Conheça 7 maneiras de economizar gás para cozinhar

0
624
gás de cozinha
5
(1)

Fundamental nas casas brasileiras, o gás pesou ainda mais no bolso das famílias no período de pandemia e recentemente ficou mais barato. No entanto, economizar gás de cozinha ainda sim é uma ajuda muito bem-vinda.

Anúncios

Desde maio de 2020, o preço do botijão subiu cinco vezes mais do que a inflação. Com o desemprego batendo à porta, o custo do gás virou um problema social, a ponto de merecer políticas públicas emergenciais em diversos governos.

No entanto, recentemente é possível ver uma melhora no cenário. No final de setembro, o valor do quilo passou de R$4,0265 para R$3,7842 e ficou maus barato nas distribuidores.

Anúncios

“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio”, disse a Petrobras.

Vários fatores têm colaborado para essa redução do preço do quilo, como a valorização do real em comparação ao dólar. isso foi possível graças à taxa de câmbio, que tem refletido uma valorização do real frente ao dólar.

Apesar disso, ainda é preciso ter atenção no gasto do produto para realmente sentir o impacto da economia no bolso. A seguir, separamos 7 dicas para você conseguir economizar gás de cozinha. Essas dicas ajudarão você a evitar o desperdício durante o preparo das refeições. Boa leitura!

+ Qual o melhor horário para economizar energia?

Anúncios

7 formas de você economizar gás de cozinha

1. Preste atenção no fogo

Você sabia que a cor do fogo pode dar sinais de sujeiras acumuladas nas bocas do seu fogão? Pois é. Por isso, sempre que possível, verifique como está a chama do seu fogão.

A tonalidade da chama deve ser azul, se notar que ela está alaranjada ou amarelada, deve haver algum entupimento que pode te impossibilitar na hora de economizar. Para consertar isso, limpe os bocais e, no caso das cores diferentes permanecerem, procure assistência técnica.

2. Faça a manutenção do fogão

Mantenha a limpeza do fogão em dia, pois isso pode ajudar a diminuir o consumo do gás. Isto porque como falamos acima, o fogão pode apresentar entupimentos nas bocas ou até mesmo vazamentos que podem acabar com o seu gás muito rápido.

3. Arrume os ingrediente e a cozinha

Sabia que deixar todos os ingredientes prontos e a cozinha organizada pode ajudar se você quer economizar gás de cozinha?

É isso mesmo. Se você costuma ligar o fogão, por exemplo, antes mesmo de liberar a sua área de trabalho e de separar os ingredientes que vai precisar, muito provavelmente, você está perdendo tempo e gastando gás à toa.

+ Economia doméstica: 8 dicas para economizar em casa

Ou seja, deixar um alimento dourando enquanto você faz outra coisa, pode não só fazer com que queime, mas como você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade.

Por isso, ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.

imagem de uma gás de cozinha acesso
Economizar o gás de cozinha pode ajudar no seu planejamento financeiro e poupar despesa

4. Pré-cozinhe certos alimentos

Pré-cozinhar alguns alimentos e depois armazenar em pequenas porções é uma ótima alternativa para poupar tempo, mas também gás, principalmente se forem os alimentos que costumamos comer mais, como arroz, feijão e macarrão.

Há ainda hábitos na cozinha que podem diminuir o tempo de cozimento, como deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de levá-lo à panela de pressão.

Se você tem o costume de preparar sempre pratos que possuem os mesmos alimentos, talvez seja interessante cozinhar de uma só vez em grande quantidade e congelá-los nas porções ideais para o seu consumo e da sua família. Desta forma, você economiza e só precisa finalizar no dia que for levar à mesa.

5. Se possível, troque as panelas mais antigas

Você provavelmente já escutou aquele ditado que diz “panela velha é quem faz comida boa!”, certo? De fato, pode até fazer, mas também pode ser um problema quando estamos falando sobre gás de cozinha. Isso porque fundos gastos e tornos, por exemplo, só fazem você gastar mais.

Por isso, vale a pena, se for possível, realizar a troca das suas panelas. Prefira os modelos com fundo duplo e de materiais como inox ou cerâmica, que retêm o calor e cozinham os alimentos em menos tempo, economizando gás de cozinha.

Além disso, utiliza as tampas corretas durante o preparo. Isso vai ajudar que os alimentos sejam preparados no tempo correto.

6. Pré-aqueça o seu forno

É comum que, por conta da pressa do dia-a-dia, a gente ignore a etapa de pré-aquecimento do forno em algumas receitas. Mas sabia que obedecê-la mais vezes te ajuda a economizar?

Isso porque no tempo do pré-aquecimento, todo o forno ficará com a mesma temperatura, fazendo com que o processo de cozimento seja ampliado e aconteça da forma que deveria.

Então, quando se deparar com essa recomendação, obedeça à risca a indicação de temperatura. Isso também ajuda muito no resultado final da sua refeição.

7. Planeje o uso do forno

Sabe aquele almoço de domingo, em que usamos o forno tanto para o prato principal como para sobremesa? Uma dica interessante é que, quando for possível, é uma boa prática cozinhar esses dois pratos juntos.

Isso porque você usará o forno basicamente uma vez, ao invés de duas. É claro que terá que ter uma atenção maior com o tempo necessário para cada receita, mas como um pouco de organização é possível fazer isso.

Gostou destas dicas de como economizar gás? Acha que elas podem ajudar outras pessoas? Então compartilhe em suas redes sociais!

*Colaboração: Mateus Carvalho

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui