Você já escutou falar nas jornadas de trabalho não lineares? Este termo começou a surgir durante a pandemia, mas tem ganhado força nos últimos meses. Apesar disso, muitos trabalhadores ainda não sabem o que significa.
Anúncios
Há dois anos, era comum que os funcionários tivessem que trabalhar na empresa e com horários fixos que, normalmente, eram das 8h às 17h ou 9h às 18h. Mas isso vem mudando desde 2020.
Mas em qual momento as jornadas de trabalho não lineares aparecem? Quando a empresa passa a permitir que os profissionais façam o próprio horário. Sendo assim, eles passam a trabalhar em momentos que funcionam melhor.
Anúncios
E não mais no horário comum que muitas instituições ainda impõem para que os funcionários cumpram.
O que são as jornadas de trabalho não lineares?
Como já foi dito acima, as jornadas de trabalho não lineares acontecem quando o profissional pode cumprir as tarefas no horário em que tem um melhor desempenho. E isso funciona sem que todos os colegas de trabalho estejam disponíveis ao mesmo tempo.
Mas como fica a comunicação da equipe? Além de existirem canais para que as pessoas possam enviar e receber mensagens, a empresa também cria blocos flexíveis espalhados ao longo do dia para que os funcionários possam completar as tarefas.
Anúncios
Afinal, o objetivo das jornadas de trabalho não lineares é permitir que os funcionários estabeleçam os próprios cronogramas de tarefas e trabalho em função da vida pessoal e, não o contrário como normalmente acontece.
Vale ressaltar que o sistema de trabalho híbrido permitiu que esse tipo de jornada se tornasse mais viável para uma parcela maior de trabalhadores. Até porque algumas pessoas já estão fazendo esse tipo de jornada sem mesmo que a empresa tenha falado algo.
Isso porque algumas tarefas que necessitam de mais foco, a pessoa busca realizar na parte da manhã ou até mesmo à noite. Momentos em que a casa costuma ficar mais calma e com menos barulho.
Jornadas de trabalho não lineares não são um conceito novo
Embora você pouco conheça e ainda não tenha visto serem praticadas na empresa em que trabalha, saiba que as jornadas de trabalho não lineares não são uma novidade.
Este tipo de jornada de trabalho é visto como algo recente, impulsionado ainda mais pela pandemia, porém nada mais é do que um retorno aos hábitos e formato de trabalho das pessoas na era pré-industrial.
Naquela época, um dia de trabalho tinha duração do amanhecer ao pôr do sol e era fatiado em vários intervalos regulares, com refeições e tempos de descanso.
Com o passar do tempo e a industrialização da sociedade, criou-se a chamada “jornada de trabalho rígida”, que ficou fixada em 40 horas semanais durante cinco dias.
Inclusive, é importante dizer que as chamadas jornadas de trabalho não lineares podem ser vistas de várias formas, a depender do perfil do trabalhador e sua rotina.
Qualquer empresa pode adotar esse tipo de trabalho?
Sim, qualquer empresa pode adotar esse estilo de trabalho. Afinal, as jornadas não lineares visam melhorar a produtividade e não alteram a quantidade de horas que devem ser desempenhadas pelo colaborador.
Ou seja, ele vai continuar executando as 40 horas semanais e 8 diárias, porém, sendo administradas da melhor forma e distribuídas durante o dia, de um jeito q ele seja favorecido e consiga ser ainda mais produtivo.
As adaptações serão feitas de acordo com a realidade de cada empregado e o método de comunicação e distribuição de demandas por cada gestor.
Gostou de saber mais sobre as jornadas de trabalho não lineares? Então continue a sua leitura e veja como as soft skills podem te ajudar no ambiente profissional.
Leia também no FinanceOne: