Quiosque ou loja: qual é o melhor modelo de negócio para aderir?

0
158
mulher usando cartão de credito
0
(0)

É muito comum que ao investir em um novo negócio os empreendedores se questionem sobre qual é a opção mais vantajosa: quiosque ou loja? No entanto, a escolha vai muito além da questão dos custos.

Anúncios

É preciso considerar que tipo de loja pretende abrir, como será feito o atendimento, a variedade de produtos que serão vendidos, a questão logística, entre outros detalhes.

O principal ponto é entender como funciona cada modelo de negócio e identificar qual se adequa melhor ao perfil do seu negócio. Veja mais detalhes neste artigo!

Anúncios

+ 6 franquias baratas e lucrativas para abrir ainda em 2022

Como escolher entre uma loja e um quiosque?

Em primeiro lugar é importante definir a localização da sua loja: será uma loja de rua ou de shopping. Parece apenas um detalhe, mas os quiosques, por exemplo, ficam localizados em shoppings, galerias e aeroportos e os aluguéis nesses locais costumam ser mais elevados.

Por isso, o primeiro passo é calcular se alugar um espaço mais caro caberia no seu orçamento previsto.

Anúncios

Outro ponto a considerar é a questão da segurança. E nesse quesito as lojas de shopping saem ganhando, visto que a maioria das lojas de rua não dispõem de seguranças para protegê-las.

Por fim, também é preciso levar em consideração o tipo de segmento de produtos com o qual você vai trabalhar e se haverá muitos itens à disposição dos clientes e qual é o tamanho deles.

Produtos mais compactos, como joias, camisetas e doces, por exemplo, são mais fáceis de vender nesse tipo de loja.

quiosque da Franquia Zee Dog
ZeeDog é um exemplo de empresa que investe no modelo de franquias (Foto: Divulgação)

Modelo de negócios de lojas e quiosques: vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens de uma loja

No geral, os empreendedores dão preferência para as lojas, que são populares tanto em shoppings, quanto em centros comerciais.

Dentre as principais vantagens em relação aos quiosques, está o fato das lojas contarem com um espaço maior, ampliando a capacidade de movimentação dos clientes. Além disso, o lojista tem a liberdade de contar com um estoque maior.

Outra questão é a possibilidade de ter uma maior variedade de produtos, de diferentes tipos e tamanhos disponíveis para venda.

Além disso, outros elementos que fazem parte da experiência de compra dos clientes podem ser mais trabalhados em uma loja, como a divisão dos produtos por setores, música ambiente, climatização, decoração, atendimento personalizado, entre outros detalhes.

Por fim, os contratos de lojas costumam ser um pouco mais duradouros, de forma que o empreendedor tem mais segurança para fazer planejamentos de médio a longo prazo.

+ Veja o passo a passo de como começar a empreender

Mas nem tudo são flores, as lojas também apresentam algumas desvantagens em relação aos quiosques. A principal delas está relacionada aos custos.

Normalmente ao alugar uma loja o comerciante precisa pagar a chamada luva — montante pago na assinatura do contrato de locação. O problema é que em locais de alta demanda, esse valor costuma ser alto.

Se a loja estiver em um shopping, também precisa desembolsar um valor destinado ao financiamento de campanhas de marketing do shopping. O valor do aluguel em si pode ser fixo ou variar de acordo com o percentual de vendas.

Outro ponto a considerar é que na loja há uma demanda maior por funcionários que em quiosques, o que eleva os custos com a contratação e manutenção da equipe.

Vantagens e desvantagens de um quiosque

Se você ainda está na dúvida entre o quiosque ou loja, está na hora de conhecer um pouco mais sobre o modelo de negócios do quiosque. Conforme já mencionado, esse formato de loja é mais comum em shoppings, galerias e aeroportos.

O grande destaque desse modelo é a conveniência, uma vez que os produtos podem ser facilmente dispostos pelo ambiente. O contato entre o cliente e o lojista é ainda mais próximo, considerando o espaço mais reduzido.

Uma das vantagens do quiosque é que por ser menor que uma loja, os custos também costumam ser menores. Além disso, não é preciso pagar luvas e taxas de condomínio.

Outro ponto é que os custos de decoração e reformas também são menores.

Um quiosque também não requer um número elevado de funcionários. Normalmente, de dois a três funcionários já são capazes de dar conta das demandas dos clientes.

+ Nanofranquias: conheça 4 opções de até R$ 25 mil

Uma desvantagem é o espaço limitado, que exige do lojista uma escolha mais assertiva dos produtos que serão vendidos na loja. Dependendo do produto, será necessário um espaço extra para armazenamento do estoque.

O quiosque também não oferece a mesma privacidade que uma loja. Por exemplo, quem estiver passando pelo local pode observar quem estiver dentro do quiosque fazendo suas compras.

Por fim, uma das principais desvantagens é esse modelo de loja não se adaptar a diferentes segmentos, como eletrodomésticos, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui