Confira 5 dicas para ser mais produtivo

Escrito por: Rafael Massadar em 22 de janeiro de 2020

Pretende ser mais produtivo para otimizar seu trabalho? Com simples mudanças na rotina, você consegue ter um dia a dia mais organizado.

E, consequentemente, poderá se dedicar àquilo que é realmente importante e ter muito mais qualidade de vida.

Ao invés de colocar como objetivo o que pode ser terminado em um dia, concentre sua atenção no que deve ser trabalhado.

O restante se baseia em pensamentos, atitudes e estratégias que ajudarão a manter o foco e alcançar resultados mais elevados.

mais produtivo
Planejamento é fundamento para seu dia ser mais produtivo

Comece com o planejamento. Crie listas de tarefas, divida o uso do seu tempo e se atenha ao que foi proposto.

Anote suas ideias, mantenha todos os seus arquivos e materiais de trabalho organizados, tenha tudo o que precisa sempre à mão.

Isso facilitará o dia a dia, evitando o retrabalho e a perda de tempo, especialmente nos momentos de pressão.

O que é produtividade?

De maneira geral, produtividade tem a ver com priorização, eficiência e consistência. Para ser, você não pode estar constantemente “apagando incêndios”, é preciso planejar e priorizar suas tarefas.

Além disso, não adianta cumprir muitas demandas se várias delas forem dispensáveis, certo? Isso seria desperdício de tempo, um fator valioso para a produtividade.

Portanto, ser eficiente está relacionado com o gerenciamento de tarefas realmente importantes.

Por fim, ser produtivo não pode ser um caso isolado, quanto mais consistente você for com os seus hábitos, maior será a sua produtividade.

Produtividade no Home office

O home office se tornou uma tendência no mercado de trabalho em todo o mundo. No entanto, como fica a produtividade?

Os professores Prithwiraj (Raj) Chouudhury e Cirrus Foroughi, da Harvard Business School, realizaram uma pesquisa para entender se a flexibilidade de escolha do local de trabalho afeta a produtividade.

A análise foi conduzida com técnicos em patentes dos Estados Unidos. Após o término da pesquisa, os resultados apresentados foram bem significativos.

A produtividade dos técnicos aumentou 4,4% e a qualidade do trabalho não foi afetada, já que não se apresentou um aumento no número de erros.

A equipe estima que esse aumento gere US$ 1,3 bilhão a mais por ano na economia americana, com base no lucro arrecadado por patente aprovada.

+ Aprenda a aumentar a produtividade no home office

5 dicas para ser mais produtivo

1 – Organização e planejamento

É impossível cumprir suas demandas se você não souber quais são elas ou quais os prazos de entrega.

Por isso, antes de começar a executar, use os primeiros minutos do dia para fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer naquele dia.

Outra opção é fazer isso na noite anterior, usando os minutos finais do expediente para já preparar o dia seguinte.

Esse passo simples te ajuda a se organizar e não te deixa entrar em modo desespero achando que esqueceu de fazer alguma coisa.

No entanto, quando terminar de listar todas as atividades, defina as três principais demandas que você não pode deixar de entregar naquele dia. Elas serão o seu ponto de partida.

2 – Priorize o que deve ser feito

Tarefas que não têm urgência e estão na lista somente por serem agradáveis ou por desejo de fazer precisam ser removidas por completo.

Por que desperdiçar o seu tempo fazendo algo que não é importante? Avalie constantemente os itens e reflita sobre a sua real importância naquele momento.

Muitas vezes, descobrirá muitas atividades que, além de tomar o seu tempo, não estão levando a lugar algum. Corte ou adie essas tarefas da lista e dos seus hábitos diários para focar no que realmente importa.

Existe uma regra chamada 80/20 que se refere ao fenômeno em que 20% das ações levam a 80% dos resultados. Então, identifique quais são esses 20% e concentre-se nas tarefas que geram os 80% dos resultados.

3 – Não adie as suas tarefas

O pensamento de deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora representa um grande “gastador de tempo” e leva a grandes acúmulos de tarefas.

Para ajudar a mudar esse pensamento, sempre que pensar em adiar uma tarefa por indisposição, preguiça ou dificuldade, lembre-se de quantas coisas que poderia ter realizado se nunca deixasse nada para depois.

Essa prática com o tempo se tornará hábito e a sua produtividade pessoal aumentará espantosamente.

4 – Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que não tenha um celular, talvez você até esteja lendo este artigo pelo seu smartphone.

Acontece que, muitas vezes, o celular é visto como um grande inimigo da produtividade. Pode ser que, em algumas situações, ele realmente seja, mas tudo depende do uso que você faz dele.

Assim como você possui muitos aplicativos que podem te distrair, você também possui muitos outros que podem te ajudar a aumentar sua produtividade.

5 – Durma bem

Um bom sono pode te deixar mais produtivo. No entanto, lembre-se que não é só a quantidade de horas dormidas que importa, mas a qualidade do sono.

A lista de tarefas já elimina boa parte das preocupações em lembrar o que será feito no dia seguinte. Então, antes de dormir, tente relaxar.

Afaste-se da televisão, computadores, telefones e qualquer outro dispositivo que tome a sua atenção.

Você pode utilizar esse momento para praticar a meditação e limpar a desordem mental. Verá como consegue dormir melhor.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Pretensão salarial
Pretensão salarial
Teletrabalho está entre as mudanças na nova CLT