InícioNotíciasEmpreendedorismoPerfil de empreendedor: veja os diferentes tipos e descubra o seu

Perfil de empreendedor: veja os diferentes tipos e descubra o seu

0
(0)

Muitos brasileiros sonham em ser empreendedores e abrir o próprio negócio, sem depender da carteira assinada. Mas, você sabia que existe o perfil de empreendedor? Sim, existe. 

E isso é para a famosa pergunta “será que se tornar dono de uma empresa é para todos?”. Para empreender é preciso que você descubra, primeiramente, o motivo que te leva a ser um empresário.

A importância disso é que a resposta dessa pergunta está diretamente associada à necessidade da realização do dono do empreendimento. Sendo assim, suas atitudes irão revelar que tipo de empreendedor você será.

Além disso, para que empreendimento cresça é importante você se especializar e ter um autoconhecimento. Tenha em mente que à medida que você descobre quais são as suas características como líder de negócio, mais fácil será entender o seu perfil como empreendedor.

+ Filmes na Netflix para quem quer empreender

Qual a importância de conhecer o seu perfil de empreendedor

Pensou em empreender, pensou em objetivos e prioridades do dono do negócio. Você começa até mesmo a refletir sobre as diferentes formas de se trabalhar.  

Algumas pessoas querem logo escalar a própria atuação rapidamente, enquanto outros querem correr menos riscos. Esses trabalham para garantir a receita mensal.

Ainda existem os que seguem os processos formais, já que são graduados em cursos como Contabilidade e Administração.

Já deu para perceber que não existe uma maneira correta ou errada de como empreender, certo? Mas sim formas diferentes de comandar uma empresa. Por isso, precisa conhecer a que melhor funciona para você e o seu negócio.

eventos de empreendedorismo
É preciso conhecer o seu perfil de empreendedor para abrir um negócio

Ao saber onde você se encaixa, não irá mais perder tempo comparando o seu negócio com outras empresas. Além de não precisar estudar e se especializar em áreas que não são voltadas para o seu negócio. Esse é um erro de muitos empreendedores. 

Tendo esse autoconhecimento, você passa a se permitir ter contato com o que faz sentido para você e a sua empresa, aumentando os seus resultados.

Conheça 5 tipos de empreendedor e escolha o seu

Perfil de empreendedor visionário

O Sebrae listou algumas das características de um empreendedor. O visionário é aquele organizado, que conhece as suas habilidades de empreender e, por isso, entende quais são os próximos passos a serem dados no mercado.

O empreendedor visionário é bem preparado e está pronto para o que virá a acontecer. Ele geralmente gosta de relatórios gerenciais para poder saber os resultados dos negócios.

Ele sabe ainda que existem diversas maneiras de poder fazer o negócio funcionar, já que se importa em ficar por dentro de tudo. As características do empreendedor visionário são:

-> Tem boa visão;
-> Corre atrás das informações;
-> É autoconfiante.

Perfil de empreendedor inovador

Como o próprio nome já diz, o empreendedor inovador gosta do novo, de novidades… de inovar. Ele pode não ter muita experiência no mercado em que atua, mas entende bem as necessidades do seu público.

E por isso, busca sempre alternativas criativas para ter soluções geniais e atender a essas necessidades.

A sua mente voa e tem vários insights. Ele está sempre imaginando que o seu negócio pode e tem potencial para criar novos mercados, além de ser ousado para alterar a maneira de como atuar no seu ramo.

Ele consegue ser influente com as suas inovações e modifica, até mesmo, modelos já existentes. O empreendedor inovador é curioso e questionador – que o tempo todo quer saber como tudo funciona. As características do empreendedor inovador são:

-> Quer transformar a realidade;
-> Gosta de pensar fora da caixa;
-> É questionador.

Perfil de empreendedor provedor

Esse perfil de empreendedor já tinha como vontade pessoal desde pequeno abrir um negócio. Ele faz de empreender a realização de um sonho pessoal.

Dessa forma, ele considera que terá uma maior independência e alcançará um retorno financeiro bem maior e melhor do que tem atualmente, sem empreender. 

Já acumula anos de experiência no mercado de trabalho, mas quer aproveitar as crises no mercado para utilizar a sua experiência e empreender.

É um pouco inseguro para lidar com a questão do lucro da sua futura empresa e tem dificuldade de ingressar sem medo.

Entende que negócios podem dar errado se não houver planejamento e que, por isso, faz um reserva para os primeiros meses não serem frustrados.

O empreendedor provedor sempre busca se capacitar, antes mesmo de iniciar qualquer passo. Ele quer aprender até mesmo sobre a parte de controle e estrutural, para ser um bom administrador, também. As características do empreendedor provedor são:

-> Empreende por necessidade;
-> Busca se capacitar;
-> É batalhador.

+ 7 dicas de finanças para empreendedores

Perfil de empreendedor independente

O empreendedor independente é aquele que já deve ter iniciado o seu negócio antes mesmo de ler esse post. Ele já tem várias experiências e não espera muito pois quer logo colocar as ideias em prática.

Geralmente, ele só não tem o seu negócio legalizado – e é o que busca agora. Ele tem dificuldades, mas se vira para poder deixar todo o fluxo em dia e não falir.

O conhecimento formal não é o seu forte e peca bastante em gestão e na parte financeira, burocrática e estrutural. Mas, ao final do mês, consegue fechar todas as contas.

Independentemente de qualquer coisa, ele sempre faz acontecer. Corre atrás do possível e também do que parece impossível. Tem uma excelente habilidade de conversar com os clientes e de negociar com eles. Isso deixa passar despercebido a sua pouca informação de formalidade.

Tem noção de tudo o que vende, é perspicaz. Mas, precisa saber um pouco mais sobre negócio para ser um bom gestor. As características do empreendedor independente são:

-> Já tem um negócio;
-> Sabe negociar;
-> Necessidade de melhorar a sua gestão.

Perfil de empreendedor franqueado

Você tem vontade de investir em uma franquia? Então pode ser que o seu perfil seja o de franqueado. Esse tipo de empreendedor compra um plano de negócio que já foi testado, com marca e produto definidos. Mas isso não significa que você não assume riscos com a sua franquia.

Mas o que um empreendedor franqueado precisa? Se planejar muito bem e ter recursos para pagar a franquia e, dependendo, para realizar reformas na sua loja franqueada.

E cada vez mais estão surgindo modelos de negócios de franquias que estão se tornando sucesso. Com isso, as marcas estão investindo em apresentações inovadoras já que grande parte dos franqueados querem trabalhar no empreendimento e não somente investir o dinheiro.

O empreendedor que está buscando se destacar no mercado de franquias precisa ter as seguintes habilidades:

-> Habilidades de gestão de recursos;

-> Saber realizar cálculo de riscos;

-> Ter prestação de serviço de qualidade.

Você tem essas qualificações  e está buscando ter uma renda mensal com o retorno do seu investimento? Talvez o seu perfil de empreendedor seja o de franqueado.

Conseguiu se identificar em algum desses? Foi lendo e já sabia que se encaixava? Então.. e aí, qual dos quatro tipos de empreendedor você é?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui