
Se o Hurb (antigo Hotel Urbano) vai falir, ainda não se sabe. Mas de fato a plataforma de pacotes de viagens está passando por um momento de crise que preocupa os clientes com viagens previstas.
Segundo reportagem do portal de notícias G1, nesta semana a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, abriu um processo administrativo contra o site.
Para entender o que está acontecendo, é necessário retomar à época da pandemia, quando o Hurb explodiu vendendo pacotes muito baratos. Naquela época, com a crise sanitária, essa foi a saída para lidar financeiramente com a situação.
Funcionou assim: o cliente comprava pacotes para os anos seguintes (2023, 2024 etc) e escolhia o período no qual gostaria de viajar, desde que fosse na baixa temporada. Em até 45 dias antes da viagem o Hurb deveria confirmar a data de embarque, voo e acomodação.
De fato, mesmo em meio a pandemia, as vendas destes pacotes foram um sucesso. No entanto, depois da reabertura do mundo o número de pessoas que não conseguiam marcar suas viagens só foi aumentando.
O principal problema identificado é que o Hurb não estaria repassando o pagamento às hospedagens. De acordo com o Procon de São Paulo, as reclamações subiram mais de 400%.
Mas o que acontece agora? E, principalmente, como ficam os clientes que estão com pacotes comprados? É que o explicamos ao longo deste artigo!
O que vai acontecer com o Hotel Urbano?
De acordo com as denúncias feitas contra a empresa Hurb, ela não tem pago pelos serviços de hospedagem desde o dia 12 de fevereiro. Como resultado, vários hotéis decidiram cancelar as reservas e estão pedindo aos clientes que entrem em contato com a empresa.
Somando-se a essa crise, o CEO e fundador da plataforma, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo após a polêmica envolvendo reclamações de clientes nas redes sociais.
Ele foi filmado ameaçando e expondo dados de consumidores que usaram as redes sociais para reclamar de problemas com reservas.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) abriu um processo administrativo sancionador contra a Hurb em resposta à situação. Esse procedimento tem como objetivo combater práticas abusivas no mercado de turismo e tornar os consumidores mais informados.
O resultado final do processo pode ser a imposição de uma multa à Hurb. Segundo o secretário da Senacom, Wadih Damous, houve desrespeito aos consumidores, afetando milhares deles em todo o Brasil.
No entanto, a abertura do processo administrativo não garante que as viagens dos clientes que estão sendo canceladas ou suspensas serão realizadas.

O que fazer se o meu pacote do Hurb for cancelado?
Ao ser questionada pelo portal G1, a Hurb explicou que lida com cada caso individualmente em parceria com hotéis e pousadas, mas não pode fornecer detalhes específicos por motivos legais.
O Procon recomenda que, se um cliente tiver sua viagem cancelada ou seus direitos violados, ele deve coletar qualquer prova possível, como capturas de tela e gravações de conversas, além de manter uma cópia do contrato.
Com essas evidências, a primeira coisa a ser feita é tentar resolver o problema diretamente com a Hurb. Caso isso não seja possível, o cliente pode buscar reparação judicial.
O que você acha da crise no Hurb? Será que a plataforma vai falir? Se você também é um dos clientes prejudicados, deixe seu relato nos comentários!
A hurb só vem enganando o povo destruindo sonho como o meu .
Hoje me sinto muito triste por ser tão ingênuo de acreditar que iria algum dia viajar com a hurb , nesse momento fico pensando se alguém ou a justiça fará alguma coisa pra amenizar a frustração de comprar um pacote pagando com sacrifício prestação por prestação pra no final ser enganado e pelo que estou lendo nem meu recurso vou aver novamente.