Todos os olhos se voltam para os atletas brasileiros e estrelas mundiais durante as Olímpiadas. Mas você sabia que os esportes têm muito mais que histórias de superação?
Anúncios
Eles podem ensinar sobre negócios a empreendedores e pessoas que trabalham em empresas. São inúmeras as ligações, atitudes e comportamentos em comum entre estes universos.
Disciplina, dedicação, resiliência e capacitação são apenas alguns dos itens compartilhados pelos dois ‘mundos’.
Anúncios
Talvez, por isso, um estudo da EspnW, braço da EPSN voltado à divulgação dos esportes femininos, da consultoria Ernst & Young, reforça essa ligação. O estudo descobriu que 94% das executivas entrevistadas tinham uma história com os esportes.
Afinal, como uma empresa, os atletas operam com base na metodologia lean. Eles precisam de métricas e objetivos para contrastar hipóteses e melhorar o seu desempenho.
Principalmente, quando falamos de alto rendimento. Um atleta e um empreendedor necessitam de dados para saber se o trabalho está sendo bem feito ou se deve mudar algum parâmetro, em definitiva é um trabalho de metodologia ágil baseado na ciência.
Anúncios
Lições dos esportes nas Olímpiadas para os empreendedores
Os comportamentos e hábitos desenvolvidos pelos esportistas que estão nas Olímpiadas estão relacionados a diversos aspectos, como físicos, emocionais e psicossociais.
Mas, afinal de contas, quais são os valores que podem ser aplicados também no mundo dos negócios, para aqueles que desejam começar a empreender? Veja alguns:
1 – Disciplina e Preparação
Para alcançar seus objetivos e obter sucesso, os esportistas costumam empregar uma rígida disciplina e uma enorme dedicação à sua prática. Eles sabem que os resultados não são colhidos do dia para a noite.
A preparação também é uma característica latente nos atletas. Eles procuram estar sempre preparados física, técnica e psicologicamente para os seus desafios.
Semelhantemente, esta mentalidade deve ser adotada por você que busca aproveitar as oportunidades e fazer sua empresa crescer.
2 – Definição de Metas
Os esportistas costumam estabelecer planos detalhados, de curto, médio e longo prazo, que os ajudam a alcançar as suas conquistas.
A prática esportiva irá te ajudar a entender a importância de sonhar grande, mas definir metas progressivas para o curto prazo. Esse comportamento vai ajudar você a se perceber sempre em movimento, evoluindo, e promover formas para você avaliar o seu desempenho.
3 – Trabalho em equipe
Este é um dos maiores contributos que o esporte pode oferecer: a capacidade de trabalhar ao lado de outras pessoas em favor de um propósito comum.
Se um time quer chegar longe, cada membro precisa conhecer seus limites, ajudar os outros e refrear o desejo de estrelismo. Poucas coisas ensinam isso de maneira tão vívida quanto o esporte.
4 – Feedbacks
Quando um membro do time joga mal nas Olimpíadas, ele receberá um feedback dos treinadores, para que descubra como melhorar sua performance. Quanto mais pessoas comentarem o seu desempenho, maiores são as chances de ele aprimorá-lo.
No mundo dos negócios, o feedback também é algo muito importante. Tanto os colaboradores como os líderes devem ser avaliados por outras pessoas, para compreender o que é preciso consertar e o que está agradando.
+ Quanto os brasileiros ganham em caso de medalha olímpica?
5 – Motivação
Um treinador deve incentivar sua equipe a jamais desistir, independentemente do placar. Muitas vezes, quando o time está ganhando, os jogadores acabam perdendo o foco e param de atuar bem.
Da mesma forma, um bom líder precisa saber motivar os seus colaboradores e fazer com que eles estejam sempre felizes com seus trabalhos.
Vai iniciar um negócio? Veja os diferentes tipos de perfis de empreendedores e descubra o seu