
Você já escutou falar sobre o Inova Simples? Essa é uma nova plataforma que o Governo Federal criou com a finalidade de estimular a inovação e o avanço tecnológico no nosso país.
O principal objetivo do Inova Simples é justamente desburocratizar o setor das startups. A criação da plataforma foi possível através da Lei Complementar 167/2019. Mas afinal, o que seria essa lei?
Ela proporcionou a criação de um regime mais simples e especial para quem deseja abrir uma startup. Além disso, você ainda conta com um tratamento diferenciado para esse tipo de empresa.
O que é o Inova Simples?
Você já deve ter percebido que o Inova Simples chegou para facilitar a abertura de novas startups brasileiras. Mas o que de fato é a plataforma criada pelo Governo Federal?
Bom, ela visa proporcionar incentivos para as empresas inovadoras que estão surgindo, tendo como principal foco agilizar e facilitar o registro de uma nova startup, registro de marca, comercialização experimental, entre outras opções.
+ Empreendedorismo: veja 10 fatores para ter sucesso em 2022
Isso acaba permitindo que os empresários deste setor tenham diversos benefícios.
Além disso, a iniciativa tem outra vantagem: você não precisa comparecer de forma presencial a cartórios e juntas comerciais, o que acaba agilizando ainda mais o processo de abertura da startup.
E tem mais, você ainda consegue ter acesso ao número do seu CNPJ de forma imediata após o pedido.
Em um mês de funcionamento Inova Simples permitiu abertura de cerca de 60 empresas
O Inova Simples já está funcionando há um mês e, durante esse tempo, de acordo com o Governo Federal, cerca de 60 startups foram abertas com a nova plataforma. Isso se deu principalmente pela facilidade disponibilizada pelo Inova Simples.
Quer saber como se inscrever? O processo é bem fácil e é feito pelo site do Gov.br, onde você precisa somente preencher uma auto declaração de enquadramento de baixo risco e comprometimento com a legislação local.

Vale ressaltar que a startup poderá funcionar sem a necessidade de ter licenças e alvarás, enquanto o registro definitivo não sair.
Quais são os requisitos para se enquadrar no Inova Simples?
Agora que você já conhece um pouco sobre o Inova Simples e como ele surgiu, chegou a hora de saber os requisitos para fazer parte. Afinal, nem todo mundo conseguirá se enquadrar e precisam das informações.
+ Empreendedorismo feminino: veja quais são os maiores desafios no Brasil
Para se enquadrar no programa, a referida startup precisa ter um limite de faturamento de R$81 mil por ano.
Por esse limite ser bem baixo é que o programa é considerado uma vitrine para quem está abrindo sua empresa e deseja usufruir de suporte e auxílio neste processo inicial.
Inova Simples não permite conversão
Muitos começaram a se perguntar se o Inova Simples permitirá a conversão de empresas que desejam se enquadrar, mas não têm os requisitos. E a resposta é não. Mas, o que seria esta conversão e enquadramento?
+ Saiba o que um investidor-anjo busca em uma startup
Nada mais é do que uma empresa já existente ser transformada em startup somente para usufruir os benefícios desse regime.
A resolução indica ser vedada toda e qualquer vedação de natureza jurídica previamente existente entre qualquer empresa do Inova Simples.
Experiência de quem já passou pelo Inova Simples
Já está sendo possível usar o Inova Simples e ele tem proporcionado uma agilidade para várias pessoas que desejam iniciar no ramo e acabam encontrando muitas burocracias. O Governo Federal divulgou o depoimento de uma empresária para servir de inspiração.
Márcia Cristina Lima Nogueira, que é mãe de dois filhos e analista de sistemas, conta que conseguiu abrir a sua startup voltada para soluções web.
“Após preenchermos as informações solicitadas no cadastro do portal da Redesim e a assinatura de todos os sócios participantes da empresa, o CNPJ foi gerado na hora, por uma aprovação on-line. Isso nos permitiu acelerar os processos da nossa empresa para alavancarmos os negócios”, relata. Para ela, “oportunidades e iniciativas como o Inova Simples e tantas outras que estão surgindo em nosso país por meio de diversos órgãos são soluções possíveis de encontrar para ajudar o pequeno empreendedor.”
Gostou de saber sobre essa nova possibilidade de abrir a sua empresa e garantir um regime simples e especial? Então compartilhe com outras pessoas nas suas redes sociais!