InícioNotíciasFinanças PessoaisConfira os jogos que ensinam a poupar e investir

Confira os jogos que ensinam a poupar e investir

5
(10)

O “Piquenique” e o “Bons Negócios” são jogos para desenvolver o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras de uma forma divertida e interativa. Assim como eles, existem vários jogos que ensinam a poupar e investir.

A iniciativa é do Instituto Brasil Solidário, em parceria com o Bank of América Merrill Lynch. As empresas começaram o projeto nos municípios de Pindoretama, Beberibe e Cascavel, no ano de 2017, no Ceará.

Com certeza, quando você era criança já deve ter brincado de Jogo da Vida, certo? Mas você sabia que esse jogo pode ser importante também para a educação financeira infantil? É possível conscientizar os menores em relação ao dinheiro e à importância dele nas nossas vidas.

Além desses jogos, há outros tantos que podem ensinar os pequenos a poupar e investir. Quer saber quais são? Então continue lendo este texto! 

10 jogos que ensinam a poupar e investir

1 – Piquenique

Para alunos entre seis e dez anos de idade, o jogo de tabuleiro traz um formato leve e divertido. Nele, os jogadores poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças.

Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas.

O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima à realidade desses alunos.

2 – Bons Negócios

Ideal para estudantes entre dez e 14 anos. O jogo de cartas visa primordialmente aproximá-los da experiência prática de investir.

Abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação. Além de abordar uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

3 – Monopoly

O famoso jogo faz com que a criança aprenda a lidar com o dinheiro. Assim como conhecer moedas e notas. Ele também ensina a poupar e gerir investimentos com a compra das propriedades e as rendas que podem advir.

Simultaneamente, treina a capacidade de negociação e a gestão da poupança. Isso porque cada jogador deve se resguardar, guardando dinheiro suficiente para pagar uma renda, caso caia na casa de um adversário.

imagem de uma criança brincando na escola
Jogos indicam a importância da educação financeira na prática

4 – SimCity

Mais um jogo que pode ajudar a interiorizar conceitos-chave para uma melhor gestão do orçamento familiar, desta vez, através do computador.

Se aceitar o desafio, o participante encarna online o papel de um presidente de Câmara, que tem de saber construir e gerir a sua cidade e negociar com as metrópoles vizinhas.

5 – Bate-bola financeiro

O game Bate-bola financeiro é gratuito e online. Ele oferece uma abordagem inovadora para um melhor entendimento sobre a gestão do dinheiro.

Traz temas como uso responsável do crédito para jovens e adultos, ao mesmo tempo que se associa à paixão do futebol.

6 – Desafio Espacial

Nesse game de aventura, disponível para iOS e Android,você assume o lugar de Pedro, um garoto que viajou para o espaço sem querer e que precisa juntar dinheiro suficiente para comprar um propulsor que o trará de volta ao planeta Terra.

Em meio aos obstáculos que surgem pelo caminho, as dicas financeiras são dadas por um gerente do Banco do Brasil, que orienta sobre controle de gastos. O jogo foi pensado para jovens universitários.

7 – Quatro Porquinhos

Esse é mais um dos jogos que ensinam a poupar e investir. Ele é baseado em uma atividade que ensina a criança sobre o valor do dinheiro e como ela deve poupar para conseguir realizar seus sonhos.

A primeira etapa, “a conquista”, propõe uma série de atividades para que você, em casa, possa ensinar o que é um salário e o valor do trabalho.

É possível negociar com a criança algumas tarefas que fiquem sob responsabilidade dela para fazer jus à mesada ou semanada, dependendo da idade da criança.

8 – Bankids

Neste site a criança vai aprender não só o valor do dinheiro, mas também sobre outros valores muito importantes, relacionados às finanças.

9- Quebrando o cofrinho

O quebrando porquinho é um jogo online para a criançada se divertir e aprender desde cedo um pouco sobre esse mercado financeiro. 

É apropriado para crianças de dois a quatro anos, pela abordagem. Lá, as crianças vão aprender a engordar o cofrinho, pois essa é a principal missão.

A criança vai precisar recolher o máximo de moedas que conseguir e colocá-las dentro do porquinho. Está disponível em vários sites e não precisa de muita coisa, apenas acesso à internet.

