InícioNotíciasFinanças PessoaisQuais são os meios de pagamento preferidos dos brasileiros?

Quais são os meios de pagamento preferidos dos brasileiros?

5
(1)

Pix, cartão de crédito e débito, carteiras digitais, boletos, transferência bancária etc. Existem vários meios de pagamento hoje em dia, mas o brasileiro tem os seus preferidos muito bem definidos.

Uma pesquisa da empresa de tecnologia Fiserv, divulgada pela CNN Brasil, mostrou o ranking dos métodos mais utilizados para pagar no país. E os meios digitais têm o maior destaque.

Mesmo o Pix, que é o mais recente — foi lançado em novembro de 2020 — já figura em 2º lugar na lista, sendo apontado como preferência de 22% dos respondentes da pesquisa.

O meio de transferência digital instantâneo perdeu apenas para cartão de crédito e débito, que ainda é o preferido de 28%. Embora a tendência seja essa ordem se inverter em breve.

Confira o ranking dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros, segundo o estudo:

  • Cartão de crédito e débito (28%)
  • PIX (22%)
  • Carteiras digitais (11%)
  • Código de barras (9%)
  • Dinheiro em espécie (8%)
  • Débito automático (6%)
  • TED ou DOC (5%)
  • Assinatura (3%)
  • Pagamento cadastrado (3%)
  • QR Code (2%)
  • Aproximação de celular (2%)
  • Pagamento por link (1%)
cartão de crédito é passado entre duas mãos
Meios de pagamento digitais ganham cada vez mais a confiança dos brasileiros

Meios de pagamento digitais são destaques no Brasil

Analisando a lista dá para notar que, embora o Brasil ainda tenha muitas barreiras digitais para enfrentar, alguns métodos de pagamento online têm sucesso no país.

O PIX é o principal exemplo disso, considerando que é tão recente e já está entre os preferidos. Esse meio de pagamento também é tido como o mais confiável, segundo a mesma pesquisa.

De acordo com os dados, 66% acreditam que o meio de pagamento é seguro, na frente de dinheiro em espécie (57%), código de barras (57%) e cartão com chip na maquininha (56%).

Mas esse não é um movimento que acontece de hoje. Em 2019 o brasileiro já dava sinais de que tinha preferência cada vez maior pelos meios de pagamento digitais.

Naquele ano, seis em cada dez brasileiros das classes A, B e C já utilizavam meios como aplicativos, canais de pagamento de contas, compras e transações pela Internet.

+ Para 83% dos brasileiros, Pix é melhor do que TED e DOC

A informação está no estudo sobre mudanças nos hábitos de consumo de serviços financeiros diante das novas tecnologias elaborado pela empresa IDC.

E desde 2020, com a pandemia, a relação dessas pessoas com as tecnologias bancárias mudou consideravelmente, fomentando ainda mais esses métodos de pagamento.

No ano passado, pela primeira vez, as transações realizadas no mobile banking (os aplicativos bancários) representaram mais da metade (51%) do total das operações feitas no país, segundo pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021.

PIX offline pode virar realidade ainda em 2021

Como já mencionado, o PIX ainda perde para os cartões de crédito e débito quando o assunto é preferência dos brasileiros. Mas é bem provável que esse cenário mude e a transferência instantânea fique em primeiro lugar em breve.

Não apenas pela facilidade e rapidez do meio de pagamento, mas porque ele está prestes a ganhar uma nova vertente que vai ampliar ainda mais seu acesso: o PIX offline, ou seja, sem necessidade de internet.

A ideia ainda está sendo estudada pelo Banco Central, que trabalha com três possibilidades de viabilizar isso: por aproximação, QR Pagador ou NFC (a tecnologia dos cartões contactless e carteiras digitais).

Ainda em 2021 o PIX por QR Pagador poderá se tornar realidade, abrindo mais um meio de pagamento para os brasileiros. Já os demais métodos, ainda estão sendo estudados.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui