Guerra na Ucrânia se intensifica: veja quais são os efeitos para economia

0
151
mapa com a bandeira da Ucrânia e da Rússia
0
(0)

A Guerra na Ucrânia já dura cerca de oito meses e parece não ter previsão de acabar. Isso porque nas últimas semanas a Rússia intensificou os ataques no território ucraniano. E é claro que isso reflete na economia mundial como um todo.

Por isso, o mercado tem tido cautela para fazer qualquer tipo de movimentação, ainda mais as que são consideradas cruciais no mercado financeiro. E não importa se você é investidor ou não, todos podem sentir as consequências dessa guerra que não tem previsão de fim.

Mas qual é o motivo de tanta cautela? O FinanceOne te explica: a Europa possui uma grande dependência energética da Rússia, que vem sofrendo diversas sanções da União Europeia desde que iniciou a Guerra na Ucrânia.

Além disso, a Rússia vem realizando constantes ameaças nucleares no território da Ucrânia, o que pode afetar outros países. 

Por conta disso, existe todo um receio de como a economia global será afetada não só agora, mas também como nos próximos meses e até mesmo em 2023.

Guerra na Ucrânia: o que tem preocupado os países europeus?

Como falamos acima, grande parte da Europa depende das instalações de gás da Rússia e também da Ucrânia para gerar energia e, consequentemente, manter as casas aquecidas no inverno rigoroso do continente europeu.

Porém, em um dos ataques da Rússia ao território da Ucrânia, foram destruídas 30% das usinas de energia e água. A informação foi divulgada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Outro fator que fez a Europa ligar o alerta de atenção foi o rompimento dos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2. Para quem não sabe, eles são considerados as maiores rotas de gás russo para a Europa.

guerra na Ucrânia
A guerra na Ucrânia tem afetado a economia mundial

O rompimento desses gasodutos se deu por conta de explosões que ocorreram próximas a eles. Com isso, a Europa já se prepara para um inverno mais rigoroso e com cortes de energia, o que pode afetar diversos países economicamente.

O que mais será afetado com a Guerra na Ucrânia intensificada?

E não tem sido só a geração de energia a única preocupação. O conflito envolvendo a Guerra na Ucrânia com a Rússia gera diversos impactos. Por exemplo, no petróleo, já que a Rússia é um dos principais produtores mundiais.

Ela só perde para Estados Unidos e Arábia Saudita. Dessa forma, o país atua com um grande poder conforme o commodity é elevado.

Para se ter ideia, há algumas semanas, a Organização dos Países Exportadores, que tem a Rússia como um dos líderes, comunicou que vai cortar a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia a partir de novembro. Portanto, a oferta do mercado também vai sofrer uma redução.

+ 4 investimentos para ficar de olho com a Guerra da Ucrânia

Essa decisão não foi bem vista pelos Estados Unidos, que alegaram não ter sido os seus interesses levados em consideração. O país prometeu resposta e a classificou como desafiadora.

Inclusive, essa decisão do corte na produção do petróleo pode, ainda, recair sobre o Brasil. Afinal, com menos demanda, a commodity tende a ser negociada a preços muito maiores – afetando o preço da gasolina.

Guerra ainda afetará o crescimento ucraniano e o mercado global

A prolongação do conflito só promete trazer ainda mais prejuízos para ambos os países, além de todo o mundo com seus impactos globais. Para se ter ideia, o crescimento da Ucrânia será bastante afetado, com projeção de encolhimento de cerca de 35%, segundo o FMI e o Banco Mundial.

+ O que já se sabe sobre o NFT da Ucrânia para financiar defesa na guerra

Inclusive, o país sofrerá com um impacto econômico gigantesco, negativamente. Afinal, precisará recuperar e reconstruir diversos setores, como social, de produção e infraestrutura. O prejuízo é quase duas vezes o tamanho da economia do país antes da guerra.

O que também está em jogo é o mercado global, que tem despencado cada vez mais. Desde o início da invasão russa, as bolsas de valores mundiais têm registrado variações negativas constantemente e com recuos acima de 10% no período.

Quer saber mais sobre o assunto? Então complemente a sua leitura e veja como a Guerra na Ucrânia afeta a economia brasileira.

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui