
Neste início de ano, é comum as pessoas realizarem metas financeiras e algumas das mais recorrentes são: enriquecer, começar a investir, ganhar mais dinheiro, poupar mais etc.
No entanto, não basta definir as metas e depois esquecê-las. É fundamental adotar hábitos que te ajudem a alcançar essa conquista.
A meta é o destino final, enquanto os hábitos são a trilha percorrida que nos levam até elas.
Mas quais são os hábitos financeiros que podem melhorar o piorar nossa vida financeira? Quais devemos abandonar para sempre e quais devemos implementar ao longo do ano?
É o que veremos a seguir!
5 hábitos para abandonar em 2023 se quiser enriquecer
Confira uma lista com cinco hábitos que são tóxicos para as suas finanças e que você deve abandonar em 2023 se quiser enriquecer:
- Acompanhar notificações de lojas online
Se possível, desative todas as notificações de aplicativos e sites de compra, inclusive e-mails. É verdade que essas mensagens podem trazer promoções interessantes, mas elas também distraem você da sua meta.
Lembre-se: não é porque um produto está mais barato, que o impacto dele em seu bolso deixa de existir. Desligue as notificações de promoções e evite cair em tentação.
- Pedir delivery com frequência
Você trabalha muito e é que claro que merece aquele lanche gostoso no final de semana. Porém, muitas pessoas acabam tornando o delivery de comida um hábito nocivo para as finanças.
Um bom aliado é o planejamento de cardápio semanal. Se você já souber o que vai comer naquele dia e, de preferência, já tiver a comida pronta, reduz as chances de acabar pedindo comida fora.
- Dizer sim para tudo
Para quem tem o desejo de enriquecer, é fundamental abandonar o hábito da concessão excessiva. Ou seja, dizer sim para tudo, mesmo que isso comprometa seu planejamento financeiro.
Seja mais firme e trabalhe sua disciplina. Antes de aceitar convites, pense nas suas finanças, no dinheiro que quer poupar e na sua meta inicial.
- Usar cartão de crédito indiscriminadamente
Por muito tempo o uso do cartão de crédito foi condenado, mas hoje em dia ele é uma ferramenta fundamental em finanças. Isso porque existem cartões com inúmeros benefícios, como milhas e pontos.
No entanto, é preciso utilizá-lo de forma com estratégia e em situações específicas. Se possível, abandone o hábito de andar com o celular sempre consigo.
- Perder prazos de vencimento
Por fim, um hábito muito comum é esquecer de pagar contas e, com isso, acabar pagando juros de vários boletos.
Para quem quer enriquecer, o débito automático é um bom aliado neste caso. Lembre-se que quanto maiores forem os atrasos, maiores serão os juros.

5 hábitos para adotar em 2023 e mudar sua vida financeira
Agora que você já conhece os hábitos para abandonar em 2023 se quiser enriquecer, confira uma lista de bons hábitos que você pode adotar.
- Anotar todos os gastos
Listas tudo que entra e sai do seu bolso ajuda a ter mais clareza sobre o fluxo do seu dinheiro. Evita surpresas no final do mês e que você nem lembre onde gastou seu salário.
- Fazer lista de compras
Fazer listas de compras também é um hábito importante para quem quer manter o planejamento financeiro. Elas evitam gastos não previstos, principalmente nos supermercados, e dão mais clareza sobre suas necessidades.
- Poupar todos os meses
Poupar dinheiro é fundamental para manter as finanças em dia. Logicamente, esse hábito sozinho não te fará enriquecer, mas ele certamente terá impacto em seu bolso.
- Identificar e cortar gatilhos
Saiba reconhecer gatilhos que te fazem gastar dinheiro e afaste-se deles ou corte-os completamente de sua rotina.
Por exemplo, se o problema é delivery: planeje o cardápio da semana e deixe tudo pronto para diminuir o risco. Se o problema é comprar compulsivamente, evite entrar em apps de compras ou até desinstale.
- Estudar sobre investimentos
Estes sim são os maiores aliados de quem tem o sonho de enriquecer: os investimentos. Ter uma carteira diversificada e bem alocada pode mudar completamente o status financeiro de uma pessoa.
Mas para montar uma boa carteira, é necessário conhecer o próprio perfil investidor e estudar sobre investimentos.
O conteúdo ajudou? Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.