10- Vamos poupar

Esse é mais um jogo online de trivia voltado para o público infantil, para uma faixa etária um pouco maior: de seis a dez anos.

Nesse jogo, um pouco mais interativo, as crianças vão aprender por meio de cálculos. Eles vão ser levados a raciocinar, pensar e poupar para poder conquistar os objetivos.

Além de já ensinar desde cedo a como poupar, também colabora no ensino da Matemática. Está disponível em diversos sites, como no smartkids.

Banco Central disponibiliza uma série de cartilhas

O Banco Central possui um Programa de Educação Financeira para tentar se aproximar mais dos cidadãos brasileiros e disseminar os conhecimentos sobre economia e finanças. Confira os temas:

1- O pagamento mágico;
2 – O que é um Banco Central;
3 – O fantasma da inflação;
4 – O que é o dinheiro;
5 – O que são os bancos;
6 – Cartilha Dinheiro no Brasil;
7 – Revista Dinheiro Custa Dinheiro;

3 benefícios do Banco Imobiliário para seus negócios

Em uma roda de dez amigos, se você perguntar quem já jogou o jogo de tabuleiros Banco Imobiliário, certamente mais da metade vão responder que sim. 

Até hoje, o jogo é comercializado e garante boas noites de disputas com os amigos e família. E se você pensa que é só diversão, está muito enganado. O banco imobiliário traz vários aprendizados que você pode aplicar nos seus negócios.

Isso mesmo, você desde cedo já lidava com situações parecidas com as quais têm que lidar hoje e nem sabia.

E querendo ou não já estava sendo preparado para os desafios.

Se você nunca jogou Banco Imobiliário, pode ser a hora de tentar jogar para colocar em práticas essa habilidade, confira:

1. Agir e assumir riscos

O Banco Imobiliário é um jogo de riscos. Se você ficar na sua zona de conforto dificilmente vai avançar e lucrar. Você precisa tomar decisões.

Como? Adquirindo propriedades para que você não venha a falir rápido. Além disso, elas serão importantes para no futuro você poder negociar no jogo.

2. Negociação e persuasão

Essas duas habilidades são importantíssimas para o mercado financeiro. Todo bom investidor precisa saber como negociar e persuadir.

Não basta convencer, é preciso ter bons argumentos, trazer soluções, encontrar erros e possíveis acertos. É entender o que aquele negócio quer dizer. No Banco Imobiliário você aprende isso.

Afinal, é necessário negociar para avançar no jogo. De acordo com o momento do jogo, você poderá perceber uma possível vantagem em cima das decisões a serem tomadas ou desvantagens. 

Por isso, será necessário entender a situação e aprender a persuadir o seu oponente a, talvez, vender uma propriedade que pode ser benéfica para você. Esses momentos da partida, por exemplo, costumam ser os mais emocionantes.

3. Tenha uma reserva

Esse aprendizado do Banco Imobiliário vai para os negócios, mas também para a vida. Mais do que nunca é preciso começar a pensar em guardar dinheiro e não somente gastar.

A pandemia do Coronavírus pôde servir de exemplo. Pegou muita gente de surpresa, inclusive as empresas. Quem não tinha um dinheiro de reserva, em caixa, precisou correr para se adaptar à crise.

Isso é válido para pessoas, empresários e para qualquer um que lida com o mercado financeiro. 

Imprevistos acontecem. E o jogo mostra isso na prática, que você precisa contar com as situações inesperadas. E principalmente ter como lidar com elas financeiramente sem passar sufoco.

+ Qual o melhor investimento para reserva de emergência?

Viu, só? Os jogos que ensinam a poupar e investir são úteis para crianças e adultos que querem aprender mais sobre a sua própria economia. Aprender o valor do dinheiro e como o gerir pode ser divertido.

Existem muitos benefícios, por exemplo, para quem pratica um controle financeiro pessoal. Essa prática pode te livrar daquelas dívidas intermináveis e ainda te ajudar a atingir seus objetivos pessoais.

Gostou deste texto? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “especialista explica como estimular uma criança a poupar“. Desta maneira, você entenderá ainda mais a importância de ensinar uma criança sobre a relação com dinheiro.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui