
Hawkish e dovish são medidas adotadas por autoridades fiscais de diversos países em relação às taxas de juros. Mas o que isso significa na prática?
A posição hawk é aquela em que o Banco Central está disposto a aumentar as taxas de juros para conter a inflação. Enquanto a posição dovish é aquela em que o banco central está disposto a manter as taxas de juros baixas para estimular o crescimento econômico.
Assim, os dois impactam de formas distintas os rumos das economias e das carteiras de investimentos. Contudo, poucas pessoas compreendem ao certo esses conceitos, o que pode levar a decisões equivocadas.
Você sabe o que significa dovish e hawkish? Para esclarecer suas dúvidas, acompanhe a leitura e descubra de que forma essas políticas afetam a economia e seus investimentos!
Hawkish e dovish: entenda os 2 cenários da política monetária
Antes de compreender o que é hawkish e dovish, é necessário entender o que é uma política econômica. O termo se refere às medidas utilizadas por determinado Governo para controlar os rumos da economia de seu país.
+ O que é Selic e por que se preocupar com ela?
Vale notar que a política econômica de um país é executada em três níveis possíveis, sendo eles:
- Fiscal: Impostos, despesas e receitas, um ajuste de contas públicas em geral, visando um controle maior na política de gastos públicos.
- Monetária: Neste caso quem influencia a inflação é o Banco Central, propondo a taxa de juros e assim influencia a oferta de moeda.
- Cadeia Produtiva: Incentivo a cadeia produtiva e bonificação para as produtores dentro do país, este fim cuida dos subsídios e desonerações.

Exemplo de medidas Hawkish e Dovish no Brasil
Em março de 2021, o Banco Central Brasileiro optou por aumentar a taxa básica de juros, também conhecida como taxa Selic, depois de quase 6 anos de queda.
A taxa foi elevada de 2% ao ano para 2,75%, um ajuste de 0,75 pontos percentuais. Por se mostrar uma preocupação com a alta inflação da época, essa postura foi classificada como Hawkish.
Apesar desse acontecimento, o Brasil também já se viu com uma taxa Selic de duas casas decimais ao longo de muitos anos. De 2010 até 2020, a taxa Selic chegou a despencar quase 10 pontos percentuais, atingindo um valor próximo a 2%.
Essas medidas adotadas para reduzir a taxa de juros podem ser consideradas como Dovish.
Impactos sobre investimentos
Como visto anteriormente, as medidas hawkish e dovish são uma das principais ferramentas que os governos usam para influenciar a economia.
Sendo assim, a taxa de juros, por exemplo, é um dos principais instrumentos que os bancos centrais usam para regular a oferta de dinheiro e, consequentemente, os níveis de inflação.
Quando o Fed ou outros Bancos Centrais estão em posições hawk, isso significa que eles estão preocupados com a inflação e vão subir as taxas de juros para diminuir a oferta de dinheiro.
+ Com a alta da Selic, poupança volta a valer a pena? Confira!
Nesse cenário, fundos de investimento que têm uma exposição significativa a ativos de renda variável podem ser afetados.
Já uma postura mais dovish pode levar a um ambiente mais tranquilo nos mercados financeiros, o que pode favorecer o desempenho dos fundos de investimento.
Você gostou deste texto e ele foi relevante para você? Então siga o FinanceOne nas redes sociais e esteja sempre atualizado sobre o mercado financeiro. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.