
Desde a última quinta-feira, 20 de abril, a Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores.
De acordo com o Fisco, quase 291 mil pessoas serão contempladas e receberão juntas mais de R$344 milhões. Essa restituição é destinada aos contribuintes que, após cair na malha fina, regularizaram suas pendências.
Agora, essas pessoas têm direito ao recebimento da restituição que foi retida.
Portanto, os contribuintes que se enquadram nessa categoria devem verificar se foram contemplados no lote residual e ficar atentos ao prazo para receber o valor da restituição.
Quer saber mais sobre o tema, como realizar a consulta para saber se tem e como receber? Então continue a leitura deste artigo!
Como fazer a consulta?
A consulta ao lote residual do Imposto de Renda para quem ficou na malha final em anos anteriores pode ser feita pelo site da Receita Federal. Siga o passo a passo:
- Acesse gov.br/receitafederal/pt-br
- Clique em “Meu Imposto de Renda”
- Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”
No site da Receita, outro caminho possível é clicar no banner “Lote Residual do Imposto de Renda”. Você será direcionado para uma página de login, onde deve informar seu CPF e a data de nascimento.
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones,. Além da consulta sobre a liberação das restituições, o contribuinte pode verificar a situação cadastral do seu CPF.
Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações. Neste caso, é necessário enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
A retificação pode ser feita pelo próprio programa da declaração, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Se o contribuinte escolher fazer por meio do programa de computador, é necessário que seja o mesmo do ano em que se quer fazer a retificação.
Por exemplo, se a retificação for para a declaração do Imposto de Renda exercício 2022, o programa a ser utilizado é o de 2022. Se for uma correção do IRPF 2021, o programa deve ser o de 2021, e assim sucessivamente.

Quando cai o lote residual de restituição do Imposto de Renda?
O pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda será realizado no dia 28 de abril, próxima sexta-feira. O valor é depositado na mesma conta bancária que o contribuinte indicou quando fez a Declaração do Imposto de Renda.
No entanto, também é possível receber a restituição por Pix, informando a chave para o pagamento.
Se o dinheiro não cair na conta na data prevista, o valor ainda pode ser resgatado pelo contribuinte no Banco do Brasil. Neste caso, basta reagendar o depósito por meio do site do BB ou ligando para a Central de Relacionamentos:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0099 (deficientes auditivos)
Depois de um ano, se o resgate ainda não tiver acontecido, o contribuinte deverá realizá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Basta seguir o passo a passo:
- Acesse o menu Declarações e Demonstrativos
- Clique em Meu Imposto de Renda
- Em seguida, selecione “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”
O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: Imposto de Renda veja como consultar se caiu na malha fina!