
Já está planejando ir para a Copa do Mundo de 2026? Não, é melhor já ir se organizando financeiramente. Isso porque o próximo evento vai acontecer em três países: Estados Unidos, México e Canadá.
Anúncios
A FIFA ainda não anunciou as datas exatas do torneio. Porém, a Copa do Mundo retornará ao seu horário regular de junho e julho em 2026, depois que os organizadores optaram por sediar a edição de 2022 entre novembro e dezembro, devido às condições climáticas de verão no Catar.
No total, 16 cidades receberão jogos da próxima Copa do Mundo: duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos, o terceiro país mais populoso do mundo. Ou seja, os deslocamentos serão grandes e demorados.
Anúncios
Enquanto a maior distância dos estádios no Catar é de 70 km, os próximos jogos terão trajetos de até 4.000 km em linha reta, como no caso de Cidade do México e Vancouver.
Qual moeda levar?
Como dito, a Copa do Mundo de 2026 será realizada em três países e cada um com a sua moeda específica. Os Estados Unidos, o dólar; o México, o peso; e o Canadá, o dólar canadense.
Ou seja, três moedas diferentes, cada uma com um valor correspondente para o Real. Portanto, o ideal é que você compre o dólar americano. Afinal, você consegue trocar em qualquer país e é aceito em muitos estabelecimentos no Canadá.
Anúncios
Vale lembrar que hoje, a moeda americana está cotada em R$5,31. De acordo com o Banco Central, a expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana se mantenha nesse mesmo patamar.
Entretanto, a cotação do dólar muda constantemente, então quem planeja comprar dólar precisa ficar atento às oscilações que ocorrem a todo instante para conseguir garantir os melhores preços.
+ Qual é o momento ideal para comprar dólar? Veja como avaliar a situação
Especialistas aconselham dividir as compras de dólar ao longo dos meses que antecedem sua viagem. Comprar tudo de uma vez pode resultar em encarecimento da moeda durante períodos de pico.
Portanto, a melhor hora para comprar dólar não pode ser previamente definida, afinal suas oscilações são imprevisíveis e definidas por diversos fatores, como já mencionamos. O ideal neste sentido é se programar e organizar pequenas compras de tempos em tempos, assim evita imprevistos.

Como guardar dinheiro para ver a Copa de 2026?
Investir para ir à Copa do Mundo 2026 é mais do que simplesmente guardar dinheiro. Trata-se de uma estratégia financeira que faz aumentar o capital. Em outras palavras, o dinheiro bem investido rende mais em menos tempo e assim seu capital aumenta mais rápido.
Portanto, veja algumas opções interessantes de investimentos para que seu montante em 2026 seja grande o bastante para assistir aos jogos e passear pelo México, Canadá ou Estados Unidos.
Renda fixa
Se você se encaixa no perfil de investidorconservador, ou seja, aquele que não gosta de arriscar e quer ter previsibilidade quanto aos rendimentos, é mais indicado investir em renda fixa. Separamos duas boas opções.
1 – Tesouro Direto
Um dos queridinhos da renda fixa é o Tesouro Direto. Ele é como se fosse um empréstimo de dinheiro que você faz ao governo. E por isso, o investidor recebe juros referente a esse empréstimo – o que gera um rendimento controlado e interessante.
O valor desses juros que você ganha pode ser baseado em alguns fatores, dependendo do tipo de Tesouro Direto.
2 – CDB
Caso você queira ousar um pouco mais nos seus investimentos para a Copa do Mundo de 2026, pode optar por algum título privado como o CDB.
Há a possibilidade de ganhar mais no final das aplicações. Mas fique atento à variação de juros que pode ocorrer. Nesta classe, você compra um título de dívida de algum banco, e também recebe juros por isso.
Renda variável
Agora, caso você esteja disposto a ousar mais, pode ser uma boa ideia investir em renda variável. Sempre é bom lembrar que apesar dos riscos aqui serem maiores, os ganhos também costumam ser.
1 – Ações com dividendos
Uma forma interessante de reunir dinheiro com renda variável para viajar para os países da Copa em 2026 é investindo em ações que pagam dividendos.
Nessa classe de aplicação, as empresas ou S/As disponibilizam ações do seu patrimônio na bolsa de valores e também distribuem partes dos lucros para os acionistas.
+ Confira o Guia completo: como investir na Bolsa de Valores
2 – Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários costumam ser bons investimentos porque também pagam dividendos. Em outras palavras, os lucros obtidos com os aluguéis das propriedades do fundo são divididos entre os investidores.
E a boa notícia é que há fundos que pagam todos os meses, o que pode ajudar o investidor a ter mais controle sobre seus rendimentos. Ainda, se o investimento estiver de acordo com alguns critérios, fica livre de Imposto de Renda.
Como economizar?
O primeiro passo é saber quanto custa viajar para algum dos três países para acompanhar os jogos da Copa do Mundo de 2026. Portanto, espere a definição de onde a seleção brasileira vai jogar.
Depois, comece estabelecendo quantos dias você quer ficar. A partir daí, faça um levantamento do valor médio de passagens aéreas para esse período, hospedagem, alimentação, passeios, ingressos e deslocamento interno, já que os jogos acontecem em diferentes cidades.
Nesse sentido, a copa se apresenta como um desafio maior do que as outras, pois se passará em três países. Além de significar diversas estadias, significa que será preciso cuidar de três vistos internacionais.
Portanto, o ideal é começar se planejando desde agora, buscando as acomodações para se ficar e também buscando comprar ingresso para copa logo que a FIFA liberar as vendas.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!