Início Notícias Carreiras Home office: dicas para trabalhar com filhos pequenos

Home office: dicas para trabalhar com filhos pequenos

0
(0)

Por conta do coronavírus, muitas empresas permitiram que os funcionários façam home office (trabalho em casa). Uma vez que a orientação das autoridades é evitar aglomerações e manter o isolamento social.

Muitas escolas também adiantaram as férias ou suspenderam as aulas. As crianças também estão em casa. Diante disso, muitos pais se encontram em um desafio: como trabalhar em casa com filhos pequenos?

Primeiro, vale destacar que essa já é uma realidade para os trabalhadores brasileiros. No entanto, é novidade para alguns e com os menores, a situação pode ser ainda mais difícil.

home office
A disciplina é fundamental para realizar o home office

O Global Evolving Workforce traz um dado significativo: 54% dos brasileiros se consideram mais produtivos ao trabalhar em casa.

Mas como se manter produtivo considerando que os menores estarão também em casa ociosos devido a suspensão das aulas? A boa notícia é que é possível conciliar.

O diretor geral da Robert Half, consultoria de recursos humanos, Fernando Mantovani, diz que é preciso se concentrar no seu trabalho. Por isso, encontre maneiras de ajudar seus filhos a se divertirem.

“Quebra-cabeças, jogos e livros são ótimos e ajudam a evitar o tédio e, consequentemente, as interrupções”, explica.

Dicas para trabalhar em casa com seus filhos

Abaixo, algumas dicas de Fernando Mantovani de como manter a produtividade no home office sem deixar os pequenos de lado.

1 – Defina seu espaço de trabalho

Seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar. Deixe claro que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções.

2 – Crie uma rotina

Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar o home office. Pense em uma recompensa se eles se comportarem, como verem um filme juntos ou brincarem quando o trabalho terminar.

3 – Vista-se profissionalmente

Não precisa ficar de terno e gravata, mas também não passe o dia de pijamas ou roupas que normalmente só usa em casa. Essa atitude mostra que você está trabalhando.

Se for o caso, use fones de ouvidos e até o crachá da empresa como sinais de que não pode ser interrompido.

4 – Lembre-se que crianças são crianças

Mesmo com todo planejamento, eles ficarão entediados, frustrados e quebrarão as regras de tempos em tempos, mas seja paciente.

Quando o silêncio for crucial, explique a importância de eles não interromperem e peça que aguardem até que você esteja disponível.

Achou que mesmo assim o cenário é difícil?

Acalme-se, o home office não significa que sua jornada diária de trabalho deve ser semelhante à praticada no início da Era Industrial. Portanto, estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra-a à risca.

5 – Comunique-se

Estabeleça interações com as pessoas que trabalham com você. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.

Outra dica é informar ao seu chefe quando abrir os trabalhos. Portanto, mantenha contato frequente com ele.

6 – Saia do trabalho no fim do dia

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo, levante-se e vá curtir seus filhos. O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa.

Por exemplo, se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra atividade com seu filho.

Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?

Conversa com as crianças é fundamental

Pode ser muito difícil para as crianças entenderem a gravidade da atual situação e que elas precisam ficar em casa para evitar maiores problemas para a sociedade.

Com isso, entediadas, elas podem acabar atrapalhando as atividades dos pais que estão fazendo home office.

Para que isso não ocorra, deve-se conversar com os menores para esclarecer que, apesar de estarem em casa, vocês, continuam com suas responsabilidades profissionais.

Além disso, é importante deixar claro que é preciso estar focado e disponível no horário determinado para o trabalho.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...