
Você sabe quais são os meios de pagamento mais seguros para a sua empresa? Hoje em dia, o mercado oferece as mais variadas soluções, mas é fundamental escolher as mais adequadas.
Facilitar o consumo no negócio é essencial para fidelizar clientes e atrair novos consumidores. No entanto, quando se trata de transações financeiras, surgem várias artimanhas para fraudar os sistemas de estabelecimentos comerciais.
De acordo com o Mapa da Fraude, estudo divulgado pela ClearSale no ano passado, mais de 152 milhões de transações foram feitas no primeiro semestre de 2021. Dessas, cerca de 2,6 milhões foram tentativas de roubo.
Por isso, mais do que nunca, empreendedores precisam garantir que o processo de venda em suas empresas seja seguro e eficaz. A seguir, você confere algumas soluções de pagamento seguras para seu empreendimento.
As dicas são de Samuel Ferreira, CEO da Meep, startup de soluções de consumo.
Os 3 meios de pagamentos mais seguros para a sua empresa
Como explica Samuel Ferreira, quando falamos de meios de pagamento, as opções mais comuns são boleto e cartões de crédito e débito. Mas existem inúmeras novidades no mercado que garantem segurança para o consumidor e para o empresário.
Isso não quer dizer que esses meios mais tradicionais não sejam seguros, mas a proposta do CEO é mostrar que existem soluções além das que a maioria conhece.
Pensando nisso, confira as três possibilidades de pagamento seguras que Samuel indica. A lista leva em consideração a satisfação dos clientes e a gestão eficiente do negócio.
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1 Autoatendimento
Muitos brasileiros ainda desconfiam deste meio de pagamento, em que o próprio cliente passa e paga seus produtos. Mas ela é bastante utilizada em outras culturas e pode ter bons resultados dependendo do lugar e do tipo de estabelecimento.
Como explica Samuel, o autoatendimento pode ser feito via totem, tablet ou aplicativo. O ponto forte é a segurança das informações do cliente.
Além de processar o pedido de forma rápida e eficiente, o consumidor tem a garantia que seus dados estão protegidos.
E para o empreendedor, é possível acompanhar o que foi vendido, contribuindo para a organização dos relatórios financeiros da empresa.
2 Cashless
Este é, na verdade, um conjunto que engloba algumas possibilidades meios de pagamento. Cashless significa pagamento feito sem dinheiro ou cartão de débito e crédito.
Funciona assim: o cliente inserir a quantidade de crédito que deseja gastar em uma pulseira ou um cartão RFID. Dessa forma, evita andar com dinheiro ou vários cartões, diminuindo as chances de roubos em locais movimentados.
O estabelecimento que utiliza esse tipo de solução não fica com dinheiro em caixa, o que também evita pequenos furtos. Todas as transações são creditadas na conta da empresa, por meio de criptografia.
4 Carteira digital
Por fim, um aplicativo que armazena dados de pagamento e permite o acesso aos extratos, transferências, pagamentos de boletos e muito mais. A carteira digital é segura e existem várias delas disponíveis no mercado.
Esse meio de pagamento pode ser usado para transações online e em estabelecimentos físicos, destaca Samuel. Basta o cliente aproximar o celular da máquina que aceita pagamento por aproximação.
De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, divulgado em 2021, 61% das pessoas das classes A, B e C, que possuem smartphone no país, já usam carteiras digitais.
A carteira digital oferece proteção ao cliente, já que mesmo que o aparelho seja roubado, nenhuma informação pessoal pode ser acessada sem senha e as barreiras do sistema de segurança.
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