
Novos golpes relacionados ao Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central estão sendo aplicados. Na última semana, a instituição emitiu um alerta para falsas mensagens recebidas.
De acordo com a autoridade monetária, os serviços de atendimento ao cidadão têm recebido volume de reclamações relacionadas ao tema quatro vezes maior que a média normal.
São realizadas, principalmente, consultas sobre informações inverídicas. Isso porque inúmeras falsas mensagens começaram a circular na internet nos últimos dias, mentindo sobre o SVR.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é o antigo Registrato, aquela iniciativa do BC que permite aos cidadãos consultar se possuem dinheiro esquecido nos bancos e outras instituições.
Por meio dele, os brasileiros podem consultar valores de:
- conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível,
- tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC,
- parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC,
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, e
- recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Como não cair em golpes dos Valores a Receber?
Para não cair nos golpes relacionados ao Sistema de Valores a Receber, basta seguir as orientações do próprio Banco Central:
- Se receber uma mensagem pelo WhatsApp para resgatar valores esquecidos no Banco Central imediatamente via PIX, ignore o conteúdo da mensagem e a não clique em nenhum dos links.
Acontece que, como explica o BC, esses links roubam senhas de redes sociais e podem até mesmo instalar vírus e programas espiões no celular do usuário.
O Banco Central não divulga informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema por aplicativos de mensagens. Toda informação oficial é disponibilizada no site e nas redes oficiais do órgão.
Além disso, o único site para consultar valores a receber e solicitar o saque, é a plataforma oficial: valoresareceber.bcb.gov.br.
Em resumo, tome os seguintes conhecimentos para se proteger:
- O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Somente a instituição (banco) que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar o usuário e ela nunca vai pedir sua senha.
- Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

Como consultar o dinheiro esquecido?
A consulta ao Sistema de Valores a Receber está suspensa desde abril. Neste mês de janeiro, as instituições financeiras começaram a enviar dados para o órgão preparar a segunda fase de consultas.
No entanto, a reabertura das consultas e dos saques ainda não tem previsão de retorno.
“Estamos trabalhando para melhorar o sistema e incluir novos valores. Em breve, o Banco Central divulgará a data de reabertura do SVR e informações sobre valores de falecidos.”
Vale lembrar que o BC já anunciou que, quando o sistema voltar, haverá uma novidade: será permitido o saque dos dinheiros esquecidos por herdeiros e representantes legais de pessoas falecidas.
Por enquanto, ainda não é possível consultar informações de terceiros.
Quando a segunda fase começar, a consulta poderá ser feita pela mesma plataforma do SVR. Na página, o BC informará o passo a passo para acessar o Sistema.
O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também:
+ Dinheiro esquecido nos bancos: veja 6 investimentos para rendê-lo mais