma mais fácil será de identificar se de fato é ou não uma ação criminosa que está por trás do telefone.

Para quem não sabe, esse é um golpe de acesso remoto, por isso o nome de mão fantasma. Afinal, a vítima vê os próprios dados e dinheiro sendo roubados em tempo real pelo telefone.

Mas como o golpe acontece e como se prevenir? Continue lendo este artigo para descobrir!

O que é o golpe da mão fantasma?

Se você ainda não está sabendo como funciona o golpe da mão fantasma, chegou o momento de entender melhor sobre ele. Afinal, é desta forma que você conseguirá se proteger desses criminosos.

Tanto a Polícia Federal quanto os bancos estão alertando os brasileiros para ficarem atentos caso recebam a ligação de uma pessoa que se diz ser um funcionário de uma instituição financeira na qual você possui conta.

+ Golpe do iFood: o que é e como se prevenir para não cair

Isso porque eles estão induzindo vítimas a instalarem um malware,. Ele é um software que permite o acesso ao celular para que os golpistas consigam vasculhar o aparelho e encontrar senhas.

Tendo esses dados em mãos, eles conseguem acessar os seus aplicativos de bancos e  utilizá-los para cometer fraudes. E o que os golpistas fazem é justamente transferir todo o dinheiro que tem na sua conta para uma outra, enquanto estão no telefone com você.

pessoa segurando notas de real
O golpe da mão fantasma acontece quando você baixa um aplicativo no seu telefone

Como funciona a ação?

Neste momento, você deve estar se perguntando como eles fazem para enganar a pessoa e convencê-la a baixar um aplicativo, certo? Quando o golpista entra em contato com a vítima se passando por funcionário da conta ele realiza diversas abordagens.

Um exemplo é falar que a conta foi invadida, clonada e por conta disso está tendo movimentações suspeitas. Por isso, para que essas supostas movimentações parem é necessário instalar um aplicativo que solucionará o problema.

E é neste momento, que de fato, a sua conta começa a ter as movimentações estranhas. Porque o golpista já está com as suas senhas e dados bancários.

Por isso, sempre que alguém do banco te ligar, suspeite e não baixe nenhum outro aplicativo.

Entenda o golpe na prática

Para você que ainda não entendeu o porquê de se chamar golpe da mão fantasma, vamos lá para mais detalhes!

Basicamente, os golpistas estão entrando em contato por mensagens de texto ou ligação telefônica com clientes de diversas instituições bancárias.

Eles dizem que o celular da vítima está vulnerável e precisa ser instalado um aplicativo. É aí que o golpe começa, de fato, a acontecer. Esse aplicativo dará acesso remoto ao seu aparelho.

O golpista pede que seja clicado em um link, alegando mais segurança. Mas, o que de fato acontece é que ele estará se conectando ao seu aparelho remotamente, como um fantasma.

+ Veja os golpes com cartão de crédito mais comuns e como se proteger

Mas, por que fantasma? Pois ele passará a ter o controle de todas as ações do seu celular e você não terá como impedir, ainda que vendo ele agindo.

Ele poderá movimentar contas, trocar senhas, transferir dinheiro, entrar em qualquer aplicativo e fazer o que bem entender no seu aparelho. 

Como se proteger do golpe da mão fantasma?

No alerta emitido pela Polícia Federal, a principal recomendação é não cair nessa tentativa de instalação de um novo aplicativo. Caso receba algum contato, negue e já desconfie.

Segundo a PF, os aplicativos oficiais de todas as instituições financeiras são seguros e confiáveis. Portanto, não necessitam da instalação de um app secundário para proteção.

Além disso, se o aplicativo do banco apresentar alguma instabilidade, ele não compromete o seu aparelho e a instituição bancária certamente emitirá um comunicado oficial.

Além disso, busque sempre cuidados adicionais. Segundo o Nubank, é essencial:

  • Ter uma senha extra ou autenticação de dois fatores para maior segurança;
  • Desconfiar sempre de toda mensagem ou ligação solicitando instalação de novos aplicativos;
  • Entrar em contato com o seu banco pelos canais oficiais para confirmar a informação; e
  • Baixar aplicativos apenas pelas lojas oficiais e não por meio de links de terceiros.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com um amigo para alertá-lo sobre o golpe da mão fantasma!

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui