Você certamente já deve ter ouvido falar nas chamadas “moedas inteligentes”, como são chamadas as smartcoins. Em 2022, elas foram muito mencionadas no mercado de cripto, mas o que muitos não sabem é se vale a pena investir smartcoin.
Anúncios
Afinal, nem toda novidade que surge consegue conquistar a todos e, para isso, é preciso entender como funciona e se realmente é vantajoso.
Se você não sabe o que é um smartcoin, este é o primeiro passo. Isso porque não dá para avaliar se é vantagem investir sem nem conhecer o investimento, de fato.
Anúncios
Os smartcoins, ou moedas inteligentes, como podem ser chamados, são aquelas por trás dos projetos de smart contracts, estando por trás de plataformas de desenvolvimento descentralizadas.
E podem ser utilizados de diversas formas, como na validação de transações de forma automática. Dessa forma, em algumas transações não será necessário “mediador”, já que a própria rede valida as transações através de um cruzamento de dados.
Como investir em smartcoin?
Após ter começado a ser divulgado no mercado e ter mais visibilidade em 2022, muita gente começou a querer saber sobre a aquisição. Afinal de contas, como é possível investir em smartcoins?
Anúncios
Saiba que há várias formas de comprar smartcoins ou de expor a ele, assim como as demais moedas do mercado cripto.
As principais maneiras são:
-> Através de uma exchange, onde será possível vender, comprar ou negociar. Para isso, faça um cadastro no site ou no aplicativo.
Quando seu cadastro for concluído, acesse o livro de ofertas e escolha pelo smartcoins
-> Por meio de negociações P2P (peer-to-peer ou ponto a ponto), em que as negociações são realizadas entre os usuários, sem intermediação de nenhum terceiro, seja exchange ou outros.
Neste caso, não há taxas fixas e elas são acordadas no momento da negociação.
-> Com Fundos de Criptomoedas, onde pode se investir tanto para quem opta pelo modelo à varejo, como investidores profissionais e qualificados.
Ou seja, pode-se adquirir e começar a investir em smartcoins através de:
- corretoras de criptomoedas;
- P2P;
- fundos de criptomoedas.
Vale a pena investir?
Assim como toda novidade do mercado, é preciso avaliar os riscos para saber se realmente vale a pena investir smartcoin. Afinal, nem todo produto é recomendado para todo investidor.
É importante conhecer as vantagens e desvantagens e compará-las ao seu perfil.
Por exemplo, os smartcoins possuem uma volatilidade alta se comparado com outros produtos do mercado de cripto, além de baixa estabilidade costumam ser completamente influenciadas pela macroeconomia.
+ Stablecoin: veja o que é e qual o funcionamento desse tipo de criptomoeda
Além disso, se você não tem o costume de acompanhar o mercado com frequência, vai precisar ter este costume.
Em contrapartida, a sua liquidez é bem alta, o que pode ser um ponto bem favorável. Além disso, tem um nível de valorização alto também, o que a deixa à frente de muitos investimentos e ainda a chance de rentabilidades mais relevantes em curto prazo.
Se você deseja exemplos, saiba que existem várias categorias no mercado, podendo ter os mais ou menos populares, de acordo com os seus resultados e metas. Isso é importante na hora de investir smartcoin.
Algumas bem conhecidas e promissoras são:
- Ethereum (ETH)
- Binance Coin (BNB)
- Cardano (ADA)
- Solana (SOL)
- Shiba Inu (SHIB)
- Avalanche (AVAX)
- Quant (QNT)
- Cosmos (ATOM)
- Solana (SOL)
Veja também: